MIRANDA DO CORVO

130.º ANIVERSÁRIO DE PAI AMÉRICO - No dia 7 de Outubro, de tarde, estivemos no Seminário de Coimbra, para recordar a presença de Américo de Aguiar - Padre Américo, tendo havido almoço (e merenda), visitas e Eucaristia, pelas 17 horas, na Capela, presidida pelo Padre Júlio e concelebrada pelo nosso Padre Manuel, com a presença dos Rapazes das Casas do Gaiato de Miranda do Corvo e de Paço de Sousa, seus colaboradores e antigos gaiatos e amigos. Fomos bem acolhidos pelo Sr. Reitor, Padre Nuno, que estava com os Pré-seminaristas. Foi um dia muito feliz, pois encontrámo-nos onde Pai Américo esteve 15 anos importantes da sua vida!

Entretanto, por iniciativa da Modo de Ler (Sr. Cruz Santos), foi organizado um Colóquio intitulado Diálogo em torno de Padre Américo e da Obra da Rua (Casas do Gaiato e Calvário), na Universidade Católica Portuguesa - Porto (Pólo da Foz), no dia 21 de Outubro, Sábado, pelas 15 horas.

O dia 23 de Outubro, segunda-feira, foi um grande dia para todos nós, pois celebrámos o 130.º aniversário do nosso querido Pai Américo, na sede da Obra da Rua, onde viveu, servindo os Pobres, e tem campa rasa. Quando este jornal sair, já terá sido aberto o Memorial Padre Américo - Obra da Rua, nas antigas escolas da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, pelas 18 horas, com a presença do Administrador Diocesano D. António Taipa e do Director da Obra da Rua, Padre Júlio, Rapazes, antigos gaiatos e amigos. Foi inaugurada uma bela Exposição (em dois pisos) sobre os 130 anos de Pai Américo, com o seu itinerário de vida e obras publicadas, e sobre a Obra da Rua. Pelas 19 horas, foi celebrada a Eucaristia na Capela; a que se seguiu o jantar, no refeitório. Foi um dia muito feliz, lembrando ainda D. António Francisco que tinha prometido estar presente, mas foi cedo para o Céu, junto de Pai Américo.

Este jornal sairá no dia 28 de Outubro, Sábado, em que decorre o Colóquio sobre Padre Américo, no salão paroquial de S. José, em Coimbra, pelas 21 horas, com os temas Causa de Beatificação do Servo de Deus Padre Américo, por Mons. Dr. Arnaldo Cardoso, e Padre Américo - Artista da Palavra e das palavras, por Doutor Henrique Manuel Pereira. No Domingo, dia 29 de Outubro, pelas 12 horas será celebrada a Eucaristia, na Igreja Paroquial de S. José (Coimbra). A 4 de Novembro, pelas 17 horas, também participaremos na Eucaristia, na Igreja Paroquial de Galegos, onde foi baptizado Américo Monteiro de Aguiar - o nosso Pai Américo!

AGROPECUÁRIA - Este ano tem sido trágico em matéria de incêndios. Depois de Pedrógão Grande (entre outros concelhos), o dia 15 de Outubro, com vento quente (do furacão Ophelia), também ficou tristemente marcado, pois morreram mais pessoas e ardeu mais floresta.

Entre outros, o distrito de Coimbra infelizmente também tem sido muito afectado (como Penacova, Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Pampilhosa da Serra e Lousã).

A nossa Casa, que bem conhece essas terras desta Diocese, envia um grande abraço a todos aqueles que têm sofrido com estas desgraças, para que não desanimem.

Entre nós, teve início a safra (manual) da azeitona nos nossos olivais. Com o tempo tão seco, uma parte das azeitonas têm caído. Por isso, começámos a apanha nas oliveiras da parte de cima da nossa Casa e continuámos na terra dos grilos - campinho.

Nas oficinas, depois são erguidas no limpador, separando-se os frutos dos ramos. A seguir, vão sendo colocadas em dornas com água e sal, para se conservarem até serem levadas para um lagar, onde se extrai o precioso líquido - azeite.

Como têm caído muitas folhas, uma das tarefas da malta tem sido varrer as calçadas da nossa Casa. A horta de cima foi fresada, para depois plantarmos couves. Foram cortadas as ervas do pomar.

Rapazes de Miranda