Obra do Manuel de Sousa Cardoso - Neca: Centenário do Nascimento de Pai Américo (1987)

O GAIATO digital

Edição de 4 de Outubro de 2025 - Ano IX / LXXXII - N.º 2128 

PÃO DE VIDA

De como Américo Monteiro de Aguiar chegou ao Seminário de Coimbra

«Para assinalar o Centenário [1925-2025] da entrada de Américo Monteiro de Aguiar no Seminário de Coimbra, cuja admissão ocorreu em 3 de Outubro de 1925, importa rememorar de relance alguns passos significativos que precederam este acontecimento...»

DA NOSSA VIDA

Quero ser padre

«Naquele dia 3 de Outubro do ano de 1925, Pai Américo, ainda ao tempo o senhor Américo, modo como o viriam a tratar os seus companheiros do Seminário Maior de Coimbra, começava a concretizar o chamamento interior que o impelia para ser padre...»

CALVÁRIO


«... É imprescindível vislumbrar em cada doente o rosto de Cristo Pobre, sentir-se realizado no trabalho desenvolvido e aprender a cuidar-se...»

BENGUELA - VINDE VER!

Os dirigentes de amanhã

«É necessário continuarmos a colocar as bases do fundamento do edifício que estamos a construir, se quisermos que no futuro tenha suportes seguros...»

POBRES

«... Aflita por não conseguir comprar as vacinas para a sua bebé, o irmão falou-lhe de nós. Então, veio até cá trazendo a sua filha num carrinho coberto com um plástico...»

SINAIS

«Morreu o Neca. A todos os que o conheceram peço para ele uma oração. Foi ele o Chefe Maioral do grupo que comigo fundou a Casa do Gaiato de Malanje, Angola...»

DOUTRINA

A verdade é uma tal força que mesmo sem ser vista comove as almas

«... Fundamento da verdade que a nossa visitante vai espalhar na Dinamarca, entre os seus. Não se trata de palavras. Não temos aqui propaganda. Não se finge. A verdade é uma tal força que mesmo sem ser vista comove as almas...»

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • Parque de Lazer
  • Vindima
  • Silagem

MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

  • Centenário do Nascimento de Padre Carlos
  • Centenário da entrada de Pai Américo no Seminário de Coimbra
  • Partilhas e Contactos

BEIRE - Flash's

Um Culto, um Cultivo, uma Cultura...

«... ainda não chegamos àquele sonho que Pai Américo deixou exarado nas páginas d'O Barredo — não precisarmos mais nem de Casas do Gaiato nem de Calvário(s)...»