O GAIATO digital

* Pérgula da Casa do Gaiato de Benguela *

Edição de 2 de Setembro de 2017 : Ano LXXIV : N.º 1917

DA NOSSA VIDA

Humildade

«... Sempre foi para mim causa de admiração a perspicácia com que Pai Américo lia a realidade, a fineza com que o seu olhar separava o justo do injusto, para além da coragem com que o trazia à vista de todos. A sua cultura era considerável, mas esta sua capacidade vinha-lhe de outra fonte: a humildade...»

Padre Júlio

leia artigo completo


PÃO DE VIDA

Do Seminário de Coimbra

«... Foi neste venerando Seminário que Américo Monteiro de Aguiar, com 38 anos, foi admitido em 3 de Outubro de 1925 por D. Manuel Luís Coelho da Silva. A 18 de Fevereiro de 1936, nas últimas palavras do seu punho, este Bispo de Coimbra escreveu assim aos sacerdotes e fiéis: pedi a Nosso Senhor que vos dê um grande amor pela salvação da vossa alma, um grande amor pela Igreja Católica, um grande amor pelo nosso Seminário que é a primeira Obra da Diocese [...] e tudo o mais virá depois [...] e a grande crise será vencida...»

Padre Manuel Mendes

leia artigo completo


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Esta acção além de lhes facultar o contacto com os pobres, também lhes dá uma visão mais próxima da realidade social, sentido de economia, refreia a ambição e lhes incute nobreza de ideal!

Neste, como noutros vértices da educação humana, as Casas do Gaiato foram, e são pioneiras.»

Padre Acílio

leia artigo completo


BENGUELA

Não podemos desanimar

«... Durante esta semana, vários pedidos para recebermos crianças abandonadas bateram à nossa porta. O impedimento mais grave para uma resposta positiva está na presença dum pequeno grupo de rapazes que já deviam estar no seu emprego, fora da Casa do Gaiato, a viver a sua autonomia. É, neste momento, um dos problemas mais aflitivos da nossa vida familiar...»

Padre Manuel António

leia artigo completo

VINDE VER!

Voto de confiança

«... Na nossa Casa foi montada uma Assembleia de voto, a comunidade dos arredores fará o seu exercício patriótico na nossa escola. Os nossos rapazes também fizeram o seu registo e farão parte deste processo de cidadania. Já todos os que completaram dezoito anos sabem a mesa onde se irão dirigir para tal fim...»

Padre Quim

leia artigo completo


DOUTRINA

É necessário pregar com obras realizadas a missão social da Igreja

«... O dia correu-me bem. Aquele terrível non do Padre António Vieira não me apareceu. Consegui, de um ministério, um pequenino subsídio para a compra de um fogão de que há necessidade no Lar do ex-Pupilo dos Reformatórios, de Coimbra. Consegui, de outro ministério, um outro subsídio para ajuda do pagamento de um pequenino olival e casa rústica, para juntar ao património da Casa do Gaiato de Coimbra. Não se cuide, porém, que estas pequeninas ajudas vêm logo ao primeiro toque. Não vêm. Por vezes, há troca de gemidos. Eles que não e eu que sim; e no final de tudo é que vem alguma coisinha! Mas nem por isso nos damos por descontentes. Ai de nós se vivêssemos de facilidades e de abundância!...»

Pai Américo

Do livro De como eu fui..., pp 152-157.

leia artigo completo


SETÚBAL

«... A capela situa-se no interior da Casa, as pessoas têm de entrar, passar por um corredor e entrar à esquerda numa porta dupla em vidro de forma gótica.

Uma centena de pessoas cabem nela sem grande incómodo.

É enriquecida por uma valiosa e enorme pintura reveladora do Mistério da Salvação e uma imagem da Mãe do Céu, em cobre, envolvendo o Seu Filho Natural e dando-nos a sensação de distribuir também, carinho materno por todos quantos A contemplam...»

Padre Acílio

leia artigo completo

PENSAMENTO

O espírito de pobreza domina o ser da Obra da Rua. Quem vier às nossas Casas, vê esse espírito pairar, orientar, vivificar a nossa Obra. Eis porque ela remedeia tanta gente. Como...? Repartindo. A verdadeira argamassa das obras sociais está no espírito de pobreza. Poupar, poupar, poupar. As pedras de elevação são feitas de confiança nesse mesmo espírito.

Pai Américo

in Notas da Quinzena, p 76-77.

Pelas CASAS DO GAIATO

MIRANDA DO CORVO


  • Agropecuária
  • Arranjos
  • Regresso de férias
  • Início do ano lectivo
  • Rapazes crescidos
  • Partilha

leia a Crónica completa

PAÇO DE SOUSA

  • Praia
  • Visitas
  • Limpezas
  • Campo

leia a Crónica completa

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA


NOVAS FORMAS DE POBREZA

«... Por isso, nos dias de hoje, cada vez mais os caminhos por onde a "pobreza" se vai encontrando são estes das vidas pessoais que entram em colapso porque as relações humanas se romperam gravemente. A ajuda material, às vezes, tem aqui o seu lugar, mas bem sabemos que vale de muito pouco. ..»

Américo Mendes

leia a Crónica completa


BEIRE

Da original capela do Calvário para...

«... aqui o nosso Calvário tem uma capela muito original e única no seu género - um velho espigueiro da quinta que, de casa das espigas - para pão do corpo -, virou Casa do Pão do Céu que sacia as nossas fomes de Um Sentido para a Vida. E mais ainda: temos até duas capelas - esta, na Aldeia dos Doentes e outra lá em baixo, na Casa dos Rapazes. É a capela de Pai Américo, mandada construir assim por ele mesmo e benzida ainda com a sua presença, por D. António Ferreira Gomes, o grande Bispo do Porto, admirável impulsionador da Obra da Rua...»

Um admirador

leia a Crónica completa