O GAIATO digital 

Edição de 14 de Junho de 2025 - Ano IX / LXXXII - N.º 2120 

DA NOSSA VIDA

Centenário

«Encontramo-nos a 4 meses da data em que lembraremos a entrada de Pai Américo no Seminário Maior de Coimbra (...) Foi em 3 de Outubro de 1925 que começou a sua formação em ordem a ser ordenado Padre...»

MALANJE


«... Kid, o nosso chefe maioral, tomou a palavra para explicar que esta é a Casa do Gaiato, destacando que aqui somos uma grande família, onde se promove sempre o protagonismo dos rapazes. Aproveitou para agradecer sinceramente o apoio dado...»

PÃO DE VIDA

A excelência do cristianismo

«... numa casa de parentes do Padre Américo, em Paço de Sousa, tivemos acesso a uma cópia autêntica de um trabalho apresentado por Américo Monteiro de Aguiar, como aluno do Seminário Maior de Coimbra...»

CALVÁRIO

«No passado dia 25 de Maio recebemos no Calvário os Gaiatos fundadores das Casas de África. Foi um encontro enriquecido pela presença do Padre Rafael, que cumpria mais um aniversário, data que partilha com a Fatinha...»

SINAIS

«... Foi-nos dada uma fazenda abandonada — árvores e capim. Entrámos devagarinho, afastando o capim, chegamos à lagoa! Um grande lago, ficámos encantados. Foi o primeiro contacto com a fazenda...»

BENGUELA - VINDE VER!

Maio e Junho

«... A nossa Casa foi escolhida para acolher o acto provincial das celebrações do Dia Internacional da Criança sob o lema; Criança protegida, Nação fortificada. O nosso salão de festas vestido de cores e luzes foi o palco da festa da criança...»

POBRES


«... Ele é que garante o sustento da família com o seu ordenado mínimo, mais o resultado de pequenos trabalhos de beleza feitos pela esposa. Vamos colaborar com eles, e ajudar a que deixem a casa provisória em que estão...»

PENSAMENTO

«Seja qual for a causa alegada para explicar a origem das guerras, nomeadamente a de hoje, a guerra está toda nisto: o Pão mal repartido. Toda a gente sabe; e tu idem. E até se sabe muito bem que depois destes tempos de delírio bélico, vem outra guerra maior; e assim por todos os séculos dos séculos, enquanto o fiel da balança não estiver aprumado. Toda a gente sabe, sim; e tu também. […] Bem podias repartir dos teus anéis, em boa paz. Podias e devias; mas não queres. Por isso ficas sem eles e sem os dedos, em guerras!»

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 3.° vol., 1999, p 83-84.

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • Visitas
  • Grão
  • Oferta
  • Tipografia

MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

  • Peregrinação Jubilar dos Frágeis
  • Lar do Gaiato de Coimbra
  • Reconhecimento
  • Partilhas e Contactos

BEIRE - Flash's

Em busca do nosso «original»...

«... Uma linguagem que, sendo social, não deixe de ser também evangélica. E, sendo evangélica, não deixe de ser também social. Com os avanços que as Ciências do Homem vão exigindo...» 

CALVÁRIO - Voz aos Doentes


«... No meu aniversário levaram-me à capela para a celebração da missa, já depois do jantar. Demos graças a Deus pela minha vida e pela vida que vivo com os outros membros do Calvário...»

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Oração sacerdotal

«A oração sacerdotal que Jesus proferiu antes da sua prisão é das expressões de amor mais belas saídas da Sua boca...»

ASSOC. ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES CENTRO


«Aproxima-se o nosso Encontro Anual. É no dia 29 de Junho. Antevemos um dia de alegre convívio...»