O GAIATO digital
Pai Américo
Edição de 10 de Novembro de 2018 : Ano LXXV : n.º 1948
Celebração dos 131 anos do nascimento de Pai Américo
SINAIS
Aniversários
«… Celebrámos no auditório da Universidade Católica, pólo da Foz — os 131 anos do Nascimento do nosso Padre Américo. Também, no momento, o lançamento do livro do Padre Baptista: O Calvário.
Salão cheio. Sedentos de bem, todos nós temos sede. Depois de subirmos as nossas encostas íngremes — uma fonte. Nossa fronte reflectida enquanto nos saciamos…»
Padre Telmo
DA NOSSA VIDA
«… Quem fez da fome dos outros sua fome, não poderia mais que procurar saciar-se na justiça. É que a fome de todo o ser humano não é mais que a prova real da injustiça que campeia no mundo. Fome e sede de justiça roíam-lhe o íntimo, pelo que nada mais procurou que saciá-las saciando, pela sua palavra, presença e obras, os não amados, cumprindo o desígnio da sua vida: AMA…»
Padre Júlio
MENSAGEM POR OCASIÃO DA APRESENTAÇÃO DE "O CALVÁRIO", UMA COLECTÂNEA DE TEXTOS DA AUTORIA DO PADRE ANTÓNIO BAPTISTA
«... Este é o momento certo para prestar pública homenagem ao Padre António Baptista, cuja vida e obra foram pautadas pela prática de uma cidadania activa e solidária e que foi exercida em dificílimas condições pessoais, económicas e culturais, no contexto de uma flagrante ausência do papel protector do Estado e de garante dos mais elementares direitos dos cidadãos, especialmente dos mais frágeis e desprotegidos...»
Jorge Sampaio
[Presidente da República Portuguesa, 1996-2006]
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«… Quem me dera comprar mais casas! Vivo a aflição daquela mulher que, com três filhas, tem sido uma heroína e, agora, que descobriu o sofrimento de um aneurisma na cabeça foi despedida do seu trabalho, pois a empresa não pode aguentar uma pessoa com estes problemas. Ela foi à Segurança Social mas a resposta está decorada, isto é, de cor e sai da boca insensível de quase todas as técnicas: não há verba. — Não há é coração!…»
Padre Acílio
BENGUELA
Não podemos parar…
«… Quando meditamos na beleza do Coração da Virgem Mãe que, por amor aceitou a Maternidade de Jesus, Filho de Deus Pai, as nossas vidas querem ser também mães dos filhos abandonados. Que maravilha! Temos uma oportunidade extraordinária para a mudança dos nossos corações. A indiferença, o egoísmo e outros males estão na raiz da situação miserável em que vivem tantos filhos! A celebração desta Festa terá um efeito admirável em cada um dos nossos corações, na medida em que sentimos o apelo a um coração semelhante. O Coração da Virgem Santa Maria seja o nosso coração. Quem dera! Esta é a maneira mais rica da celebração deste acontecimento. É o caminho seguro para a salvação da miséria e do abandono da multidão de filhos da nossa querida Angola…»
Padre Manuel António
VINDE VER!
É tempo de educar
«… O espaço verde e colorido que a mãe natureza nos oferece, trás consigo o sentido da beleza. Mesmo às portas de Novembro começam outra vez a florir as acácias. Estiveram estes meses todos cobertas de folhas. Com as temperaturas altas, nasceram uma espécie de botons entre os galhos e a ramagem, e o verde esperançoso cedeu o seu lugar ao rubro. E a avenida da capela ficou com mais cor e beleza. É tempo de calor, luz e sol em dias longos, de noites curtas. Benguela é assim por estas alturas do ano. A natureza é um dos "cinco amores" presente no dia-a-dia do pequenino em clara e notável ascensão dentro do nosso projecto educativo. As expressões "cinco amores", não são da minha autoria. Foi extraída do livro da Associação dos [nossos] Antigos Gaiatos e Familiares do Norte…»
Padre Quim
ERA O ANO I, n.º 19
Peditório
Estamos a preparar as coisas para pedir este inverno nos teatros e nos cafés da Invicta.
