MENSAGEM POR OCASIÃO DA APRESENTAÇÃO DE "O CALVÁRIO", UMA COLECTÂNEA DE TEXTOS DA AUTORIA DO PADRE ANTÓNIO BAPTISTA

"Infelizmente, por motivos de saúde, não me é possível estar presente na sessão de apresentação de "O Calvário", que terá lugar amanhã, em muito contrariando o que seriam a minha vontade e gosto.

Não quis, no entanto, deixar de dirigir uma calorosa saudação a todos os que estão na origem desta feliz e oportuna publicação de um conjunto muito revelador de textos que ilustram o quotidiano do Padre António Baptista e o que foi a sua vida, totalmente dedicada aos seus concidadãos mais vulneráveis, àqueles a quem o apoio social não chegou e a quem os serviços públicos não foram capazes de atender, movido, no seu caso pessoal, pelo chamamento da fé católica e por uma inabalável vocação religiosa ao serviço do próximo.

Este é o momento certo para prestar pública homenagem ao Padre António Baptista, cuja vida e obra foram pautadas pela prática de uma cidadania activa e solidária e que foi exercida em dificílimas condições pessoais, económicas e culturais, no contexto de uma flagrante ausência do papel protector do Estado e de garante dos mais elementares direitos dos cidadãos, especialmente dos mais frágeis e desprotegidos.

É próprio da condição humana, poder olhar para trás, revisitar os caminhos seguidos e apercebermo-nos das encruzilhadas de possíveis que se foram diluindo com o curso das opções que vamos fazendo e que, ao mesmo tempo, acabam por determinar um certo rumo para as vidas de cada um. Nestes balanços que o avançar do tempo e da idade em geral propiciam, ficam-nos sempre interrogações, por vezes consternações e pesares, a que aliam contentamentos e outras tantas alegrias, mas nada disso apaga uma dúvida existencial persistente se, em cada circunstância, se poderia ter feito mais ou melhor.

Obrigado, Padre António Baptista, pelos testemunhos na primeira pessoa que, com a publicação desta colectânea, agora, partilha connosco!"

Lisboa 25 de Outubro de 2018.

Jorge Sampaio

[Presidente da República Portuguesa, 1996-2006]