PAÇO DE SOUSA

PRAIA - O tempo de férias na Azurara já terminou, e todos os Rapazes já estão em Paço de Sousa. Mais uma vez estas férias correram bem e os Rapazes descansaram e divertiram-se ao seu gosto. Na Azurara temos muitos amigos da nossa Obra que nos conhecem de há muitos anos, e já convivem com os nossos Rapazes desde essa altura. Temos agora pela frente algumas reparações a fazer na casa, pois o ar marítimo estraga muito os materiais.

VISITAS - De Baião tivemos a visita de dois grupos de jovens acompanhados pelo seu Pároco, que vêm conhecer a nossa Casa e os nossos Rapazes. Estiveram na nossa Capela em visita à campa de Pai Américo, e passaram pelas casas que compõem a nossa Aldeia. Deixaram-nos também as suas ofertas. Agradecemos a sua vinda. Também muitas outras pessoas nos têm visitado, individualmente ou em família, aproveitando o seu tempo de férias para cá virem, uns para nos conhecerem pela primeira vez, outros pela sua devoção a Pai Américo e à Obra da Rua, mantendo a sua fidelidade amiga ao longo dos anos.

LIMPEZAS - Devido ao calor e tempo seco as folhas estão a cair com muita abundância das árvores, especialmente dos plátanos e tílias, o que nos obriga a apanhar as folhas mais cedo que o habitual, para garantir a limpeza da nossa Aldeia. É um trabalho para continuar até que as árvores fiquem desfolhadas. Também as sebes começaram a querer secar devido ao aparecimento de insectos e larvas, o que resolvemos com a aplicação de um insecticida.

CAMPO - O nosso milho que está em crescimento, está em risco de se perder devido ao tempo muito seco e à falta de água. Nunca passamos por esta dificuldade e, por isso, temos de repensar o modo de regar o milho no futuro. Já estamos quase a começar a nossa vindima, uma vez que o calor acelerou o amadurecimento das uvas. Esperamos ter uma boa colheita.  

Vicente António