O GAIATO digital
* Jardim da Casa do Gaiato de Moçambique *
Edição de 8 de Julho de 2017 : Ano LXXIV : N.º 1913
MOÇAMBIQUE
Em busca permanente do manual de vida perfeito
«... Os mais pequeninos são um consolo. Olhando para eles, esqueço do mal que lhes fizeram e a sua ternura enche a minha alma; com os mais crescidos - com as aventuras próprias da idade - a cada dia aprendemos as lições da vida em defesa deles próprios. Com os mais velhos? Ó Meu Deus, só Tu sabes quanta oração, fé e perseverança são precisas para fazê-los entender que a vida deve ser construída com dignidade e respeito.
Ainda não encontrei um manual tão perfeito como o da estrada da vida!...»
Quitéria Paciência Torres
BENGUELA
Corações generosos…
«... Há um princípio que deve, pois, marcar o ritmo da nossa vida: Amar sempre, amar a todo o custo, amar a todos, em especial os mais pobres e abandonados, amar com obras, amar a nível da nossa própria vida. No nosso coração deve haver uma atitude de disponibilidade total, como quem está à espera de ver o que é preciso fazer. Quem dera que este ideal esteja muito vivo em cada um de nós. A nossa querida Casa do Gaiato tem experimentado a generosidade dos vossos corações. Vive e subsiste, graças às ajudas dos corações generosos...»
Padre Manuel António
SINAIS
«... Estatutos?
Segurança? Futuro? Deus Pai mandou Jesus. Jesus deu o salto e mergulhou... O
nosso Padre José Maria é um santo... vamos pedir-lhe que peça ao Senhor um bom
sacerdote. Ele vai pedir e o Senhor vai dar.»
Padre Telmo
DA NOSSA VIDA
Pecados
«... Em sentido restrito, a imoralidade anonimamente cometida sobre estes mártires do fogo devorador, letal ou só em parte, causada por um arrogante egoísmo devorador de bens, prazeres, poderes e direitos, completamente cego perante os abandonados à sua sorte....»
Padre Júlio
VINDE VER
De Crianças, para Crianças...
«... Há no coração da criança tesouros escondidos aos olhos dos adultos. A frase de Antoine de Saint-Exupéry enquandra-se perfeitamente aqui nesta passagem: "o essencial é invisível aos olhos só se vê bem com o coração". Este bem que vem do interior da criança virá a ser maior, se a sociedade colaborar, cooperar, com meios eficazes de educação apropriada à idade e aos contextos em que a criança está envolvida...»
Padre Quim
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... Como o Espírito de Deus trabalha em corações abertos!
As gritantes injustiças socais, deixa-os em mau estado.
É próprio da Obra da Rua, apurar a consciência do mal, sobretudo aquelas injustiças que poderíamos evitar ou corrigir, também para diminuir a instalação clerical, religiosa, política e social. Não é o caso desta senhora, ela reparte o que pode. Mas, quantos vivem tão bem, enquanto outros não têm um mínimo? A indiferença é cada vez mais larga...»
Padre Acílio
PÃO DE VIDA
Grande dor
«… Às famílias destroçadas, um abraço de muita coragem, nesta grande dor. Valeis muito mais do que todos os passarinhos, que deixaram de cantar nestes dias negros. Mas, até quando andarei angustiado, com o coração apertado todo o dia?…»
Padre Manuel Mendes
SETÚBAL
«... As nossas Amigas de Castelo Branco voltaram, de novo, em peregrinação a esta Casa. Algumas, trouxeram os maridos. Outras, pela primeira vez, vieram sozinhas ou porque os esposos não quiseram e, ainda, algumas viúvas
- Se me quiser cá, virei ajudar. - Expressavam, assim, a alegria própria sentida pela beleza do ar que respiravam, pela paz que sentiam e pela atracção de fazer o bem...»
Padre Acílio
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO
Memorial Pai Américo — Encontro antigos Gaiatos — Agropecuária — Escolas Arranjos
MOÇAMBIQUE
Notícias da nossa Casa
«… Um grupo de 50 dos nossos manos foi convidado pelo Pe. Cristiano, Secretário da Nunciatura, para ir conhecer a Nunciatura na Cidade de Maputo. Em forma de agradecimento, apresentaram 4 faixas musicais. A emoção de todos os participantes ao ver a organização e a concordância nos cânticos apresentados, foi grande…»
Carlos da Flor
ASSOCIAÇÃO DOS A.G.F. DO NORTE
Dia de Pai Américo — Passeio — Sardinhada de S. João — Convocatória
BEIRE
Flashs do quotidiano...
«... O que mais me encanta aqui no Calvário e C. do G. de Beire é o esbarrar contínuo neste "Mistério da Vida que nos envolve". Uma Vida de que também sou parte, mas que me ultrapassa. Porque estou talhado, nascido para ser / dar Mais Vida. Vida em Abundância...»
Um Admirador
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Missa dos Doentes
«… Sem diminuir em nada à relevância da celebração deste aniversário, é muito importante nunca esquecer que o que faz e dá vida e perenidade às comunidades humanas, sejam elas a de Paço de Sousa ou outras, são as pessoas que as constituem. Por isso, os nossos irmãos mais idosos e os doentes são um símbolo excelente dessa perenidade e da luta contra as dificuldades e as dores porque sempre passam as comunidades humanas e que ameaçam a sua continuidade e desenvolvimento.…»
Américo Mendes
PENSAMENTO
«Senhor dos Céus!, eu hei-de morrer. Fica este jornal O Gaiato nas mãos de infinitos coleccionadores como protesto vivo e doloroso contra um mundo gozador, feito de inimigos da Cruz.»
in De como eu fui..., p 19.