O GAIATO digital

* Mãe e filho da Casa do Gaiato *

Edição de 9 de Maio de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1987


DA NOSSA VIDA

Crianças

«Parecem ter sido dirigidas exclusivamente à humanidade as consequências da epidemia que se espalhou no mundo. Ao contrário do homem, todos os outros seres vivos beneficiaram dos efeitos desta pandemia. O ambiente em geral recuperou na sua "saúde", os animais recuperaram espaços pela ausência do homem, a natureza ficou desafogada sem a pressão exploradora e a avidez pelos seus recursos...»

Padre Júlio

SETÚBAL

Mãe

«... A mãe, nas Casas do Gaiato, é a pessoa onde vão bater todas as dores e contrariedades dos rapazes. Ela é como um para-raios é o alvo de todo sofrimento dos rapazes. Ela cura, consola, acarinha, beija e abraça. Cuida da roupa, do calçado, da saúde, da alimentação, da higiene, da ordem e beleza da Casa...»

Padre Acílio

SINAIS

«Um cientista fala dos jardins dos mares - os corais! A beleza dos corais balouçando ao ritmo das ondas!

Fizemos do mar o despejo das nossas impurezas: canos de esgoto, despejo dos navios, rios que são canais de lixo (recordo um que ficou tinta), e montes de plásticos...»

MALANJE

«... Em Angola, desde 26 de Abril, algumas restrições foram levantadas, como ir ao local de trabalho. No caso da nossa Casa do Gaiato de Malanje, já começaram os trabalhos na carpintaria, serração, serralharia... e o restante pessoal foi para a Carianga. Também o horário de trabalho será das 7 às 14 horas. No domingo, os chefes da casa e todos os rapazes que têm alguma responsabilidade, reuniram-se para unificar os critérios nesta nova etapa...»

Padre Rafael

PATRIMÓNIO DOS POBRES

«Aproveito a quarentena do coronavírus, não por ter folga, mas por não haver neste intervalo muitos pobres à minha volta, para falar da doutrina do Património dos Pobres.

Como todas as iniciativas do P. Américo, é melhorar a situação dos Pobres pela actividade da Igreja Católica ou, melhor ainda, pelas atitudes cristãs perante a pobreza evidente. O Fundador da Obra da Rua conseguiu levar muitos párocos e o Povo de Deus a lançarem-se em campanhas, em acções a favor dos Pobres das suas comunidades e a construírem casas, bem como apoiando a autoconstrução...»

Padre Acílio

VINDE VER!

Ainda somos a porta aberta

«Para aqueles que queiram entrar e sair. Com o aparecimento da pandemia passamos a fechar a porta e a ficar em Casa como mandam as regras do Ministério da Saúde.

As ruas da cidade ainda não se encontram desertas, como era de esperar, para evitar a propagação da doença - quando por ali passava para comprar arroz e farinha de milho, que já se esgotou na maior parte dos armazéns e em outros se encontra muito cara...»

PÃO DE VIDA

Padre Horácio - De como conheceu Padre Américo

«... Em 6 de Maio de 2020, transcorreu um vinténio do passamento de Padre Horácio, sacerdote da Diocese de Coimbra, que se apaixonou pela Obra da Rua, como realização de serviço aos pobres na Igreja. Por deferência de Padre André Freire, do seu processo [no Arquivo diocesano], registámos breves dados biográficos, a saber: De seu nome Horácio Francisco Azeiteiro, nasceu em 28 de Janeiro de 1924, na Lentisqueira, concelho de Mira...»

Padre Manuel Mendes

BEIRE

Flash's da quinzena!...

«... Depois dessa primeiríssima "experiência pascal", começou a desencadear-se aquilo que, para alguns historiadores, foi o Movimento de Jesus. Uma verdadeira martelada na História que a virou num antes de Jesus e um depois de Jesus. E, de tal modo essa "experiência pascal" foi sentida e assumida como incumbência de a passar aos seus vindouros de todo o mundo que, ainda hoje, essa "Memória" e esse "Compromisso" (não podemos não falar, Act 4, 20), continuam vivos...»

Um admirador


Pelas CASAS DO GAIATO


NOTA DA REDACÇÃO

Foi há vinte anos que o nosso Padre Horácio partiu do nosso convívio físico, depois de 50 anos ao serviço da Obra da Rua cuidando da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, que recebeu das mãos de Pai Américo, e dos Pobres que a procuravam. Supriu alimentos, roupas e remédios. Promoveu a construção de casas do Património dos Pobres (movimento emergente sob o lema: Cada freguesia cuide dos seus Pobres) e aconchegou nelas muitas famílias.

Destes 50 anos de convívio entre o senhor Padre Horário e o nosso Jornal, ficaram páginas belíssimas de crónicas, de doutrina - de amor aos mais desafortunados da vida, os Pobres. Daí que estejamos a ultimar um livro de escritos seus, coligidos d'O GAIATO, a que demos o título: Padre Horácio - crónicas escolhidas e documentário fotográfico.

Mui brevemente daremos notícias aos Amigos e Leitores mais interessados sobre a sua distribuição.


PAÇO DE SOUSA

É a Karen Nayel Morais Mota, filha do Erickson que foi da nossa Casa do Gaiato de Paço de Sousa e que reside actualmente em Luanda - Angola.

Fausto Casimiro

MIRANDA DO CORVO

  • Agropecuária
  • Obras e Arranjos
  • Escolas / Centro de Estudo
  • Saúde
  • Campanha de Assinantes

Rapazes de Miranda

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

O Medo

«O confinamento a que a pandemia do COVID 19 obrigou não anda muito longe do estado em que está uma boa parte das pessoas que as Conferências Vicentinas ajudam: muitas são pessoas que a idade ou outras situações limitam nas suas possibilidades de saírem de casa e que as tornam dependentes doutras pessoas para várias das tarefas da sua vida diária...»

Américo Mendes