O GAIATO digital
* Em tempo de confinamento nada melhor que o futebol para distrair e manter a forma *
Edição de 23 de Maio de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1988
VINDE VER!
Nova maneira de estar

«... Em nossa casa a vida é comunitária e os actos são de igual modo de natureza participativa. Estamos a observar as medidas de prevenção. Os rapazes andam mais isolados, cada qual cumprindo a sua obrigação...»
Padre Quim
DA NOSSA VIDA
O essencial

«... Como há cerca de 80 anos ficou dito, «O essencial é invisível aos olhos» (Antoine de Saint-Exupéry). Por isso, o homem aprenderá a desenvolver a sua dimensão espiritual, do que passará a atender mais às carências dos outros.»
Padre Júlio
MALANJE

«Desde o início do confinamento em Angola, devido ao Covid19, há a impossibilidade de qualquer padre se poder deslocar de Portugal à nossa Casa do Gaiato de Malanje. Fomos forçados a implementar comunicações através das redes sociais...»
Padre Rafael
PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... O P. Américo apaixonado por Cristo escolheu os pobres, como via, para chegar a Ele. Aliás é uma opção do próprio Jesus Cristo: Ninguém vai ao Pai senão por Mim e a Mim só aquele que não rejeita os mais pequeninos, o mais pobre, o abandonado, o preso ou o doente...»
Padre Acílio
PENSAMENTO
Caía a tarde quando entrámos na casa da Doente. Tudo ali são dores. Dor de quem fala, dor de quem escuta. A dor é mestra. Ai dos homens que nunca sofreram! Estivemos ali algum tempo, tendo regressado a Casa pelo caminho mais perto, com medo da noite. À Casa do Gaiato. À Aldeia do Rapazes. A irradiação quase universal da sua luz vem destas visitas aos Pobres.
Pai Américo, O Barredo, pg 39.
PÃO DE VIDA
Bernardo de Vasconcelos - De Marvão a Coimbra

«... Bernardo de Vasconcelos, monge e poeta místico. Foi estudante em Coimbra e Deus chamou-o ao Ideal cristão pelo caminho do claustro beneditino. Desde já, diga-se que Padre Américo visitou Frei Bernardo da Anunciada em 1931, no seu leito de dor, no Porto...»
Padre Manuel Mendes
SETÚBAL
Pedido de mães

«... A mãe de uma família numerosa é uma mulher comida pelos filhos, atormentada pelos desvarios deles, sempre sonhando o que há de melhor para cada um. A sua espiritualidade nasce da Fé, da sua correspondência ao chamamento divino, da sua entrega aos rapazes e aos pobres que nos batem à porta...»
Padre Acílio
BEIRE
Flash's da quionzena!...

«Desde há anos que o via. Nunca o ouvi queixar-se por isso. Pachorrento, movimenta-se pesadamente. Por tudo e por nada, solta umas gargalhadas tão castiças que já todos lhas conhecemos como as risadas do Sem-Nome...»
Um admirador
DOUTRINA
Os teólogos que não aprendem aqui, não sabem como se ama

«... Era à tardinha. Estávamos agora no terceiro casebre. Carlos Inácio senta-se num trepo. A Pobre estava enrodilhada numa enxerga e gemia. Fiz pausa. Havia silêncio... A mulher estava em horas de muita dor...»
Pai Américo, O Barredo, pg 43-44
NOTA DA REDACÇÃO
Saiu do prelo o novo livro da Editorial Casa do Gaiato. Chama-se Padre Horácio - Crónicas escolhidas e documentário fotográfico. Em breve entrará na fase de acabamento e ficará disponível para os nossos Amigos e Leitores que no-lo queiram encomendar pelos meios habituais, telefone: 255752285; e-mail: geral@obradarua.pt
O livro de que agora se fala, é uma selecção de crónicas editadas n'O GAIATO ao longo de cinquenta anos. Numa linguagem muito simples, como era seu apanágio, Padre Horácio dá-nos conta dos trabalhos na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, dos Pobres que o procuravam, da sua preocupação, partilhada com Pai Américo, com Património dos Pobres, então obra emergente e inédita em Portugal, dos Rapazes que criou naquela Casa, do acompanhamento preocupado das suas vidas e de seus filhos - diz-nos, sobretudo, do seu viver como Padre da Rua.
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO

- Padre Horácio
- Campanha de assinaturas
Rapazes de Miranda
LAR DO PORTO
Conferência de S. Francisco de Assis

«... Os apelos por ajuda aumentam. São famílias que ficaram sem emprego e se vêem na necessidade de pedir ajuda. Um diz-nos: «Se não fosse pelas crianças não vinha pedir-vos ajuda»...»
Adelaide e Zé Alves
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Precisamos de estar ainda mais atentos

«... Se precisamos de estar sempre atentos ao próximo que precisa da nossa ajuda, nos tempos que correm essa atenção tem que ser ainda maior porque esse próximo pode estar onde não nos passaria pela cabeça que poderia estar...»
Américo Mendes
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
25 de Abril comemorado em formato singular

«... Logo após as Janeiras em Penafiel, onde participámos com a nossa Tuna Musical, e que aqui neste jornal demos conta, já tínhamos agendado um calendário de eventos em que actuássemos, e a comemoração do 25 de Abril...»
Miguel Rodrigues