O GAIATO digital

Edição de 28 de Agosto de 2021 - Ano LXXVIII - N.º 2021

BENGUELA - VINDE VER!

O valor do trabalho

«... Hoje temos um grupo grande de rapazes que trabalham no campo. Têm sobre o seu cuidado dois hectares de milho, que à vista promete uma boa colheita...»

DA NOSSA VIDA

Vida

«... A natureza é um livro aberto onde o ser humano, único ser criado dotado de consciência, pode ler a escrita do Criador e escrever nela...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... A falta de casas para morar neste País, é um clamor que atinge uma boa parte da sociedade em geral e, de modo muito grave, as classes mais pobres...» 

MALANJE

«... Praticamente todos os dias aparecem rapazes: um é trazido por um familiar, outro por uma religiosa, outro vem sozinho, outro não sabemos como entrou...»

PENSAMENTO

«Vai dizer a João Baptista que os Pobres são evangeliza­dos» - o sinal do Messias, dado por Ele mesmo. Ai que se tu soubesses como é lindo o Evangelho dos Pobres, pregado no meio deles, a viver com eles, a pedir para eles; se tu tivesses a experiência da Força estupenda que este Evangelho tem, que, sem mexer nada, lança por terra tantos montes e comove tantos corações; se conhecesses este tesoiro escondido aos olhos do mundo - havias de deixar que os mortos enterrassem os mortos e vinhas comigo evangelizar os Pobres, no meio deles, a pedir para eles! Os montes caminhariam à tua frente e tu, silencioso, com a chave do mundo na mão, cantarias vitória.

PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 1.° vol, 5.ª ed., p 316-317.

SINAIS


«... Se é triste não ter onde viver, também é muito triste não ter onde morrer. Pensando neles - Pai Américo abraçou o seu canto de cisne...»

PÃO DE VIDA

Do Venerável Padre Américo

«... Eis, então, que no dia 16 de Julho de 1956, pelas 6 horas e cinco minutos, Deus quis assim chamar Américo Monteiro de Aguiar à Sua presença...» 

DOUTRINA

Hoc fac et vives

«... Ouvi-O dizer novamente por palavras misteriosas: «Sim; faz como fez o Samaritano e viverás». Ora o que importa no mundo é viver, não de qualquer maneira, mas sim como o Mestre manda que se viva...»

BEIRE - FLASH'S

Nem sujo, nem por limpar...

«... Pela voz das crianças... Aquela ideia bíblica de que, muitas vezes, Deus nos fala pela voz das crianças sempre me tocou e continua a tocar.. Até porque, hoje, tenho maior facilidade de ver e ouvir em tudo esse "Deus da Vida" que a todos habita...»

Pelas CASAS DO GAIATO

JORGE FERREIRA DA SILVA «AREOSA»

«Cada vez que falava na Casa do Gaiato, um brilho surgia nos seus olhos e memórias eram contadas até chegar à hora de eu ir para casa. Memórias essas que serviam de ensinamentos, lições de vida, motivo para rir e até mesmo para matar as saudades...»

PAÇO DE SOUSA

  • Tipografia
  • Pomar
  • Praia
  • Vacinas

MIRANDA DO CORVO

  • Férias de Verão
  • Saúde
  • Arranjos
  • Agropecuária
  • Campanha de Assinantes d'O GAIATO

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

As cinco virtudes da Espiritualidade Vicentina 

«... Temos que ser simples e humildes para os cargos que ocupamos não sejam os "nossos" cargos, as ajudas materiais e outras que distribuímos não sejam as "nossas" ajudas, as pessoas que ajudamos não sejam os "nossos pobres"...»