O GAIATO digital

* Eles, sempre prontos e especialistas na boa cozinha *

Edição de 6 de Junho de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1989

SETÚBAL

Imploração de mães

«Peço pela terceira vez, à espera que alguém me ouça. Para ser mãe em nossa Casa qualquer senhora, com cariz maternal, pode responder. Não importa o seu estado de vida: solteira, viúva ou divorciada, contanto que seja uma pessoa livre e com vontade de se dar a Deus, confiante na sua bondade infinita...»

VINDE VER!

Eles no campo

«Vejo crescer, com esperança, o verde do nosso terreno, outrora zona de depósito de lixo, terra batida e calcada por gente desconhecida. O nosso tractor desbrava a terra de um ponto ao outro, preparando a cama onde serão deitadas as sementes...»

MALANJE

«... Em nossa Casa do Gaiato de Malanje, continuamos confinados e os trabalhadores concentram todos os trabalhos na Carianga, apenas a carpintaria está aberta. Os Rapazes continuam a dedicar as manhãs ao trabalho e as tardes ao estudar...»

SINAIS

«Morreu o senhor D. Óscar Braga, Bispo de Benguela - que o Senhor lhe dê a Sua Paz. Quando fomos para Malanje, ele era lá sacerdote e foi sempre o nosso amigo e amparo. Eleito Bispo, foi para Benguela e lá continuou a ser o nosso amparo...»

DA NOSSA VIDA

Árvores e arbustos

«... Este mundo é composto de muitas árvores e arbustos. Se transpusermos para a humanidade esta forma de ser e de estar, facilmente veremos a beleza em cada indivíduo, se ele corresponder aos atributos com que a sua natureza o dotou...»

PÃO DE VIDA

Frei Bernardo da Anunciada - Da Universidade para o claustro

«... Num certo paralelismo, é de referir que Bernardo de Vasconcelos deixou a Lusa Atenas em fins de Maio de 1924, para rumar a um mosteiro beneditino na Galiza. E Américo Monteiro de Aguiar chegou a Coimbra no início de Outubro de 1925...»

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Bem gostava que se tornasse realidade as promessas da última campanha eleitoral: - acabar com a extrema pobreza. Esta gente que se implantou com todos os luxos e vive rodeada do que há de melhor, saberá o que é a extrema pobreza?...»

DOUTRINA

«... Subi ao derradeiro andar. É um tuberculoso. Tinha ido ontem a enterrar, um que naquela maré ia procurar e é muito possível que me informem na mesma, na próxima visita que faça a este...»

BEIRE

Flash's da quinzena!...

«... um jeito muito ao jeito de Pai Américo... De coisas de nada, quase a parecer ridículas, logo lhe nascia uma crónica, de estilo realismo visualista, mas capaz de mexer fundo com as tripas da gente. Boas para meditar e mudar-nos por dentro...»

NOTA DA REDACÇÃO

O novo livro tem 384 páginas cheiinhas de vida e dá conta de uma vida plena que Padre Horácio foi distribuindo pelos seus Rapazes da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, pelos Pobres que o procuravam e por aqueloutros que ele encontrava pelos caminhos - ao longo de cinquenta anos. Nas colunas d'O GAIATO verteu suas dores, seus problemas, suas esperanças de um mundo mais humano e compreensivo com os problemas dos nossos semelhantes... É um apanhado dessas crónicas quea Editorial Casa do Gaiato leva aos seus Amigos e Leitores que no-lo queiram encomendar pelos meios habituais, telefone: 255752285;    e-mail: geral@obradarua.pt

Pelas CASAS DO GAIATO

MIRANDA DO CORVO

  • Campanha de assinantes
  • Carlos Gonçalves
  • Irmã Marta


PAÇO DE SOUSA

  • Jardins
  • Animais
  • Tipografia
  • Ensaios
  • Campo

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO CENTRO

«... As novas condicionantes de vida alteraram os nossos planos, impedindo que realizássemos a Celebração Evocativa do vigésimo aniversário da passagem do nosso Padre Horácio para o Reino da Glória, agendada para maio...»

CARLOS GONÇALVES

«Pai, cresci contigo do meu lado preparando-me para a vida. Mas para a tua partida, não houve nada nem ninguém capaz de me preparar... O Pai deixou um vazio muito grande na minha vida, um espaço que ninguém poderá preencher jamais...»