O GAIATO digital
* Berço de Padre Américo *
Edição de 30 de Setembro de 2017 : Ano LXXIV : n.º 1919
130.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO
Galegos (Penafiel), 23-10-1887. 23-10-2017
AMÉRICO MONTEIRO DE AGUIAR (AMA)
PADRE — PAI AMÉRICO
DA NOSSA VIDA
D. António Francisco
«... D. António Francisco era pois um Pastor que vivia no meio do seu rebanho, tinha «o cheiro das ovelhas», atitude que o Papa Francisco tem como fundamental na vida dos Pastores da Igreja, e por isso mesmo partilhava as alegrias da vida do rebanho, mas também tinha obrigatoriamente de sofrer os choques que sempre se formam quando, na vida das pessoas, se criam polos de tensão nas suas relações e responsabilidades...»
Padre Júlio
PÃO DE VIDA
O nosso Bispo D. António Francisco
«… Há ainda outra recordação familiar de eterna gratidão, evocada na sua homilia de 6 de Abril de 2014, na Igreja Catedral do Porto. Na verdade, no lema episcopal de D. António Francisco - In manus tuas - também se espelhava a ternura materna: o rosto sofrido da minha Mãe [Donzelina dos Santos], a braços com grave e prolongada doença…»
Padre Manuel Mendes
MALANJE
«… Em Casa, acelerámos o trabalho para concluir a reabilitação de alguns dos nossos telhados. Já se mudou o do posto de saúde, da casa das Irmãs e da casa 2. E agora queremos concluir o do refeitório. Depois, começaremos a mudar a instalação eléctrica, algumas portas e pintá-las.»
Padre Rafael
MOÇAMBIQUE
«No início do dia tenho sempre pessoas com as suas preocupações, o electricista, o machambeiro, o professor, os da saúde..., enfim, o nosso dia-a-dia. Hoje foi diferente, fui chamada à esquadra para resolver assuntos de um dos nossos que resolveu ser rico antes do tempo.…»
Quitéria Paciência Torres
SINAIS
«...O nosso «Pombinha» foi à drogaria e com a nota comprou uma tesoura de poda para vindimar. Na manhã do primeiro dia apareceu feliz com a sua tesoura nova.
— O meu café? — Disse eu.
— Não há café —, respondeu.
Tesoura nova a cortar uvas.»
Padre Telmo
BENGUELA
A Fonte é o Amor
«... Não sejamos egoístas. Não pensemos apenas nos nossos interesses pessoais e familiares. Demos o nosso coração, de mãos estendidas, a quem nos bate à porta, até ao limite das nossas possibilidades. Quem dera a nossa sociedade seja animada por estes tesouros humanos. Que dizeis, perante este desafio verdadeiramente inquietante e portador da autêntica saúde da humanidade?…»
Padre Manuel António
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... Os passarinhos fazem o ninho antes de criar os seus filhotes, a raposa as suas tocas e toda a natureza nos indica que antes de gerar filhos é preciso criar-lhes o ambiente…»
Padre Acílio
VINDE VER!
Os talentos
«... Todo o ser humano está chamado a realizar uma missão debaixo do sol. E o nosso Bom Deus não confere encargos superiores às forças que cada um é capaz de despender ao longo da sua jornada nesta terra…»
Padre Quim
Pelas CASAS DO GAIATO
SETÚBAL
«… Parece que existe em Moçambique uma fábrica de gente Portuguesa com capacidade suficiente para produzir os referidos tubos e disposta a fazer-nos um bom desconto. Se assim for, brevemente darei notícias concretas para os amigos empenhados na realização deste sonho…»
Padre Acílio
BEIRE
Filhos órfãos de pais vivos
«... Desacreditei-me de psicologias da treta, sociologias e outras políticas sociais de gabinete. Pregam muito, mas não fazem nada. Porque, sem misericórdia, toda a ciência ética vira tirania. Debruço-me então sobre a Boa Nova do evangelho. Que, em boa verdade, só agora começo a descobrir. Cada vez mais encantado…»
Um admirador
PAÇO DE SOUSA
130 anos - Oficinas - Salão de festas - Cães
Repórter C
MIRANDA DO CORVO
130 anos de Pai Américo — Comemorações do 130ª aniversário — Padre Carlos — Tese de Mestrado
Rapazes de Miranda
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
«… As comunidades humanas não são lugares idílicos de fraternidade. É nelas que os problemas sociais existem em toda a sua dureza e, por isso, também é nelas, para elas e por elas que esses problemas devem ser combatidos. Esse combate não deve ser feito à distância, ou através de incursões rápidas nessas comunidades de "técnicos" vindos de fora, sentados em cima dos seus saberes que vão "salvar" as comunidades da má situação em que se encontram. Esse combate deve ser feito vivendo nas comunidades…»
Américo Mendes
PENSAMENTO
Como as águas vivas no fundo dos mares, também a vida se agita no mundo das almas, em constante e perpétuo movimento; fluxo e refluxo de miséria e de misericórdia. Deus, na sua misericórdia sem limites, salva-nos sem nos consultar. O mal que nos fazem, é neutralizado pelo bem que outros praticam, e tudo isto é lei de amor.
Pão dos Pobres, 1.º vol., 2.ª ed., 1942, p. 49.