MIRANDA DO CORVO
FÉRIAS - Entre Julho e Agosto, os Rapazes estiveram de férias das aulas, continuando com outras actividades, para além das tarefas próprias da nossa Casa, como as obrigações. Assim, vários deslocaram-se em Julho para as Piscinas da Fraga, em Vila Nova de Poiares, e em Agosto foram para a Praia de Mira. Uma parte dos Rapazes teve oportunidade de visitar alguns familiares, em concelhos na área de Lisboa. Esperamos que tenham sido boas, o que desejamos também para os nossos amigos.
ESCOLAS - As aulas do ano lectivo 2017/18, conforme os ciclos e os cursos, foram terminando em datas diferentes em Junho e Julho. Os alunos do 9.º ano tiveram exames a Português e Matemática. Na nossa Casa, o balanço é muito positivo, pois transitaram de ano todos os Rapazes (41) que frequentam vários estabelecimentos de ensino da zona: EB 1 da Vila, EB 1 de Rio de Vide, Escola EB 2.3 com secundário (Miranda do Corvo), Escola do Senhor da Serra, Escola Secundária da Lousã, Escola Profissional Beira Aguieira (Penacova) e APCC - Conraria. O Danilson estagiou em Vila Moura (hotel, como cozinheiro - 10.º ano) e o Diogo Madeira em Gaiate - Semide (viveirista, como operador agrícola). Os livros escolares emprestados, depois de apagados, tiveram de ser devolvidos. Para o próximo ano lectivo, que desejamos bom, as matrículas de todos os estudantes desta Casa foram feitas na devida altura.
AGROPECUÁRIA - No enfardamento da palha de aveia, nos nossos terrenos, foram contados 1155 fardos, cuja tarefa foi dispendiosa; e, com a nossa ajuda, foram arrumados no nosso barraco. Entretanto, cortaram-se as ervas do nosso campo de futebol. Depois, o calor veio em força e foram necessárias as regas da cultura do milho grão (que apresenta bom aspecto), da horta, dos pomares e jardins. Cortou-se a rama das batateiras e foram apanhadas as batatas. Foram limpos vários olivais: o olival novo, junto à Casa, o olival dos poços e o olival do olheiro. Na nossa horta, temos colhido bom tomate para as saladas. Apanharam-se boas cebolas. Em 21 de Agosto, da Cooperativa Agrícola de Coimbra, vieram fazer colheitas de sangue e desparasitar o nosso pequeno rebanho.
ARRANJOS - Como tem acontecido quando é preciso, foram-se cortar as ervas daninhas à volta do nosso Lar do Gaiato de Coimbra, na parte de cima e no quintal de baixo, à Travessa Padre Américo, nessa cidade. No nosso Lar de Férias na Praia de Mira, também se foi limpar a área exterior e colocou-se rede de vedação nova no muro da frente, porque a anterior foi estragada por veículo descontrolado.
CONTACTOS - Para facilitar os contactos dos nossos amigos e daqueles que nos ajudam, pois bem precisamos, fica esta informação: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, 3220 - 034 Miranda do Corvo, telefone - 239 532 125, fax - 239 532 099, e-mail: gaiatomiranda@gmail.com.
Rapazes de Miranda