SETÚBAL

Contentor; Batata-doce

Contentor

Encher um contentor não é tarefa fácil, pois todos os espaços têm de ser aproveitados e bem cheios.

O nosso transitário conseguiu que a operação se realizasse aqui em Casa, com um contentor de quarenta pés, poupando-nos muito trabalho e despesa, se tivéssemos de deslocar o material para outro lado. Foi um enorme benefício!

Eram muitas toneladas de tecidos, resguardados por enormes sacos de plástico, doze grandes pneus de tractor, os quais foram cheios de latas de salsichas e chouriço. Dois mil e quinhentos quilos de leite em pó, mil e trezentos quilos de sabão ensacado, uma máquina industrial de lavar roupa, uma tonelada de atum em conserva, uma fotocopiadora oferecida por uma senhora Lion, material didáctico e escolar novo, também oferecido. Mais de centena e meia de caixas de roupa, sacos com sapatos e outro calçado novo comprado, quarenta e três sacos de semente seleccionada de milho para grão e muitos quilos de sementes hortícolas. O material de limpeza, com escovas, esfregonas, baldes, vassouras pequenas e grandes, pincéis para caiar, foram oferta da Fapil, uma fábrica da Malveira, propriedade de gente amiga do Padre Zé Maria.

O enchimento do contentor foi trabalho diligente e esforçado dos nossos rapazes, comandados pelo Júlio Silva, experiente nestas tarefas, o qual veio de propósito de Paço de Sousa para nos orientar.

Uma senhora de Lisboa pagou metade do leite. Os irmãos do Padre Zé Maria colaboraram com dinheiro e mais amigos e amigas deram a sua ajuda, mas o grosso da despesa saiu do Património dos Pobres e desta Casa.

Batata-doce

Ouço dizer que a batata-doce tem melhores propriedades alimentícias que a normal. Não tenho experiência nem capacidade para verificar as vantagens na alimentação humana, mas tenho-me deixado ir pelo eco popular, e temos vendido a maior parte da nossa colheita e comido com os rapazes, assada, frita ou cozida.

A verdade é que, como a plantação se faz não com tubérculos como a normal, mas com a rama da própria planta e esta se estende pela terra fora, em fios longos com folhas, uma só batata é capaz de dar trinta ou quarenta pequenos pedaços com uma folha cada, permitindo assim uma multiplicação abundante e barata.

Com um molho de quinhentas plantas e batatas já maduras, poderíamos ter feito um hectare de plantação, após o seu crescimento. Não o fizemos por não ter nem terreno nem escoamento.

Padre Acílio