Pelas Casas do Gaiato...
Miranda do Corvo
85 ANOS DA SOPA DOS POBRES - A nossa Casa recordou gratamente na celebração Eucarística do dia 19 de Março, Domingo, o 85.º aniversário da Sopa dos Pobres, em que o Bispo de Coimbra D. Manuel Luís confiou a Padre Américo essa missão, na Rua da Matemática, em Coimbra. Foram os primórdios da Obra da Rua (1932), a que se seguiram as Colónias de Férias, desde 1935. No livro Pão dos Pobres foram recolhidas algumas crónicas do Correio de Coimbra desse tempo. Era a festa de S. José, patrono da Igreja, e é uma data importante da nossa Obra, que festejamos com muita alegria!
AGROPECUÁRIA - A Primavera deste ano já chegou, como se vê bem nas pontas das fruteiras em flor, no chilrear dos passarinhos e no Sol a raiar! Foram adubados os terrenos da cultura da aveia. Tem havido duas tarefas, neste sector, nas últimas semanas: o arranjo do jardim em frente à rotunda Pai Américo; e a limpeza das infestantes na zona do olival da mina, de onde vem a nossa água. Estes trabalhos estão a ficar bem, com a colaboração dos srs. Pedro e Emídio. Tem-se consertado a cerca de rede ovelheira. O José Fagundo foi à Lentisqueira colher laranjas, por contacto da sr.ª D. Mabília, o que agradecemos.
VISITANTES - Pai Américo disse que nós somos a porta aberta. Sim, para o bem! Entre outras, recebemos visitas de grupos de amigos e amigas de algumas comunidades cristãs: a 11 de Março, o grupo de jovens de Avelar; e ainda, nesse dia, de Alqueidão, o Padre Álvaro (da Consolata) com catequistas e crianças. Bem-hajam!
AUTORIZAÇÕES DE RESIDÊNCIA - Através de um Programa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, SEF-Escola, como já aconteceu também na nossa Casa, vários processos de Rapazes com pedidos de Autorização de Residência entraram nesse serviço oficial em Coimbra, no qual somos bem atendidos.
Rapazes de Miranda