O GAIATO digital 

* Os nossos Rapazes de Benguela também são atraídos pelo mar. Este, um mar sereno. *

Edição de 15 Agosto de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1994

DA NOSSA VIDA

Virtudes

Eu gosto do mar. Não é por ser marinheiro; é o Infinito. (Pai Américo)

«A vivência de forma heróica das virtudes evangélicas por Pai Américo, reconhecida pelo Santo Padre Francisco, é um modelo e um estímulo apresentado pela Igreja a todos os discípulos de Jesus Cristo que, embora cientes da própria fragilidade em atingir tal estado de perfeição de vida, não podem desistir de procurar dar-lhes concretização em apontamentos da existência...»


PÃO DE VIDA

Da Figueira da Foz

«... No Verão de 1936, antes de outra Colónia de Férias dos garotos da baixa de Coimbra, em S. Pedro de Alva, na sua coluna no Correio de Coimbra, o Padre Américo organizou uma excursão inolvidável de miúdos pobres à Figueira da Foz - onde gente com mais posses ia a banhos -...»

MALANJE

«Depois de quase um ano, regressámos a Angola; como é costume dizer-se: voltámos a Casa... 

Ao chegar ao aeroporto de Luanda, levaram-nos à área militar, onde nos esperava o pessoal de saúde, polícia de imigração e o autocarro para nos transportar...»


PENSAMENTO

Fiel ao teu mandato e ao meu propósito, deixei uma camisa de flanela nas mãos da Maria cancerosa e levei outra ao pátio onde habita o pequeno «lindo como o sol aceso», tendo-a deixado ficar à mãe dele: «Ai, meu senhor, que eu não posso pagar!» Dá sempre assim a quem não pode retribuir; e o nosso bom Deus será a tua recompensa - e que recompensa!

Pai Américo, Pão dos Pobres, 3.° vol., pg 73.


VINDE VER!

Depois da sementeira vem a colheita

«... A liberdade para lançar a semente à terra deve ser acompanhada de grande responsabilidade para que um dia a colheita possa ser abundante. Aquele que semeia deve, em primeiro lugar, estar consciente da qualidade da semente e do solo em que confia para poder assegurar-se de que não trabalhou só para dar de comer às aves do campo; "cada qual colhe conforme aquilo que tiver semeado"...»

BEIRE



«... O que mais me toca em Pai Américo é a sua incansável busca da sintonia com a realidade social do seu tempo. No respeito pela Lei e na ousadia de um PRO+feta que ausculta o querer de Deus para o Seu povo eleito - os desprotegidos da sorte. Busca, sofre, porque nem sempre encontra logo à primeira...»


DOUTRINA

EU QUERO OUVIR O EVANGELHO DA BOCA DOS POBRES


«... Iam-se fazendo horas; eu não tinha ido ali para ver barcos. Levava, até, uma grande missão: como tivesse dito aqui há tempos, de uma mulher idosa que fora criada de servir e hoje é minha visitada, aconteceu que uma criada de servir me confiou metade do seu ordenado para ela! E eu desobriguei-me da missão. Estava ela na enxerga; ao pé a sua irmã. Falam à moda de Resende. Demorei-me mais do que o costume; Era missão...»

Pai Américo


Pelas CASAS DO GAIATO


CRÓNICAS DOS RAPAZES


MIRANDA DO CORVO



  • Padre Abraão
  • Padre João Veríssimo (na foto ao lado)
  • Campanha de Assinantes

PAÇO DE SOUSA


  • Visitas
  • Horta
  • Férias de Praia
  • A nossa Aldeia
  • Carpintaria

BENGUELA


  • Desporto
  • Trabalho
  • Oficinas
  • Escola
  • Vacaria

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO CENTRO



«... Há já saudades do reencontro e do convívio próximo... Teremos à disposição alguns livros PADRE HORÁCIO - Crónicas Escolhidas e Documentário fotográfico para que possam ser adquiridos por quem o desejar...»

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

«... Hoje vamos aqui registar outras ajudas que queremos agradecer. Julgamos que na altura em que isso aconteceu demos aqui conta de uma habitação que a Casa do Gaiato doou para serviço dos pobres da paróquia para assinalar desta maneira a comemoração de um acontecimento muito importante na vida do Pai Américo...»


LAR DO PORTO



«É de conhecimento de todos nós, que ao longo deste ano a nossa vida tem mudado, e muito. Antes de continuar queria deixar-vos, com esta pequena reflexão...»