MOÇAMBIQUE

Apelo!...

Todos os amigos do nosso jornal O GAIATO são conhecedores dos novos "caminhos" que Deus me chamou a trilhar na minha vida sacerdotal, agora em Moçambique na Obra da Rua, do Padre Américo, Casa do Gaiato de Maputo, numa dedicação radical ao serviço dos outros, como tem referido o Papa Francisco, para estarmos disponíveis para as "periferias e os mais pobres dos pobres".

Quando nós entregamos a vida, completamente desprovidos de qualquer "interesse pessoal", e de uma forma totalmente desprendida, como Padres da Rua, mais facilmente podemos recorrer aos amigos que vão comungando esta disponibilidade para com os outros e particularmente os mais frágeis. Dizia o Pai Américo: "Nós somos pobres. A nossa Obra é mendicante; totalmente mendicante. Mas são os Padres da Rua quem pede e não os rapazes!..."

Assim, venho apelar à vossa generosidade, de quem porventura se sinta movido no coração para ajudar esta nossa Casa de Moçambique, pois temos de melhorar o sistema interno de abastecimento de água potável já existente, para termos "acesso a este bem tão precioso e indispensável", (Santo Padre, Dia Mundial de Oração pela Criação, 1 de Setembro).

Este trabalho, para que peço a vossa ajuda, nada tem a ver com a conduta para abastecimento de água que tem sido falada noutras ocasiões.

A nossa Casa de Paço de Sousa encaminhará para nós as vossas ofertas.

Aos leitores d'O GAIATO, tenho de apresentar desculpas pela "minha ausência", desde que enviei o primeiro texto escrevinhado para o jornal. Apesar de já ter saído no "prelo", no número posterior aos acontecimentos que vamos noticiar, não podia deixar de enviar esta crónica.

No último domingo de Julho celebramos de uma forma muito intensa, espiritual e culturalmente, em ambiente de verdadeira família, o aniversário da passagem para vida plena de Deus, do Pai Américo.

Já no Domingo antecedente se celebrou na comunidade da Massaca, que o escolheu para modelo comunitário, mesmo ainda sem o reconhecimento eclesiástico das suas virtudes evangélicas!

Padre Fernando Fontoura