
À direita a nossa máquina offset que imprime O GAIATO
O GAIATO digital
Edição de 25 de Janeiro de 2025 - Ano LXXXI - N.º 2110
PÃO DE VIDA
Dos Estatutos da Casa de Repouso do Gaiato Pobre

«... A Obra da Rua nasceu há onze anos e teve por padrinho um estatuto dado pelo governador civil de Coimbra. Um outro estatuto, pelo governador civil do Porto. E o último, foi na Arcada, por um magistrado da Nação...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES
Esclarecimento

«... a conta bancária na Caixa Geral de Depósitos que o falecido Padre Acílio usava para sua maior comodidade, para efectuar os movimentos bancários dos donativos que recebia e das ajudas que dava, foi encerrada...»
CALVÁRIO

«... Vamos acolher neste ano de 2025 novos casos e fá-lo-emos de forma progressiva e de modo a que a interacção entre todos seja pacífica. Não esquecemos a vulnerabilidade dos membros desta comunidade...»
MALANJE

«... Percebemos que as Casas do Gaiato, no seu sentido mais original, não são possíveis devido às exigências das leis que, reduziram ao máximo as responsabilidades dos gaiatos nas casas e a possibilidade de oferecer uma estrutura familiar...»
DOUTRINA

«... A seguir ao altar e por complemento do Santo Sacrifício, têm de ser postas em prática as obras sociais da paróquia. Não certamente as mesmas em todas, mas sim as indicadas em cada uma. Elas são precisas...»
PENSAMENTO
Com quantias pequeninas, ajudamos o Pobre a resolver os seus grandes problemas. Damos-lhe a mão. Ajudar é o verbo cristão. É, mesmo, ajudando, que nós outros somos ajudados.
PAI AMÉRICO, O Barredo, 1974, p 135.
OS NOSSOS LIVROS

« ...O Padre Américo é uma figura cimeira da Igreja em Portugal, no século XX. Grande educador português e gigante da Caridade, foi o fundador das Casas do Gaiato, para rapazes abandonados e sem família, do Calvário, para doentes incuráveis, e do Património dos Pobres...»
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

- 85.º Aniversário da nossa Casa do Gaiato
- Agropecuária / Crisma de Rapazes
- Partilhas e Contactos
SETÚBAL
Hoje desceu do Céu para nós a verdadeira paz

«... somos os verdadeiros protagonistas da Casa do Gaiato e que para ela continuar de pé temos de a regar com amor e a proteger com todas as forças vindas da parte de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Pois, uma vez Gaiatos, Gaiatos para sempre!»
BEIRE - Flash's
Um 2025 sem descartes...

«... Aqui no Calvário, a "irmã morte" é "visita da casa" com certa frequência. Mesmo não me sendo já uma "estranha", eu precisei de ajuda para aprender a lidar com ela, aqui. Neste recanto do mundo, onde tudo o que se vê encanta, porque nos fala do que os olhos não veem...»