MIRANDA DO CORVO

ESCLARECIMENTOS - Uma vez que erros e gralhas repetidas parecem verdades e considerando vários pedidos de esclarecimento, por parte de amigos nossos, sobre algumas datas da vida de Pai Américo e da Obra da Rua, que se têm prestado a confusão na comunicação social, será melhor também no nosso Famoso dar uma ajudinha, até para aliviar toques do telefone. Assim, onde foi dito/ devia dizer-se:

"Fez, esta terça-feira 151 anos data de nascimento de Padre Américo, fundador do Gaiato, da Obra da Rua."/ "Fez, esta terça-feira [23 de Outubro de 2018], 131 anos de nascimento de Padre Américo, fundador da Obra da Rua".

"O Padre Américo Monteiro de Aguiar (Penafiel, Galegos, 23 de Outubro de 1887 - Campo, Valongo, 16 de Julho de 1956) foi o fundador das Casas do Gaiato./ "O Padre Américo Monteiro de Aguiar (Galegos - Penafiel, 23 de Outubro de 1887; Hospital Geral de Santo António - Porto, 16 de Julho de 1956) foi o fundador da Obra da Rua - Casas do Gaiato e Calvário, e do Património dos Pobres". Sofreu um acidente de automóvel, em S. Martinho de Campo (Valongo), em 14 de Julho de 1956.

"Nos 75 anos da fundação da Casa do Gaiato"/ "nos 75 anos da fundação da Casa do Gaiato de Paço de Sousa" [em 2018; pois, a primeira Casa do Gaiato de Miranda do Corvo vai celebrar 79 anos, em 7 de Janeiro de 2019].

• Sobre a Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal (Loures): "entregue, na década de 90 do século passado, ao Patriarcado de Lisboa"/ "entregue ao Patriarcado de Lisboa e com estatutos em 5 de Julho de 2006".

REUNIÃO DOS PADRES DA OBRA DA RUA - Precisamente no dia em que celebrámos 131 anos do nascimento do nosso querido Pai Américo, na nossa Casa do Gaiato de Miranda do Corvo (Coimbra), reuniram os Padres da Obra da Rua, para tratarem de alguns assuntos importantes da vida das várias Casas do Gaiato (em Portugal, Angola e Moçambique) e do Calvário. Estiveram presentes vários Padres da Rua: Padre Júlio (Orientador da Obra da Rua, em Paço de Sousa), Padre Telmo (no Calvário, Beire), Padre Manuel António (Benguela), Padre Acílio (Setúbal), Padre Rafael (Malanje) e Padre Manuel Mendes. Em África ficaram Padre Arnaldo Joaquim (Benguela) e Padre Fernando Fontoura (Maputo); e Padre Baptista encontra-se na sua terra (Cabril - Pampilhosa da Serra). Foi celebrada a Eucaristia no nosso Oratório, já reconhecido oficialmente pelo Sr. Vigário Geral.

II DIA MUNDIAL DO POBRE - O II Dia Mundial do Pobre, da iniciativa do Papa Francisco, também vai ser celebrado na Diocese de Coimbra, nomeadamente no concelho da Mealhada, no dia 18 de Novembro, Domingo, com a participação da nossa Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, respondendo a um convite muito amigo do Sr. Padre Rodolfo, Pároco da Mealhada, e organizado pelos vários Grupos Socio-caritativos: Antes/Ventosa do Bairro, Casal Comba, Luso, Mealhada, Pampilhosa e Vacariça.

O programa resumido deste dia é o seguinte: 10:15h - Missa, na Igreja da Mealhada (Sant´Ana); 11:30h - Almoço das famílias com os Gaiatos; 14:30h - Espectáculo, no Cine-Teatro Messias; 16:30h - Merenda, no Salão Paroquial da Mealhada; 17:30h - Regresso a Casa. Ficámos muito honrados e felizes com este desafio tão amigo e generoso para participarmos, na Mealhada, na celebração do Dia Mundial do Pobre, tão significativo para a Igreja.

Importante: Os bilhetes já esgotaram!

Jornal O GAIATO: Campanha de assinaturas, na entrada do Cine-Teatro Messias. Bem-hajam!

Rapazes de Miranda