
O GAIATO digital
Edição de 20 de Novembro de 2021 - Ano LXXVIII - N.º 2027
DA NOSSA VIDA
Dos nossos Pobres

«... Destas e de tantas outras mulheres levando a cruz das suas vidas, quero ainda falar de uma jovem mãe de dois filhos, que quando era rapariga adolescente já nos visitava na companhia de sua mãe que vinha pedir ajuda...»
BENGUELA - VINDE VER!
O Amor passa em frente

«... A nossa comunidade caminha em linha ascendente. A situação agravada do abaixamento das condições de vida do nosso povo tem provocado a presença assustadora de menores abandonados nas ruas da cidade...»
MALANJE

«Este mês, começámos a construção das novas salas de aula para a Escola Prática de Formação Profissional Básica. A organização Manos Unidas comprometeu-se a ajudar-nos na construção das mesmas...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES

«Há muito que eu choro, gemo e grito que é preciso fazer casas e oferecê-las aos portugueses pobres, por uma renda acessível, de forma que se acabe com esta terrível humilhação da pobreza e a escandalosa exploração com rendas...»
PÃO DE VIDA
Alvará

«Nos anais da Obra da Rua, parece-nos pertinente e conveniente continuar a colocar em cima do alqueire (...) mais notícias de memórias que ajudem actualmente a conhecer melhor Pai Américo...»
DOUTRINA
Tal a força da Criança
«... A criança tem um poder formidável de atracção. Criança pobre, muito mais. Criança abandonada - isso nem se fala! Está no coração de toda gente. Não há ninguém que se não vergue...»
BEIRE - Flash's
- Quero-os perto de mim...
SINAIS

«... Lembro D. Margarida - a nossa última referência de uma Grande Mãe, nesta Casa. Recordo o que dela escreveu Pe Baptista, a quando da sua morte. Se o apanhava mais desesperado, lá vinha com o seu 'comprimido': - Sr. Padre, são estes os filhos que Deus nos mandou...»

«Se te disser que o nosso Calvário foi um lago de águas claras com margens de beleza?! Foi coberto por grande lona... Ficou fora o nosso cemitério, onde repousam novecentos doentes. Entrei lá no Dia de Fiéis Defuntos. Rezei e li mais uma vez a poesia da nossa amiga Lala, impressa numa laje de granito....»
PENSAMENTO
Antes, porém, de te decidires a abrir a mão, uma vez que eu peço para Pobres e é para eles que tu vais dar, desejo que consideres bem qual e quanta a Altíssima Pobreza de Jesus, porquanto a altura deste pensamento fará a dimensão da tua esmola.
Vê e medita, através do Evangelho, o Pobre Divino mai-la bendita Pobreza, comendo, com simplicidade, espigas no campo e peixe na praia; vestindo a túnica que a glória de Deus transfigura no Tabor e os soldados disputam no Gólgota; aceitando abrigo em muitas casas, hóspede em todas elas, porque peregrino no mundo. Pobre no comer, pobre no vestir, pobre no viver. Assim convinha que fosse Aquele que o Pai Celeste mandou evangelizar os Pobres. Assim foi e assim é.
PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 2.° vol, 5.ª ed., p 19-20.
OS NOSSOS LIVROS
Padre Américo - Itinerário vocacional

«A escolha do tema de investigação prendeu-se basicamente com a ausência de um estudo específico sobre o seu itinerário vocacional e a necessidade de desfazer equívocos. O Padre Américo anunciou uma autobiografia antes da viagem que fez a África, em 1952. Ao embarcar no paquete Quanza, em 29 de Julho, estava no prelo O Barredo. Sobre o livro de memórias, disse então: «A bordo, tratarei de um outro. Outro breviário. Por isso o seu formato será de algibeira.
[...] O livro vai ser uma apologia da presença e do governo do mundo, por um Deus Pessoal e Operante. Vai proclamar mais uma vez o mistério da nossa liberdade a lutar com a Graça. Vamos ver todos o Pastor; o Bom Pastor a conduzir, a escolher pastagens, a curar, pegar ao colo, chamar pelo nome. E isto - muitas vezes e sempre, e a cada uma - até ao fim! [...].
[...] E até, porque Deus assim o permite, acontece que vou pôr os pés nos sítios aonde a luta começou! Mirabilis Deus!» - Da Introdução, P.e Manuel Mendes.
Podem pedi-lo pelo telefone 255 752 285, e-mail: geral@obradarua.pt ou directamente no site: www. obradarua.pt
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO

- Agropecuária
- Partilha e campanha de assinantes d'O Gaiato
- Arranjos
- Contactos
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

«A breve crónica de hoje é só a propósito de situações que nos vão acontecendo e cujos detalhes não interessa estar aqui a expor que têm que ver com o agradecimento pela ajuda que prestamos às pessoas de quem cuidamos...»