O GAIATO digital

 Edição de 11 de Fevereiro de 2023 - Ano LXXIX - N.º 2059

MALANJE


«... As Casas do Gaiato não acolhem exclusivamente crianças, mas seguindo o padrão familiar, procuram formar os Rapazes e posteriormente ajudá-los na sua integração na sociedade...»

DA NOSSA VIDA

Mãe

«... Quantos filhos que não o chegaram a ser porque não tiveram mãe! Mãe capaz de sofrer quando a vida isso pede, mas também mãe que confia e espera e, por isso, sempre alcança...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Quando as finanças souberam que ela possuía uma casa, vieram sobre ela com uma dívida de 18.000€ aproximadamente que o pai dos filhos dela, agora preso, contraíra pela internet em nome dela...»

SINAIS

«Pai Américo, naquele banco de jardim, em Paço de Sousa onde se costumava sentar, fechava os olhos e pensava nos rapazes e doentes. Rapazes sem família e sem pão. Doentes incuráveis...»

PÃO DE VIDA

Da Casa de Repouso à Casa do Gaiato

«... apesar da incredulidade de uns tantos, acabaram por ser lançadas as bases duma obra que, no seu género, é única em Portugal e tem uma inegável transcendência, quer no aspecto social, quer no aspecto educativo...»

CALVÁRIO


«... A peça é baseada num facto real: uma mulher que mata o filho à nascença. O drama de todas as mulheres será, também, da história de cada um de nós, das nossas forças e vontades, dos trajetos esquecidos...»

PENSAMENTO

Hás-de compreender que os Pobres são membros doridos do nosso corpo, legionários da penúria e do sofrimento, a quem devemos o justo salário dos seus trabalhos, se de facto queremos ser chamados amigos de Deus. Hás-de, sincera e humildemente, afligir-te de que eles não possam participar da tua abundância, nem sentar-se à mesa que desfrutas; e jamais considerar como coisa própria o pedestal da tua fortuna, que é acidente e nada mais.

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol., 5.ª ed., 1990, pg 37.

DOUTRINA

O povo canonizou um santo...

«O povo canonizou um santo no cemitério da Conchada, em Coimbra, num dia de chuva do mês de Janeiro de 1947. Lágrimas. Silêncio. Reverência. Tocava-se no caixão piedosamente. Fervorosamente. Morreu um santo: o senhor Cónego Júlio, do Seminário de Coimbra. Dias antes, estive à beira do seu leito, sozinho. Ele mandou-me fechar a porta. Conversámos. Cala-te boca! Vi a Eternidade!...»

Pelas CASAS DO GAIATO

BEIRE - Flash's

Para um Calvário Re+novado...

«... Parabéns, Sra Delegada do Ministério Público, a quem incumbe a delicada mas nobre tarefa de reparar o crime (de boa fé, mas crime...) de virem aqui, pegar em pessoas como quem pega em gado para mudar de estábulo...»

PAÇO DE SOUSA

  • Visitas
  • Museu
  • Patos
  • Donativos

MIRANDA DO CORVO

  • Escolas
  • Arranjos
  • Agropecuária
  • Partilhas e contactos

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Um Vicentino Exemplar

«Já aqui se falou dele como Vicentino Exemplar em crónicas anteriores e nunca é demais fazê-lo porque precisamos de ter sempre a guiar a nossa acção pessoas como estas que Deus coloca no nosso caminho para que nos sirvam de modelos de Amor ao Próximo. Trata-se do Sr. Manuel Carvas Guedes...»