O GAIATO digital

* Avenida da Casa do Gaiato de Paço de Sousa *

Edição de 10 de Junho de 2017 : Ano LXXIV : N.º 1911

MOÇAMBIQUE

Que a nossa sociedade se torne mais fraterna

«... Hoje, foi mais uma reunião para rever o ponto de situação do projecto da conduta de água da Barragem para a Casa do Gaiato.

A Direcção da Barragem, muito sensível à situação da Casa do Gaiato, coloca-se à disposição e prioriza o projecto. O Governo também dá o seu parecer positivo e recomenda o estudo do impacto ambiental. O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural concede título definitivo do terreno da Casa do Gaiato.

Nós estamos ansiosos por começar a obra....»

Quitéria Torres


DA NOSSA VIDA

Heroicidade

«Há vários anos que acompanhamos a situação de uma família com duas filhas, cujos pais se encontram divididos. A mãe e as filhas permaneceram na casa comprada com empréstimo bancário, cujas prestações eram liquidadas pela mãe do seu ordenado de operária fabril, enquanto o pai, no estrangeiro, nenhuma ajuda dava, nem para o sustento das filhas...»

Padre Júlio


PÃO DE VIDA

Peregrinos da Luz

«... Seria tão lindo que o Sucessor de Pedro algum dia chegasse a ler palavras de Padre Américo, tão actuais, porque tiradas do Evangelho. É transcendente e comprometedora a missão eclesial, no mundo, testemunhada nas obras de misericórdia, conforme este grande profeta do nosso tempo escreveu, com fidelidade à Igreja, em Março de 1951...»

Padre Manuel Mendes


«Há cerca de um mês, veio aqui um casal, ainda novo, pedir-me ajuda para aumentar a sua casa com um quarto e cobri-la de "telhas novas que há agora prensadas de alumínio por cima e por baixo e recheadas no meio de poliuretano que lhes dá capacidade de isolar o frio e o calor" pois a sua casa (?) estava tapada com chapas de fibrocimento e entrava lá muita água, muito calor no Verão e muito frio no Inverno.

Prometi visitá-los, já que isto se passava na Cidade, freguesia de São Sebastião.

Procurei o número da porta, no sítio indicado, mas eles não estavam...»

Padre Acílio


BENGUELA

Necessidades básicas...

«... O número de pobres doentes, a bater à porta da nossa Casa do Gaiato, todos os dias, aumenta cada vez mais. Vão à consulta médica com a nossa credencial. Trazem as receitas, desde as crianças mais pequeninas, acompanhadas pelos pais, também doentes. Segue-se a compra dos medicamentos. É uma verba financeira mensal com significado...»

Padre Manuel António

VINDE VER

Canas agitadas

«... Os ventos sopram sobre os telhados da dita "Aldeia Global", inaugurada pela era das novas tecnologias de comunicação, e a Aldeia de todos nós é posta em alerta. Angola geme, clamando pelo resgate dos valores morais e cívicos que se perderam. O fosso das desigualdade e injustiças sociais continua cada vez mais denso, avizinham-se as eleições de Agosto próximo, discursos agitam o interior do País, a crise bem alto ateia a sua bandeira. Mais e mais para os que já têm; e menos e menos para os que nada têm...»

Padre Quim


DOUTRINA

Com linhas da vida do Pobre também se borda a matiz

«... Eu gostaria de fazer obra bem feita, dar-te leitura de fundo onde aparecesse a regra, o conceito, a ordem, o termo adequado - mas de por mim, não sei. É o próprio Deus que me dá estas falas, das quais eu faço tiras de papel e com elas teço mantas de retalhos...»

Pai Américo

Do livro Pão dos Pobres, 4.° vol., pp 209-210.


Pelas CASAS DO GAIATO

BEIRE

A Utopia do Calvário / C. do G. de Beire

«... Quer dizer que, quando falamos de utopia, precisamos dizermo-nos do que estamos a falar: de uma possível "verdade do amanhã" ou de uma coisa impossível, de uma farsa que não cabe em nenhuma "verdade real" - nem hoje nem amanhã...»

Um admirador


MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA - ESCOLAS - SAÚDE - ARRANJOS - VISITANTES


PAÇO DE SOUSA

VISITA - ALUNOS DA TELE-ESCOLA - VACARIA - CAPOEIRAS


CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

«Hoje voltamos ao tema da gratidão de que já falamos numa das últimas crónicas. Ele vem a propósito do que aconteceu, há dias, com um dos nossos Vicentinos, quando visitava a pessoa que está a acompanhar. Essa pessoa agradeceu a ajuda que a nossa Conferência lhe tem dado, mas disse que, agora, já não precisa de mais ajuda material. Disse, também, que queria contribuir, daquilo que agora tem, para que possamos ajudar outros que precisam...»

Américo Mendes


CORRESPONDÊNCIA DOS LEITORES

«Queridos amigos. Tem sido meu hábito, desde há muitos anos, escrever-vos em Dezembro, durante o período do Advento. Esporadicamente, também escrevo noutras ocasiões.

Mas há dias, como muitas vezes acontece, pensei em vós, no trabalho admirável que desenvolvem em todas as vossas Casas. Fui-me lembrando de pormenores vários que quinzenalmente nos vão sendo relatados. Certamente acontecerá com muitos leitores, todos os vossos relatos fazem com que também me sinta parte da Obra da Rua, me alegre com as coisas boas e me entristeça com as coisas más. E, acima de tudo, admirando o Amor com que os (poucos) sacerdotes se entregam a Missão tão admirável...»

Assinante 39113

CINCO AMORES

SER GAIATO

Quando cheguei cá, tão pequenito,

Eu era um vadio na cidade!

Pediram ao Pe. Carlos, pra um rapazito,

Que o retirasse da rua, por piedade!

(...)

Elísio Humberto

PENSAMENTO

«Acreditas na Vida Eterna?» - perguntava Jesus Cristo aos homens do Seu tempo. Eu sou do tempo de Jesus. Eu quero ser do tempo de Jesus. Eu acredito na Vida Eterna, meu Senhor e meu Deus!

Pai Américo

in Notas da Quinzena, p 53.