O GAIATO digital

* Dia de Pai Américo - Dia de Festa da Família nas várias gerações *

Edição de 27 de Outubro de 2018 : Ano LXXV : n.º 1947


NOVO LIVRO

«Terá o seu lançamento no próximo 27 de Outubro, na homenagem dos 131 anos do nascimento do Pai Américo, na Universidade Católica, pólo do Porto-Foz, pelas 18:00 horas.

«Foi fácil fazer esta selecção, tornada necessária pela necessidade prática de restringir o número de páginas. Fácil, já que a mensagem transmitida ressuma de qualquer uma destas notas, meditações, crónicas do quotidiano ou poemas místicos, consoante lhes queiram chamar. Fácil ainda pela alta qualidade literária e oculta erudição que caracterizam os textos e nos fazem entender o que é o Calvário e quais os motivos de condenação deste homem, que de forma tão radical imitou o Mestre e foi lavar, de joelhos, os pés chagados e gangrenados dos rejeitados por uma sociedade de gente esquecida, apressada ou simplesmente alienada, que se esforça por tapar os ouvidos e ignorar o grito dos abandonados.»

Do Prefácio de Walter Osswald


VINDE VER

A família que me ampara

«… Um senhor passou pela nossa Casa e viu e apreciou o estilo de família que somos e pediu uma sala para ministrar um curso de inglês aos nossos rapazes do nono ano de forma gratuita. Passados alguns dias já é notável o aprendizado. Deixaremos de ir à cidade matricular rapazes neste curso. Serve de complemento às lições que são ministradas no sistema de ensino geral. Tudo acontece com o pensamento posto na preparação dos rapazes para a sua vida autónoma. Garantir competências para que estas crianças de hoje, amanhã venham a viver com uma qualidade de vida digna em vista ao autogoverno é trabalho de todos os dias e objecto de desgaste físico e mental…»

Padre Quim


DA NOSSA VIDA

Em família

Da família da Casa do Gaiato de Malanje

«… Na família, como sabemos, os seus membros encaixam nela das mais variadas formas, todos são diferentes e, por isso, põem expectativas e participação nela consoante as raízes que criaram e a solidez que lá mantêm, numa troca de vida que será verdadeira se o verbo servir for conjugado sempre no presente e em todas as pessoas.

A família é também uma realidade em permanente mudança: se hoje há um novo membro que dela passa a ser parte, amanhã há outro que se afasta, temporária ou definitivamente, do contacto directo com todo o grupo familiar…»

Padre Júlio


SINAIS

«… Ao telefone, um senhor engenheiro amigo pediu-me para passar oito dias no Calvário. Que sim, e veio. No segundo dia, pediu para passear os dois prisioneiros. Que sim.
Logo no princípio da rampa que leva aos pavilhões foi um desastre total. O da roupa, mastigava já meia manga da camisa. Ao Faneca foram três banhos: corpo, roupa e chão…»

Padre Telmo


ERA O ANO I, N.º 18

Panorama Social


«Às portas do Lar, em Coimbra, fui dar com um grupo de crianças esfarrapadas, à roda de uma mulher da mesma sorte.

- Fiquei viúva com 9 filhos!

Eles estão ali todos. Trata-se de uma família da Serra, fugida ao desamparo das nossas aldeias…»


Pai Américo



PÃO DE VIDA

Recordando o Papa Paulo VI e Óscar Romero

«… Em 7 de Dezembro de 1965, na Basílica de S. Pedro, na sessão pública de clausura do II Concílio do Vaticano, o Papa Paulo VI, no seu magnífico discurso, salientou: Aquela antiga história do bom samaritano foi exemplo e norma segundo os quais se orientou o nosso Concílio. Com efeito, um imenso amor para com os homens penetrou totalmente o Concílio. Na véspera, numa alocução, na linha de S. Bernardo, rejeitando a imitação dos sinais cristãos aos da nobreza, opôs-se aos distintivos anacrónicos [constantinianos] da dignidade episcopal: hoje não deve ser assim…»

Padre Manuel Mendes


BENGUELA

«… É, sem dúvida, necessário ter um coração cheio de amor para ir ao encontro destes filhos e ajudá-los a entrar no caminho da verdadeira dignidade humana a que têm direito. Vamos abrir os nossos corações. Uma das forças mais perigosas que fecham as portas à generosidade é o amor à riqueza. É o amor ao dinheiro. Fazem-me esta pergunta com alguma frequência: "Donde vêm os meios financeiros para a manutenção da Nossa Casa do Gaiato?" São os corações bons e generosos que partilham connosco os bens de que dispõem, por amor a estes filhos. Há testemunhos maravilhosos a que temos feito referência…»

Padre Manuel António


CORRESPONDÊNCIA DOS LEITORES


«Em cada edição, invariavelmente, O GAIATO assume a função de porta-voz de tantas carências que lhe são continuamente apresentadas e mais me fazem sentir a insignificância do meu gesto, apesar de o fazer com muito agrado. E mais uma vez me sinto no dever de expressar o grande apreço pelo conteúdo tão sensibilizante e rico do Jornal, que na sua simplicidade de linguagem nos enche e enriquece o coração. Está bem a condizer com a acção social em que se empenham dia após dia.

Assinante 27888.»

«Em primeiro lugar, quero agradecer por me enviarem sempre o vosso maravilhoso Jornal, que é uma autêntica delícia lê-lo do princípio ao fim. Em segundo lugar, quero pedir desculpa, estar tanto tempo sem vos ajudar minimamente com alguma contribuição. A minha vida não tem sido fácil e infelizmente vocês têm sido prejudicados com esta minha situação. Por fim, quero enviar uma pequena contribuição, pois recebi, há pouco tempo, dinheiro de um trabalho que fiz e já não me sentia bem sem dar uma pequena 'migalha' para as vossas necessidades, que são enormes.

A minha situação profissional está muito delicada, mas farei todos os possíveis para não estar tanto tempo sem vos ajudar.

Assinante 50523.»


Pelas CASAS DO GIAIATO


BEIRE

 - Flashs do nosso quotidiano

«…2. A nossa Festa do Chuchu... Tanto vi e tanto ouvi sobre as bênçãos do chuchu que até me apaixonei por eles. Plantei chuchu em tudo quanto era chão húmido por perto de ramada vazia ou já em vias de.... - O chuchu bebe muita água, informavam os entendidos. Então, só precisava era que houvesse água por perto. Nasceram. Cresceram em muitos sítios. Agora, volta e meia, lá ando eu a vê-los e a deixar-me ver por eles. Lembro meu pai, um camponês de gema: - Os campos, como os animais, gostam de ver o dono mais que uma vez ao dia…»

Um admirador


PAÇO DE SOUSA

  • CASA-MÃE
  • VACARIA
  • FUTEBOL
  • VINDIMA
  • PAI AMÉRICO

Nuno Machado


MIRANDA DO CORVO

  • FURACÃO LESLIE
  • AGROPECUÁRIA
  • ARRANJOS




Rapazes de Miranda


LAR DO PORTO

«Uma vez mais apelamos aos vossos corações, para que nos continuem a ajudar, para conseguirmos manter a ajuda aos nossos irmãos mais carenciados. por isso, amigos leitores, contamos com a vossa ajuda, dentro das vossas possibilidades…»

Casal Vicentino