
Berço de Pai Américo
O GAIATO digital
Edição de 18 de Outubro de 2025 - Ano IX / LXXXII - N.º 2129
Centenário da Matrícula do P. Américo no Seminário de Coimbra (1925-2025)
Caridade, acção e lucidez na obra do P. Américo Monteiro de Aguiar

«... A mesma coisa se pode dizer do fracasso da sua tentativa de se fazer frade franciscano. Como é possível que um homem com traços tão parecidos com o Pobre de Assis não tenha encontrado lugar na Ordem? Certamente, o problema estava na Ordem e não no candidato a frade!
Não falo já da história da sua vocação e do progressivo crescimento da sua obra assistencial. A história da sua vocação, que ele conta com a alusão um tanto brutal a uma "martelada" que o atingiu ou a sua nomeação para a sopa dos pobres, por não servir para mais nada ou por estar doente. A explicação está muito a montante de tudo isso.
Em todos os estudos que vi, há muitas coisas valiosas e há investimentos que honram os seus autores. Porém, no meu modesto entender, apenas um estudo teológico pode aproximar-se de uma compreensão global da sua personalidade e das coisas da sua história pessoal...»
PÃO DE VIDA
De como Américo Monteiro de Aguiar entrou no Seminário de Coimbra

«... Como fomos comprovando, foi muito difícil Américo de Aguiar chegar à porta do Seminário da Sagrada Família de Coimbra, perto dos 38 anos. Mas, foi na hora escolhida por Deus – 3 de Outubro de 1925...»
MALANJE

«O Bento veio buscar-me cedo para visitar as casas dos idosos. Tratava-se de um Lar construído há mais de dez anos para acolher avós abandonados. Cada habitação tinha dois quartos e uma casa de banho...»
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

- Centenário entrada Américo M. Aguiar - Seminário Coimbra
- Partilhas e Contactos
PAÇO DE SOUSA

- Centenário da entrada de Pai Américo no Seminário
- Pavões / Folhas
BEIRE - Flash's
O cu-curru-huhu... das rolinhas
«... com doentes e rapazes deste tipo, se não se reza, se não se ri e não se sonha com «mais vida e vida em abundância», para este mundo de hoje, aqui e agora, não há «hormonas da felicidade» que resistam...»
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
«Quando orardes, dizei:Pai nosso, que estais nos Céus...»(Mt6,9)
«Ao olhar para o que vai sendo a actividade regular da nossa Conferência, não sei porquê, veio-me à ideia a oração do Pai Nosso que Jesus propôs aos seus discípulos quando eles Lhe pediram para os ensinar a rezar...»
O NOSSO MANUEL PINTO

«Vai deixar muitas saudades, o nosso mais velho e amigo Sr. Manuel Pinto uma referência de várias gerações ao longo destes mais de 60 anos ao serviço da Obra.
Deixou-nos no dia 7 de Outubro com seus lindos 96 anos, grande obreiro com letra grande...»
