ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

EZEQUIEL - No passado dia 23 de Outubro, dia do nascimento do Pai Américo, o nosso Ezequiel Póvoa partiu para junto dele, vítima de doença prolongada no Hospital Santa Maria em Lisboa pelas 14:30. Era irmão do "Canário" e do "Gordinho".

Deu entrada na Casa do Gaiato de Paço de Sousa a 3 de Fevereiro de 1966, com onze anos. Durante o tempo em que esteve nesta Casa, que foi curto, foi vendedor do Jornal O Gaiato no Porto.

No ano seguinte, a 20 de Outubro de 1967, o Padre José Maria levou-o para abrir a Casa do Gaiato em Moçambique. Depois de estar muitos anos em Moçambique casou por lá e regressou a Portugal, depois da Independência de 1974. Fez vida até aos dias de hoje em Lisboa.

O nosso pesar aos irmãos e família dele. Que descanse em paz.

Jorge Alvor

NOVAS INSTALAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO - Começamos por vos dizer que perante as obras que a Obra da Rua está a executar no edifício, sua pertença, onde está localizada a nossa sede, aproveitamos para sugerir ao Director em nos deslocarmos do 1º andar para o espaço da cave. Após restauro e pinturas mudamos os equipamentos e instalamos-nos agora num espaço um pouco mais amplo e de melhores condições, sobretudo para os ensaios da Tuna Musical. Para quem nos quiser visitar, saiba então que estamos como anteriormente na Avenida do Barão Lourenço Martins (antigo edifício dos CTT) 4560-382 Paço de Sousa, só que agora na cave.

PORQUE ACREDITAM NA OBRA DA RUA / OBRA DO PADRE AMÉRICO E NA NOSSA ASSOCIAÇÃO - No dia 4 de Outubro dois representantes da Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte deslocaram-se a Queluz de Baixo para uma entrevista concedida pela TVI player no programa "A tarde é sua" apresentado por Fátima Lopes. O presidente Miguel mais o Elísio falaram da Casa do Gaiato / Obra da Rua / Obra do Padre Américo e divulgaram o seu jornal que todo o país devia ler. As proveniências e após serem Gaiatos, com relatos daqueles tempos e declamação de poesia, bem como dos planos para o futuro da Associação, para além da continuidade com a pintura clássica em tela pelo J. Ponte, que será a gravação de um CD com recolha selectiva do reportório da Tuna Musical da Associação. O seu mais recente projecto literário, que foi o livro escrito por antigos Gaiatos "Esses caminhos que andamos..." lançado a 22 de Julho foi também divulgado e mostrado no ecrã. Estamos profundamente gratos à TVI por nos terem concedido este tempo de antena, no qual dignificamos o BOM nome da OBRA DA RUA e partilhamos a missão da Associação dos Antigos Gaiatos do Norte. Obrigado pelo carinho com que nos receberam.

Elísio Humberto