
O GAIATO digital
Edição de 19 de Junho de 2021 - N.º 2016 - Ano LXXVIII

BENGUELA - VINDE VER!
A alegria do Afonso
«As pessoas quando nos visitam perguntam às vezes pelo «Afonso»; tornou-se conhecido e destaca-se pela marca da sua delicadeza...»

DA NOSSA VIDA
Pobrezas
É uma família que acompanhamos há muitos anos, que sempre teve carências de tudo - para nós, acompanhar é partilhar. Apesar das suas carências conseguiu manter-se unida...
DOUTRINA
A solidariedade do Pobre!

«Há dias, assomei à Estação Nova, casualmente em maré de grande angústia: Certa mulher do povo, com dois gémeos ao colo, queria ir para Lisboa ao encontro do marido e não tinha o dinheiro da passagem. Os carregadores rodearam-me:
- Acuda à Pobre....»

MALANJE
«Há alguns meses recebemos a visita de um dos ministros do Governo para assuntos económicos que nos perguntou quais eram os projectos que tinha a nossa Casa do Gaiato de Malanje.»

SINAIS
«As obras do nosso Calvário vão em bom ritmo. As camaratas das senhoras e as dos homens foram transformadas em quartos. Quartos de três, de duas e de uma cama - com os respectivos quartos de banho...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... A mãe dos cinco filhos abandonada pelo marido há dezassete anos, recebeu de seus pais, pescadores, uma casa, cuja cozinha ficou quase destruída pelo desertor e assim continuou até à minha visita...»
PÃO DE VIDA
Do Venerável Padre Américo

No sentido de contextualizar o âmbito da obra literária do Padre Américo, justifica-se plenamente que sejam elencadas de relance várias referências de autores nacionais e estrangeiros, que surgem nos seus escritos, e atinentes ao seu percurso interior. Contribuem para sublinhar a sua boa formação intelectual e enquadrar a largueza de horizontes, nomeadamente eclesiais, literários e filosóficos.
PENSAMENTO
A maior prova de que o Amor basta para realizar obras, está nesta nossa Obra. «Um arranha céus social», como vem a dizer na carta de um sacerdote. Apesar dos que ostensivamente não dão para ela e, até por causa desses, ela é um gigante em marcha a dizer que não à doutrina do século e que sim à do Evangelho.
PAI AMÉRICO, Notas da Quinzena, p 139

14 Julho, quarta-feira
• 17h - Acolhimento e oração nas Alminhas Padre Américo, em Campo - Valongo.
• 18h - EUCARISTIA, na Igreja Paroquial de S. Martinho do Campo, presidida pelo Padre João Pedro Bizarro, Pároco e Postulador da Causa de Beatificação do Venerável Padre Américo.
16 Julho, sexta-feira, Nossa Senhora do Carmo
• 11h - EUCARISTIA, no Hospital de Santo António, no Porto, presidida pelo Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda.
17 Julho, sábado
• 11h - Conferência PADRE AMÉRICO - MÍSTICO DO NOSSO TEMPO, no Seminário de Coimbra, pelo Padre José da Rocha Ramos, pároco de Alvarelhos, Covelas e Guidões (Diocese do Porto).
• 12h - EUCARISTIA, presidida pelo Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes.
Organização: Postulação da Causa de Beatificação do Venerável Padre Américo e Obra da Rua - Obra do Padre Américo
______________________________________________________________________
NOVOS ASSINANTES

Todos os caminhos são bons para tomar a decisão de se tornar assinante d'O GAIATO.
Uma nova assinante que nos diz «conheço a vossa Obra, que muito admiro, um tio meu já era assinante», decidiu-se, «agora passei aos actos... O GAIATO, que gosto sempre muito de ler, pedia-vos o favor de o passar a receber em casa.»
Também uma graça recebida por intercessão de Pai Américo, foi motivo para uma nova assinatura: «agradeço me inscrevam como assinante.»
Sempre uma palavra nova, o nosso Jornal continua a cativar novos leitores e assinantes.
Os Rapazes da Administração
OS NOSSOS LIVROS

«Ele era a hora de começar a reimprimir o «Pão dos Pobres», cujos três volumes há muito esgotaram, em muitas edições; era a hora de começar, sim, mas nós três resolvemos outra coisa: dar à estampa «O Barredo». (...) Isto não significa que o assunto do «Pão dos Pobres» esteja antiquado. Não está. (...) A semelhança dos Barredos é flagrante, tanto faz Coimbra como Porto ou Lisboa, que são estes os que melhor conhecemos. Um caso do momento traz-nos imediatamente à memória outros distantes, em tudo iguais. Exemplo: Pareceu-me estar em Coimbra quando, ontem, na Fonte Taurina, entro de manhã num cubículo onde três criancitas pediam café à mãe. Parecia Coimbra - e não era. Estava no Porto, mas naquela terra, naquele tempo e àquela hora quantos quadros semelhantes! Por isso sairá «O Barredo», no lugar do «Pão dos Pobres».
Podem pedi-lo pelo telefone 255 752 285, e-mail: geral@obradarua.pt ou directamente no site: www. obradarua.pt
NOVO LIVRO
Sinais

Senhor, // A minha ânsia é corrente // A caminho do mar.
É corrente que esborda e fecunda por onde passa, num percurso todo ele primaveril. Sinais que ficam naquele lugar próprio onde o diálogo do silêncio estabelece o Princípio do Tudo - Altar e Vida - como dom; e extravasa para cada leitor com abertura de coração.
São Teus passos, // No caminho, que me leva // Onde anseio chegar.
Leva-nos Padre Telmo também. E tudo dito nesse estado permanentemente sussurrante onde o dom floresce - e transcende.
«... Porque é um ser que se comunica pelo que escreve e sobretudo pelo que é.» (...) «Ele é o verdadeiro sinal para os que temos o privilégio de o conhecer e aprender com ele. Mas como todos os sinais não aponta para si. A realidade que sinaliza é outra: o seu amigo Jesus. Quantas vezes ouço esse murmúrio, esse mantra, Jesus, Jesus, Jesus! O nome santo repetido vezes sem conta na despedida da capela. O resto é silêncio e como é bom perceber que tudo ACONTECE assim.» (Do Prefácio, José Alfredo).
Podem os Leitores e Amigos pedi-lo pelo telefone 255 752 285, e-mail:
geral@obradarua.pt ou directamente no site:
www. obradarua.pt
Pelas CASAS DO GAIATO
FALANDO DE MIM

Olá, sou o Fajo. Tenho 8 anos e vim da Guiné com o meu pai. Faço anos no dia 2 de Janeiro. Gosto de jogar Futsal com as outras equipas. Gosto de vestir a camisola do Gaiato. A minha equipa é o Sporting e a Casa do Gaiato. Gosto de Jesus.
Fajo

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Para se cuidar dos pobres não se pode ser pobre em colaborar
«... Uma Conferência Vicentina e um pároco a colaborem podem fazer muito bem ao próximo...»
BEIRE - Flash's
A Magia do ATC, no Calvário...
«... Foi a ISSO que chamaram de ATC - o Amor Terno e Carinhoso...»