O GAIATO digital
* Capela da Casa do Gaiato de Maputo *
Edição de 31 de Março de 2018 : Ano LXXV : n.º 1932
PENSAMENTO
Que a censura eterna e solene do levita do Evangelho, não tenha jamais lugar nem oportunidade na vida de quem nos lê! Foi proclamado então, e para sempre, como modelo de caridade perfeita, aquele que perdeu o seu tempo e o seu dinheiro e o seu dia de negócio, para curar as feridas do Irmão caído. Perder a vida por amor, é ganhar a Vida.
Pão dos Pobres, Vol. 1, 5.ª ed., 1986, p 70.
ERA O ANO I, N.º 3
Roubaram-nos as galinhas todas, todinhas! O «Chiquito» de Abrantes, foi o primeiro que me deu a notícia, muito triste: «olhe, foram à nossa capoeira e roubaram as nossas galinhas»! Falta-nos agora a alegria colhida diariamente no alvoroço dos que iam à cata dos ovos e ora, já não: Falta-nos o espectáculo do ovo cozido sobre o prato de grão, quando os ovos chegavam à conta de dar um a cada bico. Sucede que alguns deixavam a gema para o resto de tudo, por lhes parecer a coisa melhor que o ovo tem; pois nem sempre a comem.
Se calha terem à beira um esperto, fica sem ela! Quantas vezes assim tem sido! Quantas tempestades se não levantam nas nossas casas, por via do ovo cozido. Agora estamos em tréguas.
Pai Américo
ADMINISTRAÇÃO
Aos nossos Assinantes e Amigos informamos que desde 2016 até ao presente, mais acentuadamente no ano de 2017, temos conhecimento que muita correspondência que nos é dirigida, é extraviada, segundo contacto posterior do Remetente. Apesar de, por várias vezes, o comunicarmos aos serviços competentes dos CTT, o problema persiste.
Esta situação tem provocado algum desconforto às pessoas que nos escrevem e que, não obtendo resposta à sua correspondência, ficam alarmadas e preocupadas com o que fazer, principalmente quando enviaram um cheque como donativo. Para atenuar estas situações, podemos passar uma Declaração que servirá para cancelarem o cheque no respectivo Banco, sem qualquer despesa.
Estes extravios, comprovados, ascendem já a várias dezenas, pelo que, caso assim desejem, poderão passar a optar pelo envio por transferência bancária para NIB 0045 1342 4003 5524 3039 8, a que lhe corresponde o IBAN com o prefixo PT50. Quando a identificação do ofertante não fica evidente nos dados com que foi feita a transferência, é necessário que nos informem da mesma transferência por telefone ou e-mail. Em alternativa, poderão enviar-nos em correio Registado.
Apesar de alheios a esta desagradável situação, pedimos a V. compreensão.
Os Rapazes da Administração
DA NOSSA VIDA
Insensibilidade
«... estas casas passaram a ser, recentemente, tributadas pelo Fisco. Se as que são propriedade de particulares são tributadas, não causa qualquer surpresa; mas que aquelas que se mantêm na linha original o sejam, pelo IMI, já causa repugnância a todos aqueles que sabem distinguir o justo do injusto, sabendo-se que os habitantes destas casas usufruem delas sem pagamento de renda...»
Padre Júlio
PÃO DE VIDA
Levantado da terra
«... — Não te esqueças dos pobres. É claro que, então, disse bem alto: Sonho com uma Igreja pobre e para os pobres. O nome escolhido, do Pobrezinho de Assis, na tradição judaico-cristã, foi logo sinal de proximidade aos pobres. Cada olhar, gesto e decisão seus têm sido, pois, inspirados pelas periferias, começando logo por ir com as suas sandálias de pescador a Lampedusa, para estar próximo da grande tragédia das migrações, daqueles que são torturados, perseguidos e vão fugindo das guerras terríveis, do sofrimento causado pelos gananciosos e fanáticos — do abismo do pecado do mundo...»
Padre Manuel Mendes
VINDE VER!
A nossa família
«... Caminhamos a passos largos para a Páscoa, na Santa Missa dominical, os rapazes já sabem responder às leituras, ao tempo litúrgico e às semanas correspondentes, sabem dizer que estamos a prepararmo-nos para celebrar o Mistério Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. É no calor familiar onde se conhece o amor de Deus, onde se descobre a vocação e missão a realizar. Todo o homem tem uma missão a realizar na face da Terra, descobri-la, às vezes, leva algum tempo. O rapaz, dentro da nossa Casa, vai tentando descobrir a sua vocação. Alguns, descobrem-na e são bem-sucedidos. Outros, só com grande esforço é que lá chegam; outros ainda, estão no processo de descoberta...»
