MIRANDA DO CORVO

FURACÃO LESLIE - Na noite de 13 para 14 de Outubro, com um período crítico entre as 10:30h e as 3:00h, houve uma grande tempestade com a passagem em Portugal do furacão Leslie, cujos ventos muito fortes atingiram o seu máximo na Figueira da Foz (176 Km por hora). Tratou-se de um ciclone tropical atlântico e o mais forte que atingiu o território continental desde 1842. Afectou em especial a Zona Centro, nomeadamente os concelhos litorais do distrito de Coimbra e os distritos de Aveiro, Leiria e Viseu. Deixou marcas negativas e fez muitos estragos: pessoas feridas e desalojadas, habitações destruídas, árvores derrubadas, estradas interditadas e falta de energia eléctrica. Este furacão também se sentiu na área da nossa Casa e as rajadas de ventos fortes metiam medo. Algumas árvores e alguns telhados não resistiram, verificando-se a queda de algumas fruteiras no nosso pomar e telhas levantadas.

AGROPECUÁRIA - No nosso campo de milho-grão, temos andado a apanhar espigas e a guardá-las no celeiro. Nessa zona do campinho (terra dos grilos), outras tarefas foram feitas: limparam-se as oliveiras e cortaram-se as ervas daninhas nas barreiras à volta dos terrenos, a nascente da rotunda Pai Américo até à linha de caminho-de-ferro (sem comboios a circular...). Depois, tem-se andado a limpar o ribeiro, da vegetação que caiu da outra margem para o nosso lado... Depois do furacão, tiveram de se cortar e arrumar os ramos caídos em vários sítios, como no pomar e campo de futebol, aproveitando a lenha. Tendo caído muitas folhas no chão, tem-se andado a varrer a folhagem nos arruamentos e jardins. Seguiram, por uma transportadora, para a Casa do Gaiato de Paço de Sousa 200 fardos de palha, necessária para alimentar os animais da vacaria.

ARRANJOS - A carrinha Ford ainda se encontra numa oficina para ser reparada. Entretanto, foram consertados: o tractor MF, a carrinha Hyundai e o veículo ligeiro VW, que depois foram à inspecção. São todos veículos muito necessários, mas com muitos quilómetros de serviço. Duas roçadouras avariaram, sendo muito utilizadas na limpeza de terrenos, e foram arranjadas. Estas facturas têm de ser pagas, pelo que pedimos ajuda aos nossos amigos... De tralhas que nos deram, alguns armários foram colocados na zona das roupas e várias cadeiras foram para a sala de televisão.

Rapazes de Miranda