MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA - A chuva que tem caído ultimamente é abençoada, mas na noite de 10/11 de Dezembro houve uma grande tempestade (Ana) que provocou mortes, inundações e estragos em Portugal. Na quinta da nossa Casa, parte de um muro de suporte na Rua Casa do Gaiato, a nascente do antigo portão, com esse temporal caiu para a rua, pelo que foi preciso logo apanhar o entulho e colocar um talude de protecção; entretanto, o orçamento para o tal muro, em betão, fica por cerca de 5 mil euros (valha-nos Santa Bárbara)... É de referir ainda que um carvalho, nosso, junto à Avenida Padre Américo, teve de ser cortado, pois os seus ramos estavam a secar... A lenha desta velha árvore foi guardada no barraco.

Muitas azeitonas têm caído das oliveiras, mas a safra vai-se concluindo com a apanha da azeitona nos bataréus, da encosta em frente à rotunda Pai Américo, a sul; depois, os restantes sacos de azeitonas irão para laboração no lagar do costume. Foram colhidos alguns kiwis e muitas tangerinas, no nosso pomar de citrinos, que gostamos muito. Alguns espertinhos adiantaram-se para prevenir a gripaina, mas deixaram rastos de cascas e foram avisados de que são para todos - a nossa comunidade... O nosso cão (Hoffman), há mais de dez anos junto aos patos como guardador, tem a devida licença e vacinas em dia.

ESCOLAS - A 17 de Novembro, fomos convidados pelo Sr. Director do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, Prof. José Manuel Simões, e estivemos presentes na 9.ª Gala de Educação, na qual o António da Costa, o Fábio Tavares e o Divino (que não pôde estar presente...) receberam Certificados de Valor e Mérito. Os nossos parabéns!

As aulas do 1.º período deste ano lectivo terminaram a 15 de Dezembro e ainda não sabemos as notas que vamos ter, mas temos de nos esforçar mais e ter bom comportamento no 2.º período, em 2018.

O Diogo Madeira começou a 11 de Dezembro o Curso de Operador Agrícola, na APCC - Quinta da Conraria, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação, pois tem 17 anos.

SAÚDE - Várias vezes por semana, tem havido muitas consultas dos Rapazes que precisam, em Medicina Dentária (CHUC - Celas) e outras especialidades médicas, no Hospital Pediátrico de Coimbra, pois a saúde é um bem muito precioso a cuidar. No Centro de Saúde, também tem havido consultas e a vacinação (como a da gripe). Somos sempre acompanhados por um colaborador (Prof. Alberto) da nossa Casa.

VISITANTES - Várias famílias amigas têm vindo ajudar-nos com bens de primeira necessidade, o que agradecemos muito. A 2 de Dezembro, membros da Ordem Franciscana Secular, de Tomar, com o Padre Timóteo (italiano), franciscano da Imaculada, vieram visitar-nos e trazer-nos a sua partilha e bens alimentares. Bem-hajam! A 9 de Dezembro, os trabalhadores da empresa WEAS, de Cernache (Coimbra), vieram conhecer-nos, visitar a nossa Casa e trazer-nos a sua partilha natalícia, em géneros. Muito obrigado! Vários familiares têm visitado Rapazes da nossa Casa, ao Sábado, conforme combinado, o que é bom para nós; e também vão telefonando para saberem como vai a nossa vida.

FÉRIAS DE NATAL - Durante as férias escolares do Natal deste ano, entre outras actividades, aproveitámos para fazer os trabalhos para casa, realizar tarefas domésticas e agrárias, convivemos, brincámos e jogámos nas horas dos recreios. A 20 de Dezembro, deslocámo-nos ao Santuário de Fátima, de autocarro, para um dia espiritual, com confissões. Boa parte dos Rapazes terão a oportunidade de visitar os seus familiares nesta quadra natalícia. Santo e feliz Natal, bom ano de 2018 para todos, em especial os nossos amigos!

Rapazes de Miranda