O GAIATO digital
* Foto do pomar da Casa do Gaiato de Paço de Sousa *
Edição de 27 de Maio de 2017 : Ano LXXIV : N.º 1910
«Ainda me sinto envolvido pela transcendência do ambiente, criado pelo Papa Francisco, na sua visita ao Santuário de Fátima. A sua Pessoa, seus gestos, as suas preferências e a sua palavra trazia-nos a figura ímpar de Jesus Cristo...»
Padre Acílio
DA NOSSA VIDA
Aflições
«Ai dos Pobres, se não fossem os Pobres!»
«Era uma mulher que, encorajada por uma sua amiga, vinha pedir ajuda. - Senhor padre, ela anda com más ideias!... Olhei a visada, no intuito de ver se a conhecia, visto que conhecia a cireneia, a cuja família atendêramos já no passado. Inteirado do problema que a afligia, cinco meses em falta ao banco para as mensalidades da casa, o que provocara penhora já em andamento, tomei nota da morada para a visitar no dia seguinte...»
Padre Júlio
PÃO DE VIDA
Dois Peregrinos
«O Papa Francisco, ansiosamente esperado, finalmente veio a Portugal, em especial a Fátima, a 12 e 13 de Maio...
Há 65 anos, também chegou a Fátima um peregrino, dos pobres, pregando a Luz. É uma dessas sentinelas da madrugada, com esperança em novos tempos, tão em sintonia com o Papa Francisco. Do Padre Américo, numa coluna do seu punho, um tónico de fé em Cristo Vivo...»
Padre Manuel Mendes
«... Há pouco tempo, fui visitar uma família que vive numa casa de barro. Afinal, a casa tem 3 quartos e em cada quarto vive uma família... e cada família tem 3 ou 4 filhos. Fazendo as contas, eram 18 pessoas, as que viviam na casa, e eu levava comida para 6... Mas o melhor é que fizeram comida para todos e mesmo os vizinhos, amigos das crianças que por ali apareceram, comeram também. A realidade que ninguém quer ver, é que mais de metade da população come apenas uma vez ao dia - para não dizer que há outros que comem dia sim, dia não...»
Padre Rafael
BENGUELA
Festa da Família
«... Uma multidão de crianças nascem e vivem fora do seu ambiente natural que é a família. Encontro nas ruas, com muita frequência, mulheres jovens com os seus filhos ao colo e levados pela mão. Pergunto-lhes, com muita naturalidade, se os pais estão a viver com os filhos e com as mães. A resposta é negativa, normalmente. Os pais fugiram! É uma situação muito dolorosa!...»
Padre Manuel António
«... Tem sido uma aflição para acudir a tempo e horas à saúde dos rapazes e dos que estão a nossa volta. Temos uma ambulância há mais de 10 anos que presta serviços à Casa do Gaiato e às Comunidades que nos rodeiam. No mês passado teve uma grande avaria e encontra-se parada na oficina e não sabemos até quando. Quem nos dera que alguém ouvisse o nosso grito de Socorro...»
Quitéria Paciência Torres
VINDE VER
Fraternidade
«... Hoje, quando regressei da Missa, veio o «Cassinda», o «Messias», o «Agostinho», o «Manuel pequeno», todos contentes comunicar que era o dia de aniversario deles. 15 de Maio, assinala o calendário. Aqui temos quatro rapazes que vieram para a nossa Casa, cada qual com a sua história de vida, sua data de entrada, mas o mesmo dia de aniversario natalício. Que agradável surpresa a vida prega. Ontem, desconhecidos na rua. Hoje, irmãos com o mesmo dia de festa de anos...»
Padre Quim
SETÚBAL
Êxito
«... Quantas manhãs me deixei fascinar contemplando os meus pequenos numa aula de dança, logo no princípio do dia?! A esticar os músculos ao som de música agradável. Que admirável ginástica, os rapazitos recebem nesta Academia - falava comigo.
