SETÚBAL

Êxito

Aos olhos do mundo foi um sucesso que o Ivanoel Tavares concorresse de novo para um programa "Let's Dance" de um canal televisivo. Não faltaram telefonemas, nem elogios à Casa do Gaiato por ter proporcionado a um rapaz esta carreira artística tão fascinante, nem ainda repórteres que viessem à Casa do Gaiato conversar comigo e conhecer melhor o percurso do jovem bailarino para o pôr em evidência nas revistas libertinas da nossa praça.

Quando se aproximava o fim da competição e o rapaz chegava a casa, perguntava-lhe sempre: - Então? - Ao que o Ivanoel respondia: - Fiquei!

Animado com as últimas respostas prometi: - Se chegares ao fim, vou acompanhar-te. - Porque assim aconteceu, fui com mais seis Gaiatos.

Não me deslumbrei com a moderna técnica de luzes nem com a maneira fácil como se criam e mudam os cenários, surpreendentes no estúdio; espantou-me sim a forma despudorada e vaidosa como as pessoas expunham à fotografia.

Ganhou a competidora do nosso rapaz, mas não luziu a isenção dos juízes os quais, logo no princípio, sem ver o Ivanoel actuar começaram a dizer que a rapariga seria a única vencedora tentando desta forma levar os espectadores à sua preferência.

A dança como a música, foram para mim sempre, ferramentas preciosas na educação e auxiliadores do desenvolvimento total dos rapazes, uma escola de autonomia e persistência.

Quantas manhãs me deixei fascinar contemplando os meus pequenos numa aula de dança, logo no princípio do dia?! A esticar os músculos ao som de música agradável. Que admirável ginástica, os rapazitos recebem nesta Academia - falava comigo.

Há mais de trinta anos que levo e trago rapazes para a dança, pago trimestralmente à Academia e, só agora, consigo um bailarino.

Quando chegavam à adolescência com um excepcional desenvolvimento físico, o sonho do futebol matava-lhes o entusiasmo e os rapazes desmotivavam-se. Queriam era ser jogadores.

Êxito sinto eu quando contemplo centenas de rapazes, criando filhos e dando-lhes até formação Académica superior, lideram grupos de colegas nas empresas e se familiarizam por gerações, pondo os seus filhos a chamar aos seus colegas Gaiatos tios e primos numa familiaridade admirável. Sim é um êxito.

Como seria bom para o Ivanoel que cursa em Lisboa a escola superior de Dança um prémio daqueles: - Estadia e frequência de uma das melhores escolas do mundo, em Londres.

Que amanhã, quando ele for convidado para júri desta arte, se não deixe influenciar pelo estatuto social, pelo sexo ou beleza do artista, mas seja justo.

Não se mostrou agastado com o seu afastamento. Foi sorrindo e manifestou bom senso.

Padre Acílio