Padre Quim
Celebração da Eucaristia na Casa do Gaiato de Benguela
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... Uma lei que diz "porque o pai está preso, a família não tem direito ao subsídio de reinserção" despreza a equidade.
Se não tem direito com o pai detido, e a mãe absorvida pelos cuidados com os filhos, como podem comer, lavar-se, vestir-se, pagar renda de casa, comprar medicamentos, pagar água, luz e gás e ir à escola?... Já não falo em fraldas, roupas de cama, nem frigorífico, que se avariou, ou fogão, que explodiu.
Se a situação financeira do País está melhor, então que se olhe em primeiro lugar, já não digo para os mais pobres, mas, ao menos, para os mais miseráveis...»
Padre Acílio
BENGUELA
Projecto de vida...
Rua de Benguela
«... Um ponto muito importante das nossas vidas está na solidariedade fraterna e não na ambição egoísta. Busquemos meios pessoais e comunitários para pôr em comum, dum modo particular com os mais pobres. Os bens disponíveis sejam postos para realizar, deste modo, uma verdadeira comunhão fraterna. Os mais débeis, os abandonados devem ocupar um lugar especial em nossos corações. Estamos a pensar, muito preocupados, na multidão de crianças muito pobres, no seio da comunidade do Bairro vizinho, que não têm meios para frequentar a escola...»
Padre Manuel António
SINAIS
«... Foi para nós — padres da Rua - uma grande alegria a vinda do nosso Padre Fernando Fontoura.
Irá substituir o nosso Padre José Maria - que recordamos com muito amor e saudade. Bem-vindo Padre Fernando.
Continuamos com falta. Se o Senhor te chamar, vem sem condições. «Vinde —, eles largaram as redes e foram...»
Padre Telmo
SETÚBAL
«... O Padre Américo sempre rodeou os Rapazes da natureza viva. Não criou uma Casa do Gaiato na cidade, mas no campo; não só por causa da largueza que os Gaiatos têm necessidade, mas para que eles desfrutem e comunguem com a própria natureza.
É um segredo das Casas do Gaiato que entra no processo educativo como equilíbrio das mazelas da sua infância e não, como alguns julgam, como fonte de rendimento ou de autosustentação...»
Padre Acílio
BEIRE
A Tucha, O Tipé e o Maracujaleiro...
«... Não passou muito tempo para podermos constatar a verdade do ditado - cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. São remédio salutar para muitas destas maleitas sociais. Ai quem os viu e quem os vê agora! Depois de umas semanitas de residência, a re+surreição começa a ser visível, palpável. E logo nos damos conta de que também já é altura de começar a estar atentos para que a festa não vire desilusão. Atentos para que esta vida nova se mantenha no rumo do sempre MAIS VIDA (Jo 10, 10). Hoje mais que ontem, menos que amanhã...»
Um admirador
Pelas CASAS DO GAIATO
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
«... casaram na Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Sofia Miguel e Carlos Diogo, a noiva, uma neta da Obra da Rua, filha do presidente da nossa Associação, Miguel Rodrigues e da Celeste. Congratulamo-nos com este importante passo nas suas vidas e desejamos as maiores felicidades, para que este laço os una sempre...»
Elísio Humberto
MIRANDA DO CORVO
Semana Santa - Sopa dos Pobres -Agropecuária - Partilha
Rapazes de Miranda
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
«Vem aí a Páscoa, uma festa pela qual, mesmo muitos cristãos, não têm tanta afeição como pelo Natal. Também, para muitos cristãos, tal como para os Judeus do tempo de Cristo, não dá para O reconhecerem como um Deus feito humano, que é maltratado da forma que se sabe por outros humanos, que acabam por o matar, mas que, depois, ressuscita...»
Américo Mendes
MOÇAMBIQUE
«... Os manos mais velhos continuam a dar o seu contributo. Todos os fins-de-semana fazem uma escala para apoiar os chefes. Em nossa Casa temos muitos manos pequenos. Somos 157, dos quais apenas 30 acima de 14 anos...»
Amílcar Bonifácio Machango