
O GAIATO digital
Edição de 10 de Janeiro de 2026 - Ano IX / LXXXII - N.º 2135
PÃO DE VIDA
Da Sagrada Família

«... A realidade do êxodo humano — migrações e perseguições — é permanente na história humana, desde os primórdios da espécie humana e das civilizações na Terra...»
CALVÁRIO
Calvário, 30 de Dezembro de 2025

«... Ao longo de seis décadas ele [Pe. Baptista] construiu e dirigiu uma instituição eclesial dedicada aos doentes pobres mais pobres e mais abandonados da sociedade...»
Há 70 anos - Pai Américo - partiu para o Céu

«Com o intuito de reavivar a Memória e as memórias, nossas e de todos, vamos publicar o que nos possa ajudar ao longo deste ano, a reencontrarmo-nos com testemunhos que ficaram...»
ESCLARECIMENTO
Em meados de Dezembro passado, nalguns órgãos de comunicação social, foi dada uma notícia referente à antiga Casa do Gaiato de Lisboa, sita em Santo Antão do Tojal – Loures, cujo assunto requer um esclarecimento público, nomeadamente da parte da Obra da Rua, sobre a utilização do nome Casa do Gaiato. De notar que os assuntos dessa notícia dizem respeito a questões posteriores à entrega da dita Casa ao Patriarcado de Lisboa, em 2006.
Acontece, porém, que tais acontecimentos ocorreram quando essa Casa mantinha impropriamente o nome de Casa do Gaiato, pois deixou de estar integrada na Obra da Rua ou Obra do Padre Américo. Os incautos não se terão apercebido desta situação, pelo que teria sido melhor que o devido esclarecimento fosse logo efectuado nas notícias vindas a público.
Como este assunto se tem prestado a interpretações erróneas, mais uma vez e n'O GAIATO, informamos os nossos estimados leitores e amigos que passem recado, esclarecendo que essa Casa tem a denominação actual de Casa São Francisco de Assis, embora com o sub-título de antiga Casa do Gaiato de Lisboa. Contudo, é bem claro que não pertence à Obra da Rua ou Obra do Padre Américo.
A Direcção da Obra da Rua
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

- Natal 2025 / Férias de Natal
- Bodas de prata / Ensino
- Agropecuária / Partilhas e Contactos
BEIRE - Flash's
Mas... sem perder o «assombro»...

«... Olho esta Família do nosso Calvário. Poiso os olhos nos mais débeis. Esses que (parece) nem consciência têm da sua debilidade. Mas, desde que haja alguém que cuide deles, tudo é calminha, uma paz contagiante e sorrisos de encantar...»
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Que 2026 seja o melhor ano de sempre na história da humanidade!
«Neste final de ano a nossa Conferência organizou e participou em várias actividades de partilha solidária, a saber: distribuiu cobertores e roupas a famílias que delas precisavam, contou com a habitual e generosa colaboração da Catequese...»



