LAR DO PORTO
Aproxima-se o Natal, data que traz muitas recordações da minha infância em Moçambique, da ceia em família, uma noite quente, mas muito especial, e a seguir íamos à Missa do Galo. No dia seguinte acordávamos e as prendas estavam aos pés da cama. Felizmente tive uma família que, apesar dos seus poucos recursos, me ensinou a ser amiga, saber partilhar com os outros, saber distinguir o bem do mal, ser humilde.
Neste momento já casada e avó, sinto que muitos valores de família já não são prioridade. Uns, porque se fecharam no seu casulo; outros, porque os seus empregos não lhes permite — os horários do trabalho são tão diferenciados que o próprio casal não tem tempo para ele próprio... e muito menos para os filhos e para o resto da família.
Em relação às famílias que damos apoio, a sua pobreza é a todos os níveis. Por muito que queiramos ajudar, é-nos impossível e não temos esse direito de impor regras para as quais eles não dispõem de condições para as executar. Os seus parcos rendimentos não lhes permitem mudar, porque é fácil dizermos o que devem fazer, mas o certo é que, conhecendo a sua realidade, é impossível alterar os seus comportamentos.
Alguns deles fazem parte da nossa Conferência desde o início, alguns já faleceram, outros envelheceram e a sua família aumentou e são avós, mas vivem a maioria com os pais, porque não têm capacidade para alugar uma casa.
Ser confrade é certo que é uma grande virtude, mas é um dever! É um dever porque todo o filho tem obrigação de ajudar seus pais, e mesmo irmãos, e, por isso, nós, pessoas humanas, somos irmãos uns dos outros porque temos o mesmo Pai no Céu.
Por isso, como vedes um cristão deve ajudar os pobres o melhor que possa.
Neste Natal, contamos com a vossa ajuda, queremos proporcionar aos nossos irmãos mais carenciados, um Natal cheio de miminhos. Estamos com poucos recursos, por este motivo apelamos ao vosso coração a vossa partilha.
O QUE RECEBEMOS — Otelo Silva 5 euros; Diamantino Oliveira, 40 euros.
Agradecemos a todos os vossos donativos.
O nosso NIB: 0010 0000 44178020001 58
O nosso endereço: Conferência de S. Francisco de Assis; Rua D. João IV, 682 - 4000-299 Porto
Adelaide e José Alves