O GAIATO digital

 «Eu quero os meus filhos no Paraíso» 

Edição de 25 de Novembro de 2017 : Ano LXXIV : n.º 1923


130.º ANIVERSÁRIO DO BAPTISMO DO PADRE AMÉRICO

«… Além de Pai e Mestre, o Padre Américo constitui um verdadeiro profeta para o nosso tempo. Como os profetas bíblicos, também ele obrigou a olhar a realidade dos dramas humanos com os olhos da fé; também ele contribuiu para o desinstalar de rotinas, comodismos e indiferenças. Com sentido profético ajudou-nos a olhar o pobre, o doente, a criança abandonada, com os olhos de Deus e a amá-los com o amor e a misericórdia que aprendemos de Deus. A sua figura de verdadeiro baptizado e homem de Deus continuará a ser inspiradora para um Cristianismo que se distinga mais pelo fazer do que pelo dizer; que quer ser escola de humanidade e fraternidade, num serviço incansável pelo bem e libertação de todo o ser humano…»

Igreja Paroquial do Salvador de Galegos (Penafiel), 4 de Novembro de 2017

D. António Augusto Azevedo, Bispo auxiliar do Porto


PENSAMENTO

Só a filosofia cristã sabe o significado profundo, transcendente e divino da palavra — Fraternidade.

Pão dos Pobres, 1.º vol., 1958, p 26.

Pai Américo

DA NOSSA VIDA

«... A gratuidade e a generosidade nascem num coração que ama ou, pelo menos, num coração que se exercita no difícil caminho do desprendimento pessoal. Este estado de espírito é o ambiente interior necessário para servir os outros, o qual liberta e responsabiliza...»

Padre Júlio


PÃO DE VIDA

Um testemunho franciscano

Igreja Paroquial do Salvador de Galegos

«… Reporta-se este escrito significativo a uma dimensão fundamental da vida cristã - o sacramento da Reconciliação. A velha e fecunda amizade com os franciscanos permitia-lhe procurar com alegria os frades menores para esta segunda tábua de salvação depois do Baptismo. Aliás, a disponibilidade permanente para o atendimento de Confissão e a direcção espiritual são peculiares na missão franciscana, como valioso serviço à Igreja e ao mundo…»

Padre Manuel Mendes


VINDE VER!

A flor das acácias

«… A lição dada pela mãe Natureza nos seus variados ciclos, serve para a nossa vida. Ela é factor de desenvolvimento ao proporcionar um ambiente saudável, florido para o processo educativo e civilizacional das jovens gerações. É a sala de instrução, formação e do progresso social e moral. A nossa vida em família acontece neste habitat natural; plantas, flores e frutos, juntamente com trabalhos e canseiras. As nossas florinhas estão no jardim do coração da nossa família do Gaiato — os nossos «Batatinhas»…»

Padre Quim


BENGUELA

Inquietações

«… Na celebração da Independência de Angola vamos ter sempre presente este ideal maravilhoso de ajudar todos os seus filhos a viver como numa casa de família, cheia de amor com todos os seus membros. O tempo do calor chegou. A praia é uma atracção, nos tempos livres. Os filhos da nossa Casa do Gaiato querem aproveitar. Hoje, domingo, fomos com o transporte cheio, desde os mais pequeninos, até à praia da Baía Azul. É um momento pleno de alegria. O convívio, na praia, com os filhos e outros membros das famílias estranhas é consolador e cheio de significado. Aparecem como membros normais da sociedade. Deste modo, fazem o seu crescimento até serem homens dignos da convivência humana social comum...»

Padre Manuel António


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«…E o Papa vai por ai fora: «pobreza significa um coração humilde que sabe acolher a sua condição de criatura limitada e pecadora, vencendo a tentação da omnipotência que cria em nós, a ilusão de ser imortal.

A pobreza é uma atitude de coração que impede conceber como objectivo de vida para a felicidade, o dinheiro, a carreira e o luxo.

É a pobreza que cria as condições para assumir livremente as responsabilidades pessoais e Sociais, confiando na proximidade de Deus e vivendo apoiados na sua graça.

A pobreza é o metro que permite avaliar o uso correto dos bens materiais.

A pobreza tem o rosto de mulheres, homens e crianças explorados por vis interesses, espezinhados pela lógica perversa do poder e do dinheiro…»

Padre Acílio


NOS 130 ANOS DO NASCIMENTO DO PADRE AMÉRICO

«…A Obra da Rua quer ser independente de qualquer poder político e governamental, pois só assim pode manter-se fiel à pureza da sua criação e intenções, presentes nas Normas de Vida que lhe definiu o Padre Américo. Claro que isso incomoda os poderes, que perdem assim o direito de interferir. É esse terrível poder de recusar que sempre incomoda os poderes…»

José da Cruz Santos


SETÚBAL

Quero fazer-me um homem — Apanha da azeitona — Contentor para Moçambique

Entrada da Casa do Gaiato de Setúbal

Pelas CASAS DO GAIATO

BEIRE

O "outro mar" pode estar no Calvário

«…O bonito foi que a equipa, aceitando a situação surgida, quis dar àquela mãe sofrida a alegria de manter viva a equipa por ela criada já faz anos. E também nenhuma queria ver-se privada da bênção das quintas-feiras. A bênção daquele dar uma mãozinha à nobre causa do Calvário. Sentiam a falta de alguém a timonar a equipa. Mas não queriam faltar àquelas já suas filhas que tinham gerado no seu coração…»

Um admirador


ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

«… Depois da visita, que foi guiada pelo Padre Manuel Mendes, um especial colaborador do projecto, seguiu-se a Missa na nossa Capela, Eucaristia que foi celebrada pelo Sr. Bispo D. António Taipa. Capela cheia com uma Família Gaiata unida e crente na Fé e em Deus, conforme Doutrina que nos foi ensinada pelo nosso Pai Américo…»

Elísio Humberto


MIRANDA DO CORVO

130.º aniversário de Pai Américo — Agropecuária — Contactos

Recanto da Casa do Gaiato de Coimbra em Miranda do Corvo


PAÇO DE SOUSA

Magusto — Museu — Campo

Casa-mãe da Casa do Gaiato de Paço de Sousa