MIRANDA DO CORVO
DOIS AMIGOS — No dia 28 de Junho, depois de prolongada doença, partiu para o Pai celeste, junto de familiares em Alcobaça, o Sr. Padre Aníbal Pimentel Castelhano, da Diocese de Coimbra, que foi Pároco em várias comunidades, professor, Capelão do Carmelo de Santa Teresa, Reitor do Seminário Maior de Coimbra, também dedicado à Catequese, Juventude e Pastoral familiar, e ainda Cónego da Sé de Coimbra, entre outras missões pastorais. Nasceu em Seixo (Mira) e foi ordenado Padre a 11 de Agosto de 1968. Sendo amigo da Obra da Rua, a nossa Comunidade participou na Missa e funeral, a 29 de Junho, na igreja da sua terra natal, repleta de amigos; e apresenta à sua família as nossas sentidas condolências, com esperança no Senhor da vida!
No dia 5 de Julho, faleceu o Sr. Dr. Manuel Mário Ferraz da Veiga Ferreira, advogado e major da GNR, que nasceu a 12 de Fevereiro de 1935. Foi director do centenário jornal O Penafidelense. Como nosso amigo, foi dando o devido destaque às notícias referentes a Pai Américo e à nossa Obra, o que agradecemos. Alguns rapazes e o nosso Padre Manuel participaram a 7 de Julho, pelas 15 horas, na Missa e funeral, na igreja das Freiras (do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição), em Penafiel, com muitas pessoas amigas. Que descanse em paz!
ENCONTRO DOS ANTIGOS ALUNOS DO COLÉGIO DO CARMO — No dia 7 de Julho, sábado, como tem sido tradição, o nosso Padre Manuel e alguns Rapazes foram celebrar a Eucaristia da 38.ª reunião dos antigos alunos do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, pelas 12 horas, na igreja da Misericórdia, em Penafiel, sendo sempre muito bem acolhidos nesse encontro. No Largo Padre Américo encontra-se uma estátua. Américo Monteiro de Aguiar foi aluno do Colégio do Carmo, de 1897 a 1899; no qual, a 8 de Agosto, fez o exame da instrução primária (4.ª classe).
AGROPECUÁRIA — Como tem chovido, de vez em quando, atrasou o enfardamento da palha de aveia, nos nossos campos, pois convém que não esteja húmida. Entretanto, procedeu-se ao corte da aveia, para secar nos terrenos; e depois juntou-se, para ser entretanto enfardada e arrumada, a 11 e 12 de Julho, sendo uma tarefa árdua, na qual os Rapazes colaboraram. Na cultura de milho-gão, que está com bom aspecto, foram arrancadas as ervas daninhas e colocaram-se os canos de rega. Têm-se regado as culturas da horta, pelo pé. Para além de couves, continuaram-se a apanhar alfaces e também pepinos para as nossas refeições. Foram cortadas as ervas daninhas no redil, no olival novo e na horta de baixo, que foram fresados; depois, foi limpo dessas ervas o nosso quintal da tia Adelina. Cortou-se a relva dos jardins junto ao portão grande e em frente às oficinas. Fez-se limpeza às capoeiras das galinhas.
ARRANJOS — Foi colocada uma grade nova na secção das máquinas da piscina. Foram postos latões à volta das oliveiras novas do redil, para as proteger dos ovinos. Foi consertado o pilar da cancela da antiga escadaria, pois tinha caído. Arranjaram-se algumas partes de calçadas, cujas pedras se soltaram. Voltaram-se a cimentar alguns buracos no campo de ténis. Alguns amigos (a quem agradecemos) arranjaram o muro da frontaria do nosso Lar de Férias na Praia de Mira, que foi derrubado. O aquecedor (eléctrico) da água da copa avariou e teve de ser consertado.
Rapazes de Miranda