Tê-mo-lo feito nos púlpitos e nos salões e nas Praias e nos Casinos e nos comboios e nos Caminhos, - «pregai o Evangelho a todas as criaturas». E agora é nos cafés, - ensinai todas as gentes.
Se não aparecer impedimento grave, vou. Não levo claque, para que todos sejam da claque.
Eu poderia muito bem organizar festas ou consentir que outros as organizassem para mim. Não têm faltado convites. Já em Coimbra, eu era solicitado por comissões, para fazerem festas de caridade, a favor da Casa do Gaiato. E até de Lisboa, me acenaram com uma festa no São Carlos, com artistas e a Orquestra da Emissora Nacional: - Aceite padre.
É tão difícil resistir a estas tentações, tão lindas, tão humanas, tão ao sabor dos tempos!
Poderia, sim. Porém tenho um tal respeito pela Viuvez, pela Orfandade, pela Miséria e sobretudo pelos Miseráveis, tanta dor, que desejo colaborar nos seus grandes males, e por isso mesmo, escolho a missão dolorosa de mendigar para os sem ninguém.
Quando souberes que a trombeta vai dar sinal, não fujas; é um amigo.
Pai Américo
SETÚBAL
«… Sim, foi o meu contacto com a Obra em Miranda do Corvo que me alargou o ideal e, por fim, me fez optar radicalmente por ele. A pobreza dos pobres é a maior riqueza que Jesus nos pode dar e o melhor amparo para toda vida e a Eternidade.
Quem sabe? Uma Casa do Gaiato é o Evangelho Vivo…»
Padre Acílio
BEIRE
— Flashs do nosso quotidiano
«… O nosso Tirapicos, que gosta de dizer eu sou o Paulo Sérgio, sabe que fazer anos é ter direito a um prato de comida mais compostinho; ter um bolo com velinhas e tudo, uma prenda (um chocolatito, informa ele...) e, sobretudo, um parabéns a você, cantado por todos. Reparo que, em ocasiões de maior fragilidade, ronda-me muitas vezes: - X'Abel, eu quero fazer-lhe uma pergunta: Quando é que eu faço anos. Isto repete-se dezenas e dezenas de vezes ao longo do ano.... Na sequência do que lhe respondo, lá se vai com um está bem na boca, logo seguido de obrigado. De seguida, volta atrás: - Em que dia é que calha?…»
Um admirador
PÃO DE VIDA
Um Retiro no Porto
«… As saudades que eu já tinha das pedras do Seminário! Foi há cerca de duas décadas que ficou para trás a bela e altaneira porta principal, dessa veneranda e inesquecível casa de formação presbiteral, onde pelas manhãs claras (e de nevoeiro), subíamos (e regressávamos) felizes do Largo de acesso ao Terreiro da Sé, cheios de tantas e marcantes recordações eclesiais e vocacionais - com molhos de espigas! Gostámos mesmo muito de sentir os lindos espaços e o ambiente humano de bom acolhimento, com algumas novidades, das refeições no refeitório a um oratório de silêncio, no corredor dos finalistas, tão necessário neste tempo. Foi-nos muito grato rezar e celebrar, com as belas cantorias dos seminas, na Capela do Seminário, revendo a inscrição 1862 - 1962, de memória da fundação, e olhando bem para a sua Padroeira e para o Bom Pastor e Servo - Senhor da casa, coração de Dioceses, com esperança em pastores servos…»
Padre Manuel Mendes
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO
- Esclarecimentos;
- Reunião dos Padres da Obra da Rua;
- II Dia Mundial Do Pobre;
Rapazes de Miranda
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
EZEQUIEL
No passado dia 23 de Outubro, dia do nascimento do Pai Américo, o nosso Ezequiel Póvoa partiu para junto dele...
Jorge Alvor
NOVAS INSTALAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO - PORQUE ACREDITAM...
Elísio Humberto
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
«… Por fim uma nota sobre uma das pessoas que a nossa Conferência acompanha há já bastante tempo e que não tinha trabalho fora de casa. Há dias encontrou emprego graças ao olhar atento de um dos nossos Vicentinos. Já há muito tempo que essa pessoa precisava desse trabalho, por razões económicas, mas não só. Talvez por causa dos traumas que teve na sua vida…»
Américo Mendes