O GAIATO digital
* Os nossos Rapazes de Moçambique executam uma dança *
Edição de 23 de Dezembro de 2017 : Ano LXXIV : n.º 1925
PENSAMENTO
Oh! força do Evangelho! O mundo tem fome dEle. A Humanidade está farta dum sangue que não é o da Cruz. Querem ver obras. Querem ver Jesus como, naquele tempo, os forasteiros da páscoa. Querem-nO vivo, liberto dos discursos, de novo a curar enfermos, pugnar pelos fracos, correr os argentários, pôr o dedo nos fariseus, ir à cata dos pecadores, proclamar a justiça, dizer a Verdade. Amar, amar, amar até à renúncia — até à morte.
Notas da Quinzena, pp 29-30.
DOUTRINA
Ajudar é a palavra mais sublime do vocabulário cristão
«Eu estava na sacristia do Mosteiro de Paço de Sousa quando se abeira de mim um homem do povo, a perguntar quanto custa O Gaiato; ao que eu respondi ser mercadoria sem preço, sujeita à boa vontade dos assinantes.
— Dez mil reis chegam?
— Até menos, se quiser.
— Não; eu sempre quero dar dez mil reis para ajudar as obras...»
Do livro Notas da Quinzena, p 37
PÃO DE VIDA
Confiados à Mãe
«… Para que conste e ajude a fazer caminho em tal glorificação canónica, eis o essencial do teor de significativas palavras (16-VII-2017) para todos nós: [...] teve a amabilidade de oferecer ao Santo Padre um escrito, Súmula Biográfica do Padre Américo, fazendo-o acompanhar por mais literatura sobre esta figura linda de Padre e Pai dos Órfãos e ainda por uma devotada carta onde, para além do mais, lhe desejavam as boas-vindas ao Santuário de Fátima, como filhos reconhecidos a um pai que os visita com a sua ternura e o seu sorriso e os encoraja a viver mais intensamente e com mais entusiasmo como discípulos de Jesus ao jeito de Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa./ "Obrigado - disse o Santo Padre - por vos associardes a mim nesta peregrinação vivida na esperança e na paz…»
Padre Manuel Mendes
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«… Muitas vezes, os que estão longe das pessoas e das suas dificuldades, vêm-nos com a teoria de que é preciso respeitar as culturas. De acordo, mas só quando essas culturas estiverem ao serviço do Homem, e nunca aquelas que o escravizam e o atiram para a marginalização.
Nunca vou ao Pobres de mãos vazias. Também não levo dinheiro, mas um avio dá sempre jeito. É agradável a quem precisa, faculta o encontro e nunca prejudica. O dinheiro é traidor. Tem de ser bem dirigido e com segurança. Porque, se não, em vez de aliviar a miséria, ainda a aumenta…»
Padre Acílio
DA NOSSA VIDA
Família humana
«… Nós, que os vemos a crescer, e não estamos alheados do resto do mundo, acreditamos nos frutos que se vão desenvolvendo na vida de cada Rapaz, que fazem dele um homem, com as suas virtudes e defeitos, o que é igualmente característica de todos os outros. Este é um entre muitos, que ao longo de mais de setenta e cinco anos foram acolhidos, cresceram e fizeram-se homens nas Casas do Gaiato…»
Padre júlio
Três reis no seu reino: Alziro, Ratzinquer e Nuno
BENGUELA
Sinais de esperança
«... Há um grupo de rapazes que necessitam de sair da nossa Casa do Gaiato, pela idade e outras condições. A falta de emprego para a sua autonomia normal não tem permitido a sua saída, até este momento. É, sem dúvida o problema mais preocupante que estamos a viver, nesta hora. Esperamos, ao começar o novo ano, uma solução. Buscaremos todas as ajudas humanas possíveis. Esta será a ajuda mais preciosa que as empresas podem dar à Casa do Gaiato, neste momento…»
Padre Manuel António
SINAIS
«… Cresceram as paredes das 4 salas de aulas - projecto que as Manos Unidas, de Espanha, nos favoreceu. É já a terceira vez que Manos Unidas vêm em nossa ajuda. Graças. É um benefício que vai favorecer as crianças dos bairros mais pobres. Os braços da cidade cresceram e envolvem já a nossa Aldeia. Avanço de casas. Crianças e crianças que precisam de escola…»
Padre Telmo
SETÚBAL
Contentor : Batata-doce
«… Eram muitas toneladas de tecidos, resguardados por enormes sacos de plástico, doze grandes pneus de tractor, os quais foram cheios de latas de salsichas e chouriço. Dois mil e quinhentos quilos de leite em pó, mil e trezentos quilos de sabão ensacado, uma máquina industrial de lavar roupa, uma tonelada de atum em conserva, uma fotocopiadora oferecida por uma senhora Lion, material didáctico e escolar novo, também oferecido…»
Padre Acílio
MOÇAMBIQUE
É tempo de ajudar
«… As nossas necessidades aumentam e as doações diminuem, pois o momento crítico em que Moçambique vive é desolador.
No mês passado tivemos apenas o mínimo para garantir os nossos compromissos. Começamos por sensibilizar a todos para mais austeridade quanto à alimentação, à energia, a água que actualmente temos que pagar. O garantir a manutenção desta linda Aldeia deixa-nos com o coração atribulado, mas aumenta a nossa confiança em Deus…»
Quitéria Paciência Torres
Pelas CASAS DO GAIATO
BEIRE
Pode ser Deus a chamar-me...
«… Há dias sucedeu isto: ao passar pelo Calvário, para descer até cá baixo, encontrou a Guida. Uma doente nossa, também muito especial. Sempre delicada, muito trabalhadeira, é mulher de poucas falas. Metida consigo, desgasta-se muito a ruminar desgraças. Ao passar, a senhora cumprimentou-a. Tudo coisas que sempre fez e a que nunca se seguiu nenhuma conversa. Mas naquele dia, a Guida, com o sorriso mais bonito do mundo e a voz mais meiga de um coração de mulher, disparou: — Agora a senhora abandonou-nos!...»
Um admirador
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
«… Nos últimos tempos uma parte do trabalho da nossa Conferência tem sido cuidar de dar novos moradores a duas casas do Património dos Pobres da paróquia que ficaram sem os seus anteriores utentes e que, nos dois casos, precisavam de obras de manutenção e melhoria. Para uma delas, já reparada, foi uma senhora viúva e para outra irá um casal no qual o marido tem problemas da saúde complicados e os filhos, embora já "espigados", são ainda um pesado encargo para os pais, em vários sentidos…»
Américo Mendes
LAR DO PORTO
«… Em relação às famílias que damos apoio, a sua pobreza é a todos os níveis. Por muito que queiramos ajudar, é-nos impossível e não temos esse direito de impor regras para as quais eles não dispõem de condições para as executar. Os seus parcos rendimentos não lhes permitem mudar, porque é fácil dizermos o que devem fazer, mas o certo é que, conhecendo a sua realidade, é impossível alterar os seus comportamentos…»
Adelaide e José Alves
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
«GRITO»
No cimo da aldeia tem uma Capela.
Cada vez que olho p'ra ela
Ficam meus olhos a brilhar.
É o meu Templo divino.
Desde os tempos de menino
Que vou lá rezar.
No cimo da aldeia tem uma Capela.
E sempre que entro nela
Grito um desejo profundo:
— Pai, porque é que na campa ainda estais?
— Se prós teus filhos e prós demais
não há maior Santo no Mundo?!
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo próspero.
Elísio Humberto