O GAIATO digital
* Os caminhos da nossa Casa do Gaiato de Malanje estão renovados. Mais limpos e bonitos. *
Edição de 26 de Setembro de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1997
DA NOSSA VIDA
Encontros

«... As vocações para o serviço humanizador do mundo nascem no coração de Deus e comunicam-se ao coração dos escolhidos. Deste modo nascem as Obras humanas de sabor divino, e os seus executores são felizes na sua doação...»
BENGUELA - VINDE VER!
Regresso às aulas em tempo de pandemia

«... Os mais crescidos são responsáveis e têm mais noção sobre a prevenção através do distanciamento entre as pessoas. As crianças são inocentes e muito ligadas umas às outras pelo afecto que lhes é característico...»
PÃO DE VIDA
Padre Américo e a pediatria

«... Sendo preocupante a saúde das crianças em Portugal, entretanto, deu-se um verdadeiro acontecimento pediátrico, que teve lugar em Lisboa, em Novembro de 1952: O I Congresso Nacional de Protecção à Infância, que constituiu, sem dúvida, um notável acontecimento no nosso meio técnico...»
MALANJE

«...Aqui, como em todos os lugares, há muito que fazer..., mas não podemos esquecer que viver continua a ser o maior esforço. O sentirmo-nos em casa relativiza tudo e colocamos as coisas no seu lugar...»
DOUTRINA

«... O pregador, sem ninguém contar, chama pelas crianças, em cujo número estava eu. Manda-nos colocar juntinhos ao pé do altar principal e ali pergunta a Deus e quer saber que mal tinham feito no mundo aquelas crianças...»
SETÚBAL

«... Alguém me recomendava que fosse para o interior do País, onde a vida dura poderia ser escola e ascese que leve uma mulher a dar-se assim aos meninos e aos Rapazes, carentes deste pilar humano e grandioso que é a Mãe...»
BEIRE
Flash's tudo é Mágico com v...

«... O Calvário é uma Obra-sítio onde os homens podem amar ao seu semelhante como a si mesmos. Ora, nós - assalariados ou voluntários - somos os/as homens/mulheres a quem está confiada essa nobre missão - amar os nossos padecentes...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES

«O Património desta quinzena debruça-se fundamentalmente sobre os injustiçados. Todos os pobres o são. Até os que não trabalham ou porque ninguém os educou ou coagiu e se habituaram à inércia, à pedincha e ao roubo...»
PENSAMENTO
Ora a verdade toda está em que o fundamento do Cristianismo é a renúncia. Jesus Cristo foi o pregador da renúncia que ensinava, praticando-a. Ele mesmo. Praticar a renúncia todos os dias; fazê-lo por amor do Mestre, até nas coisas que nos são lícitas, isso chama-se, e de facto é, ser católico praticante.
Padre Américo, Notas da Quinzena, pp 45-46.
Pelas CASAS DO GAIATO
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

«... A prática vicentina básica da "visita domiciliária" é o esforço para se conhecer o melhor possível e in loco a situação das pessoas que precisam de ajuda...»