O GAIATO digital

Edição de 22 de Maio de 2021 - N.º 2014 - Ano LXXVIII

PELA  CASA DO GAIATO DE SETÚBAL

«... o desafio que se nos impõe é cada vez mais, na senda da tradição do projecto formativo da Obra, que todos possam expressar as suas opiniões e se sintam plenamente implicados neste caminho...»

MALANJE

«A semana passada precisamos fazer compras no Mercado e reparei num grupo de crianças que saía dos montes de lixo com uma saca. Colocaram-se à sombra duma garota e começaram a retirar restos de bananas, abacate...»

PENSAMENTO



A ordem das obras de Misericórdia começa pelo dar de comer a quem tem fome; e, quando na hora derradeira, o Justo Juiz vier «em glória e em majestade» dar a cada um aquilo que lhe pertence, nessa hora, digo, o castigo ou a recompensa há-de girar à volta do dar de comer.


PAI AMÉRICO, Pão dos Pobres, 1.° vol, p 334..

DA NOSSA VIDA

Vida

«... Também em nossas Casas em território Luso, se deu esse grande decréscimo no número de Rapazes que compõem as nossas comunidades. Muito gostaríamos que não fosse assim...»

BENGUELA - VINDE VER!

O amanhã vai chegar

«... A nossa vida é marcada pelas mais variadas facetas com pendor sempre educativo. Tudo o que é feito dentro dos nossos muros que seja só e somente com a finalidade de educar...»

PÃO DE VIDA

Artista das Palavras

«... Nas suas pregações e comunicações, pela simplicidade e pelos fundamentos evangélicos, o Padre Américo sabia cativar quem o escutava e apelava fortemente à justiça e ao amor ao próximo, com situações concretas do seu quotidiano de Recoveiro dos pobres...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Entre as pedintes, apareceu-me uma mulher com duas crianças, uma menina de colo e outra já a correr. A mãe, com vinte e sete anos, já deu à luz cinco filhos e não é cigana. O progenitor foi para casa da sua mãe, não quer trabalhar...»

SINAIS

«... O nosso Calvário era um roseiral. P.e Baptista cuidava. - Tem que fazer obras -, disse uma autoridade. Elas terminam em Setembro. Prometeram devolver os nossos doentes - nossas rosas. Esperamos...»

OS NOSSOS LIVROS

«E se eu encastoasse muitas cartas neste número, a matizar? Tenho tantas! Recebo tantas, todos os dias! São desabafos. São necessidades do espírito. Revelações. Coisas escondidas no fundo das almas, trazidas à tona pela leitura d'O Gaiato.» «Encastoou.» Quantas edições do nosso jornal se compuseram com abundância destas «revelações» feitas pelos Leitores! Há números com «Uma carta», «Outra carta», «Ainda outra carta». Às vezes saíam várias sob um só título: «Cartas». (...) A profissão de Fé de Pai Américo sintetiza a riqueza espiritual do presente livro: ele é um argumento deste ponto do nosso Credo.»

Podem pedi-lo pelo telefone 255 752 285, e-mail: geral@obradarua.pt ou directamente no site: www. obradarua.pt

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • Parque
  • Biblioteca
  • Tipografia
  • Futsal
  • Campo

MIRANDA DO CORVO

  • Agropecuária
  • Arranjos
  • Campanha de assinantes d' O GAIATO
  • Contactos

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Que cada freguesia cuide dos seus Pobres

«Nas últimas semanas na nossa Conferência Vicentina temos avançado com obras de melhoria e de reparação de algumas casas do Património dos Pobres...»

BEIRE - Flash's

O Dia da Mãe, no Calvário...

«... Um Calvário - palavra tirada do Evangelho - não é de quem o governa. É de quem o ama. Por pensamentos, palavras, actos e omissões...»

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DE ÁFRICA

António Augusto Pereira de Almeida «Mineiro». Veio para a Casa do Gaiato de Paço de Sousa em 1955, com 7 anos, e partiu para a eternidade na madrugada de 3 de Maio, após doença prolongada, com 73 anos.

Foi dos escolhidos para fundar a nossa Casa do Gaiato de Benguela, onde casou. Com a independência, regressou a Portugal, tendo trabalhado como guarda prisional em Monsanto.

À esposa, filha e restante família, vão profundos sentimentos de toda a família gaiata, em especial dos Antigos Gaiatos de Benguela.

Descansa em Paz, Amigo!

João Evangelista