MIRANDA DO CORVO

TRÍDUO PASCAL E PÁSCOA 2018 — Em 27 de Março, Terça-feira Santa, conforme foi agendado, fomos até ao grande Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de autocarro, no qual vários Rapazes da nossa Casa tiveram a feliz oportunidade de se confessarem na Capela da Reconciliação e outros Rapazes encontraram-se (pessoalmente) com vários Padres, para os ajudarem no seu crescimento humano e espiritual. Ainda participámos na Eucaristia, pelas 12:30h., na Capelinha das Aparições, em que também concelebrou o nosso Padre Manuel, com muitos peregrinos. O farnel que levámos na bagagem (bem arranjado pela senhora D. Nazaré) foi bom, em especial as sandochas, chegou para todos e ainda sobrou. Depois, regressámos (pela A1) alegres e com vontade de mudarmos, para melhor.

Na Quinta-feira Santa, 29 de Março, participámos na Missa Vespertina da Ceia do Senhor, em que houve o interessante Lava-pés a 12 miúdos da casa-mãe, na qual o chefe é o Crino e um acólito o Marcelino. Na Sexta-feira Santa, dia 30 de Março, pelas três horas da tarde, respeitando assim a hora em que morreu Jesus, houve a celebração da Paixão do Senhor, na qual escutámos a narração da Paixão e Morte de Cristo, por todos nós, seguida da adoração da Cruz de Nosso Senhor, beijando a imagem de Jesus num lindo Crucifixo nosso.

Ainda em Sábado-Santo, 31 de Março, pelas 21:30h., houve a Vigília Pascal, que é uma Celebração Eucarística muito importante da Igreja. No Dia de Páscoa deste ano, Domingo, 1 de Abril, pelas 10:00h., participámos na Missa com muita alegria e beijámos a Cruz do Senhor. A nossa fé verdadeira é em Jesus Cristo vivo! Feliz tempo pascal para todos os nossos leitores e Amigos!

Há vários Rapazes que se vêm preparando, nos encontros de Catequese (pelo menos há 3 anos, com a sra. Prof.ª Fernanda), pois querem ser baptizados e fazer a Primeira Comunhão este ano, se for possível. Alguns dizem-se muçulmanos e são respeitados.

AGRO-PECUÁRIA — Entre Março e Abril, foi chovendo durante vários dias, com algumas abertas. Mas, isso não impediu que continuássemos a proceder à limpeza das matas, tarefa tradicional na nossa actividade agrária. Assim, temos andado na mata do olheiro a cortar mato e a deixar (crescer) especialmente árvores jovens, como carvalhos, sobreiros e alguns pinheiros. É uma tarefa que exige esforço, mas os montes assim ficam com melhor aspecto. A nossa cultura de aveia, nas várias parcelas, vai crescendo bem, pois tem havido humidade no solo. Nós gostamos muito de pombas, mas era bom que não pousassem nos telhados, como as telhas do edifício dos serviços de alimentação e de rouparia.

ESCOLAS — O 2.º período, do ano lectivo 2017/2018, terminou em 23 de Março, sexta-feira, a que se seguiram as habituais férias escolares de Páscoa. Quando regressámos das Escolas, temos possibilidade de estudar na nossa Escola — Centro de Estudo, em quatro salas, com a ajuda de Professores destacados. Nas diversas Escolas da zona, vários Rapazes participaram em algumas actividades extra-escolares, como idas ao teatro, visitas e viagens de estudo a algumas terras do nosso lindo Portugal e com interesse histórico. Nos estabelecimentos de ensino frequentados pelos Rapazes desta Casa - nos concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Penacova e Coimbra, do Ensino Básico ao Ensino Secundário — teria sido bom que se aproveitasse mais e o comportamento fosse o desejado, para que os resultados saídos nas pautas o demonstrassem. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, praticamente todos as notas foram positivas. Depois, em 9 de Abril, teve início o 3.º Período e é bem preciso que se agarrem ao verbo.

Rapazes de Miranda