O GAIATO digital
* Seminário de Coimbra onde Pai Américo foi ordenado Padre *
Edição de 28 de Outubro de 2017 : Ano LXXIV : n.º 1921
PÃO DE VIDA
Uma cartinha de Américo
Os irmãos, de José, o mais velho, a Américo Monteiro de Aguiar, o mais novo.
«É com júbilo, neste tempo de graça, que celebramos o 130.º aniversário do Servo de Deus Padre Américo, como diz o profeta Isaías: Alegrai-vos com Jerusalém, rejubilai com ela, vós todos que a amais; regozijai-vos com ela, vós todos os que estáveis de luto por ela (Is 66,10). Porém, é feita memória deste acontecimento infelizmente em dias de luto nacional (na hora em que escrevemos), por mais outra tragédia devido aos incêndios com perdas de vidas humanas (mais de cem pessoas, em quatro meses) e a maior área ardida na última década....»
Padre Manuel Mendes
DA NOSSA VIDA
«... Américo Monteiro de Aguiar andava dedicado aos seus negócios, à sua família, aos seus amigos, aos seus planos empreendedores. Uma «martelada» desconcentrou-o destes e galvanizou-o para fazer da sua vida um dom para os que arrastavam a sua, sem esperança, sem horizontes, sem perspectivas de a realizarem como seres humanos...»
Padre Júlio
Américo Monteiro de Aguiar em Moçambique.
BENGUELA
Riqueza do verdadeiro amor
«A nossa Casa do Gaiato de Benguela recebeu, ontem, sábado, a visita dos alunos e responsáveis do Colégio Pitrucas e do Centro infantil Pitruquinhas. Vieram da cidade do Lobito e de Benguela. Grande parte do dia foi ocupado pelas crianças, seus familiares e outros acompanhantes. O amor foi a força animadora deste encontro. Era a celebração da festa do encerramento do ano lectivo que, em breve, ia acontecer. O programa foi cheio de cantos, danças e outros números, como é normal...»
Padre Manuel António
SINAIS
O espigueiro - Capela do Calvário
«Alice apresentou-me a Rosa e a nossa princesa Luísa: que já sabiam a doutrina, que ela lhes tem ensinado, e queriam comungar. Combinámos Domingo 22 a sua primeira Comunhão.
Tem sido um alvoroço: vestidos branquinhos, padrinhos escolhidos por elas, festinha no salão, enfim, é o grande acontecimento que para os doentes domina e alegra...»
Padre Telmo
MOÇAMBIQUE
«... Os nossos dias têm sido motivados por uma alegria contagiante. Faz-se sentir que verdadeiramente a Obra é "de rapazes, para rapazes e pelos rapazes". Em 2015 recebemos da Casa do Gaiato de Paço de Sousa novas máquinas de Carpintaria e só este ano foi possível montá-las. Os rapazes, em número de doze, agarram-se ao trabalho: uns a pegar troncos, outros a serrar, lixar, cortar, empacotar, contar, entregar e todos felizes por se sentirem úteis. ...»
Quitéria Paciência Torres
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... Comecei por uma barraca minha conhecida, onde há muitos anos vegeta um casal idoso com um filho epiléptico.
O marido, já muito velho, veio aqui pedir-me o oleado para cobrir a barraca, pois chovia lá muito e estava com medo do Inverno.
O que eu tenho padecido com aquele casal?! ...»
Padre Acílio
VINDE VER!
Estudar e trabalhar
«... O rapaz que tem um nome próprio, os seus deveres à mão por cumprir, quer o de estudar, como o de trabalhar, sem deixar de parte as outras dimensões fundamentais que compõem o quadro do projecto educativo de Pai Américo, é convidado a superar as suas insuficiências e potencializar os seus créditos e desenvolver as suas boas habilidades...»
Padre Quim
SETÚBAL
«... A alface vem das nossas amigas alfaceiras. Mulheres sacrificadíssimas que vivem também só daquilo que a terra dá e repartem connosco, nos convidam a ir apanhar ou mesmo só a ir buscar. Gente Cristã no meio de um paganismo dominante. Elas dão por Amor a Deus e ao próximo. São luz que as trevas recusam e a história humana confirma que um homem sem fé, reage normalmente assim: - recusa ver o que para nós é evidente...»
PENSAMENTO
A espontaneidade dos interessados desta página, prova que são mui grandes os corações que sabem esconder-se por detrás das pequeninas ofertas que mandam. São tudo migalhas de bondade, recolhidas, asseadas, pobrezinhas. Esmolas que pedem esmolas de orações. Pobreza que empresta à pobreza. Que maravilha!
Pai Américo
Pão dos Pobres, 1.º vol., 2.ª ed., 1942, p [9].
Pelas CASAS DO GAIATO
BEIRE
Por aqui há quadros de enternecer…
Um admirador
Alguns dos nossos Rapazes de Beire.
MIRANDA DO CORVO
130.º ANIVERSÁRIO DE PAI AMÉRICO AGROPECUÁRIA
PAÇO DE SOUSA
COMEMORAÇÕES DOS 130 ANOS DE NASCIMENTO DE PAI AMÉRICO * SILAGEM * LIMPEZA
LAR DO PORTO
«... A mãe dos 7 filhos, coitada, continua a andar desesperada da vida. Ela bem anda a ver se consegue emprego, mas está difícil. Os filhos mais velhos andam a trabalhar, mas têm uma mensalidade muito pequena e a mãe vê-se para conseguir aguentar. Os outros filhos ainda andam na escola. O pai dos filhos é muito doente, nós continuamos a ajudá-la, mas muito pouco, os donativos são poucos mas, mesmo assim, o pouco que nos vão dando é com essa ajuda que nós vamos ajudando...»
Adelaide e José Alves