O GAIATO digital
* O mar da Azurara espuma de vida com a presença dos nossos Rapazes *
Edição de 4 de Julho de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1991
DA NOSSA VIDA
Pai Américo

«... Pai Américo não foi essencialmente um filantropo ou um altruísta. Ele foi um cristão de «virtude comprovada», como reconheceu o Papa Francisco ao declará-lo Venerável, que viveu num nível de heroicidade as Virtudes...»
PÃO DE VIDA
Um apelo de uma mãe

«... Na verdade, servir os pobres com amor afectivo e
efectivo, como expressou S. Vicente de Paulo, vai no seguimento do mandato
e da amizade de Jesus: Já não vos chamo servos, mas amigos [Jo 15, 15]...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES

«Está comigo, nesta Casa de Setúbal, o nosso P. Rafael. Veio para ser uma presença paternal nos tempos em que eu estivesse ausente, por causa da operação à anca. Como esta foi adiada e eu ainda não sei quando se realizará, ele permanece comigo e tem-me proporcionado uma convivência muito agradável pela sua posição humilde e alegre e pelo testemunho vivo da sua entrega aos pobres...»
MALANJE
«Há dias, aqui em Setúbal, uma senhora muito amiga da Obra da Rua e leitora assídua d'O GAIATO, perguntou-me pela minha saúde. Há pessoas que só têm uma ligeira ideia de como me encontro neste momento. Então, para essas, pensei em publicá-lo...»
VINDE VER!
O novo normal

«... Fazendo recurso ao adágio popular "barco parado não ganha frete", enquadra-se perfeitamente naquilo que está a acontecer a muitas famílias, onde o pão-de-cada-dia depende de cada um dos dias em que os membros responsáveis pela família abandonam a casa e saem para a labuta...»
BEIRE
Obrigado, Américo, "nosso" Venerável!...

«...Obrigado pelo tanto que marcaste a minha juventude.
Capaz de, ainda hoje, passados já 64 anos depois da tua partida do meio de nós,
sonhar também dar a vida a favor da Obra da Rua. A tua obra (que não
é tua, mas obra do Deus/Abba a Quem deste a tua vida!) não pode morrer
por falta de padres...»
SINAIS
«... Os mais velhos ainda recordam a D. Sara que acompanhava sempre nas praias e a D. Áurea, no tratamento dos doentes. A D. Sofia, a quem gostavam de fazer partidas. Ela deu tudo à obra - a própria vida. A seguir a D. Virgínia e D. Hortense...»
DOUTRINA

«Desejo desde já informar os meus leitores que neste lugar a palavra Barredo significa a cintura de casebres que se estende à beira rio desde os arcos de Miragaia ao Monte do Seminário. É o esgoto da cidade...»
COMEMORAÇÃO DO 16 DE JULHO

Desafiamos os nossos Leitores e Amigos a postarem um Pensamento do Venerável Pai Américo, no dia 16 de Julho, no Facebook da Casa do Gaiato (facebook.com/Casa.do.Gaiato) - uma singela forma de comemorarem o aniversário do seu nascimento para o Céu, este ano celebrado de forma atípica, devido à pandemia.
PENSAMENTO

A verdadeira hierarquia não destrói a igualdade baseada, como é, na identidade do ser. As categorias do Universo dão beleza ao mundo, como as sociais dariam justiça aos homens se estes se não afastassem e tomasse cada um o seu lugar.
Padre Américo, Pão dos Pobres, 3.° vol., pg 97.
NOVO LIVRO
Padre Horácio - Crónicas Escolhidas e Documentário Fotográfico

No seu primeiro texto n'O GAIATO [o Padre Horácio] faz a notícia da doença e morte do seu Gaiato Zé Brio. Este é como que o prelúdio para toda uma vida dedicada aos que mais sofrem.
Deu-se conta da vida de muitos mergulhada na miséria, numa condição mais degradante que a de uma situação de pobreza; afligiu-se com os pobres sem casa, pegando o testemunho deixado por Pai Américo - o Património dos Pobres - calcorreando repetidamente todo o País; rejubilou com a maternidade heróica de mães a cujos filhos deu a paternidade espiritual e tudo o que humanamente careciam, que os pais progenitores lhes negaram. Este olhar estendeu-se ao longo dos seus quase 50 anos de sacerdócio sobre muitos outros, mas também sobre as venturas e desventuras da juventude com que tanto simpatizava (fez escutismo na idade juvenil), sobre a família e suas vicissitudes, sobre os doentes abandonados que visitava, sobre os Amigos que comungavam com a Obra, e sobre outros aspectos da vida social carentes de fraternidade.
Com este pequeno levantar do véu que envolve este, como todo o livro que ainda não foi explorado, pretende-se dar uma contribuição para a hermenêutica dos retratos nele revelados. Esta publicação, ocorrendo no mês de Maio de 2020, contém só uma parcela dos textos que estão registados nas várias edições do Jornal O GAIATO, desde 1950 até ao ano 2000, deve-se ao simbolismo desta data, na qual se completam 20 anos sobre a passagem de Padre Horácio desta vida para a Vida. É com muito entusiasmo que a Editorial Casa do Gaiato promove esta edição, a qual vem pôr no velador o que não deve ficar sob o alqueire.
Da Apresentação, Padre Júlio
Já anda nas mãos de muitos amigos que quiseram ser da primeira hora e está pronto a ser
enviado a quem no-lo queira solicitar pelo telefone: 255752285 ou pelo e-mail:
geral@obradarua.pt - e os seus Amigos
com certeza não faltarão à chamada.
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO

- Saúde
- Desporto
- Música
- Arranjos
- Campanha de assinantes
Rapazes de Miranda
ASSOCIAÇÃO A. GAIATOS E F. NORTE

- O evento do Dia de Pai Américo não se vai realizar
- Assembleia Geral Ordinária da Associação