O GAIATO digital
* O pequeno lago do Calvário *
Edição de 24 de Junho de 2017 : Ano LXXIV : N.º 1912
«... Esta Casa, completaria agora 70 anos de fundação se tivesse permanecido unida à Obra que lhe deu origem. Foi em 2006 que dela foi desligada. «O homem põe e Deus dispõe». As ruínas sobre as quais assentou a construção desta Casa foram as mesmas sobre as quais assentaram as outras Casas do Gaiato. Então?... «O Governo deu-nos a quinta do Tojal a título precário. Está bem. Precário é o próprio Governo. Precários são os homens. Precário é o mundo. Mas aquela Restituição, não; não senhor. Quem trabalhar, quem auxiliar, quem se consumir por ela não é precário.»
Padre Júlio
Uma perspectiva da Casa do Gaiato de Malanje que, da precariedade do mundo, ressurgiu várias vezes das ruínas.
Capela da Casa do Gaiato de Setúbal.
«... Saímos da Capela: o povo santo de Deus, que connosco celebra o Mistério Sagrado, os Rapazes, eu também. Na grande galeria que liga o alpendre da Capela à sala-de-jantar, encontro um casal sentado no banco comprido, com três crianças a chilrear à sua volta.
Tinham entrado mais tarde na Capela, presenciando a nossa oração. Acho que não sabem rezar. Esperavam-me. Só quando cheguei junto deles, me apercebi quem eram. Pela terceira vez vieram à minha procura...»
Padre Acílio
PENSAMENTO
A maior prova de que o Amor basta para realizar obras, está na nossa Obra. «Um arranha céus social», (...) Apesar dos que ostensivamente não dão para ela, e até por causa desses, ela é um gigante em marcha a dizer que não à doutrina do século e que sim à do Evangelho.
Pai Américo
BENGUELA
Obra de Rapazes, para Rapazes, pelos Rapazes...
«... As grandes obras, ao serviço da humanidade, são fruto do amor. Há dias, veio ter connosco um enviado da rádio oficial. Queria saber a história da nossa Casa do Gaiato de Benguela para partilhá-la com o público, em geral. Quis saber, em primeiro lugar, donde vinham os meios económico-financeiros para a sua manutenção. Disse-lhe que a nossa Casa do Gaiato vive das esmolas que lhe são dadas pelos corações particulares, cheios de amor. Ficou surpreendido, pois julgava que as ajudas oficiais eram a garantia da sua existência. A grande maravilha está, pois, na generosidade dos corações particulares, animados pela fecundidade do amor...»
Padre Manuel António
Casa-mãe e Cruzeiro da Casa do Gaiato de Benguela
PÃO DE VIDA
Da oração de Fátima
«... O amor da mãe santifica os filhos e opera milagres. Assim, aqueles que vivem nas tocas vamos buscá-los para casas próprias. Eu sei que desde Abril do ano passado a Abril deste ano se construíram 26 casas que estão já subidas e ocupadas por Pobres. Não importa saber onde, nem importa saber como. É inspiração de Deus. É fazer justiça...»
Padre Manuel Mendes
MOÇAMBIQUE
Todos os dias são Dia da Criança
«... O dia do Baptismo coincidiu com a festa de Pentecostes. Cânticos e alegria pela Celebração da festa da descida do Espírito Santo. As nossas crianças não precisam de muita motivação para demonstrar gratidão e alegria...»
Quitéria Paciência Torres
VINDE VER
A Criança é de todos
«... Toda a sociedade é responsável pelo crescimento saudável e harmonioso da criança; e quando, por negligência, falha nesta missão, então não fica isenta de colher os prejuízos causados pelos futuros criminosos que, se tivessem sido ajudados, quando criança, seriam o orgulho da Nação...»
Padre Quim
«Eram cinco, os preparados para o Baptismo. Os catequistas, um casal que me acompanha há perto de quarenta anos, apresentaram-mos como idóneos, capazes de se orientarem na vida pelo Espírito de Deus.
Fizeram com eles um pequeno retiro e convidaram um sacerdote, seu conhecido, para conversar com eles em particular, dado que o Sacramento perdoa os pecados, mas não dispensa o arrependimento e a dor de ter ofendido a Deus!...»
Padre Acílio
DOUTRINA
Corrida às Igrejas
«... No dia de Pentecostes estavam Partos, Medas e Elamitas. Estava gente da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, Frígida, Panfília, Egipto, Líbia e os vindos de Roma. Várias línguas - e cada um compreendeu na sua a palavra do Apóstolo!
Hoje é na mesma. O Espírito Santo sopra onde quer. Os dos casinos, os dos teatros, os das praias, os das igrejas, os das ruas. Vários credos e até nenhum, mas todos escutam e guardam no coração a palavra do Apóstolo...»
Pai Américo
Pelas CASAS DO GAIATO
PAÇO DE SOUSA
CAMPO - ESCOLA - PARQUE - FEIRA DO LIVRO
Esta é a de Paço de Sousa. Em qualquer Casa, não se dispensa nesta época do ano.
MIRANDA DO CORVO
AGROPECUÁRIA - ESCOLAS - PISCINA - ARRANJOS - VISITANTES
«Depois de um tempo em sofrimento, o nosso Pedro Grise, filho da Casa do Gaiato de Malanje - Angola, partiu para junto do nosso Deus. Hoje, mais perto de Pai Américo e de outros mais que, ao serviço da nossa Obra, gozam a felicidade das maravilhas do Senhor.
A sua morte surpreendeu-nos e, por isso, aqui vai o nosso pesar...»
Júlio Silva
BEIRE
A Utopia do Calvário / C. do G. de Beire (cont.)
«... Depois de falar das Utopias de Jesus de Nazaré, abri portas às Utopias de Pai Américo e prometi falar-vos delas hoje. Já conhecemos a história dessa "martelada" que, definitivamente, curou Pai Américo de uma certa "miopia mental" que o não deixava ver claro os caminhos que Deus queria que trilhasse. Para, mediado pela sua entrega à grande Causa do Reino, libertar Seus filhos desprotegidos...»
Um admirador