Há mais de trinta anos que levo e trago rapazes para a dança, pago trimestralmente à Academia e, só agora, consigo um bailarino...»
Padre Acílio
PELAS CASAS DO GAIATO
BEIRE
«... o Valdemar que... Não sei que mundo interior o iluminou, no Domingo de Páscoa, ao beijar a Cruz. Interrompeu o seu baloiçar autista, deixou os fios com que sempre se entretém e, com uma unção que me fez saltar as lágrimas, por instantes olhou a Cruz que lhe ofereciam. E logo a beijou como quem sabe "ver", em realidade, o que ali está apenas em símbolo...»
Um Admirador
MIRANDA DO CORVO
Papa Francisco em Fátima - Visitantes - Dia da Mãe - Agropecuária - Reunião dos Padres da Obra da Rua - Arranjos
Rapazes de Miranda
MOÇAMBIQUE
Notícias de nossa Casa
«Os nossos rapazes participaram da Peregrinação à Namaacha...
... É chegado o tempo do inverno. O frio faz-nos andar mais agasalhados. Nesta altura do ano aproveitamos a pouca água para lançar as sementeiras de hortícolas e outras como mandioca, batata-reno e batata-doce...
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
A necessidade de organizar melhor o dar
«... A única coisa segura que se pode dizer e que vale para todos os sítios é que se o dar for melhor organizado, nesse sentido de mais e melhor partilha de recursos, poderemos fazer mais e melhor por um mundo mais justo. Os Vicentinos podem e devem dar o seu contributo neste sentido.»
Américo Mendes
CONFERÊNCIA DE S. FRANCISCO DE ASSIS
«... Vamos dar notícias daqueles que o Senhor pôs no nosso caminho: - A mãe dos 7 filhos continua a andar sempre aflita para manter a sua família, nós continuamos a ajudar mas, agora, menos, porque também não temos muitas possibilidades. O pai dos filhos, cada vez está mais doente. O filho que lhe foi tirado, agora já está em casa, anda a tirar um curso, com Deus está com mais juízo...»
Casal Vicentino
«Realizámos, como tínhamos planeado, a nossa romagem à capela de Paço de Sousa, em 25 de Abril. Junto às relíquias corporais de Pai Américo, demos graças a Deus pela dádiva de sua vida aos mais carenciados; os pobres, os doentes e as crianças. Agradecemos, ainda, a entrega generosa dos Padres e das Senhoras que têm mantido a Obra da Rua a prosseguir a sua missão e os seus objectivos. Pedimos a Deus a beatificação de Pai Américo e apresentámos as nossas intenções...»
José Martins
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
Encontro de futebol - Passeio anual
O Eurico
A notícia chegou-nos via telefone. Depois de muito sofrimento, o Senhor chamou à Sua presença o Eurico do Carmo Moreira. Tinha 76 anos e era natural de S. Sebastião da Pedreira, Lisboa - entre nós, era o Eurico.
Veio para a Casa do Gaiato de Paço de Sousa com 7 anos. Cá fez a Instrução Primária e se fez homem. Mais tarde, regressou à terra da sua naturalidade. Trabalhou, casou e vivia feliz. Mas a doença traiu-o e várias vezes esteve internado.
Era um bom companheiro, amigo do seu amigo. Recordo as muitas vezes que me telefonou, a saber da minha saúde, pois eu tinha sido hospitalizado.
Que o Senhor lhe dê o descanso Eterno, e para a sua família o nosso sentido pesar.
Manuel Pinto
PENSAMENTO
«A sociedade costuma ver no Pobre um fardo, quando ele é, na verdade, uma alavanca. Gosto da Bênção dos Pobres, digo. Sinto o bem que me fazem. Ditosos olhos que sabem ver na pessoa do Pobre que passa, o próprio Jesus de Nazaré.» (Pai Américo)
in Notas da Quinzena, p 50.