
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
NOVO PAPA LEÃO XIV — No dia 8 de Maio, foi eleito como Bispo de Roma e 267.º Papa da Igreja Católica o cardeal Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. Nasceu em Chicago (Estados Unidos da América). Formou-se em Matemática. Entrou no noviciado da ordem de Santo Agostinho em 1977. Foi ordenado Padre a 19 de Junho de 1982. A 7 de Novembro de 2014, tomou posse como Bispo da Diocese de Chiclayo (Peru). Foi Prefeito do Dicastério para os Bispos e criado Cardeal a 30 de Setembro de 2023. O seu lema é: N´Ele somos um. Na sua primeira saudação, disse: «A paz esteja com todos vós! Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. […] Deus nos ama, Deus vos ama a todos, e o mal não prevalecerá.[…]». Muitas felicidades e saúde, como Sucessor de S. Pedro!
25 ANOS DA MORTE DE PADRE HORÁCIO — A 10 de Maio, na Lentisqueira — Mira, foram comemorados os 25 anos da partida do nosso Padre Horácio. A nossa Comunidade deslocou-se de autocarro. A Missa foi às 11h 30, na Capela da Lentisqueira, presidida pelo senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio, e concelebrada pelo nossos Padre Júlio e Padre Manuel, sendo animada pelo coro. Além dos Rapazes da nossa Casa e colaboradores, participaram antigos Gaiatos de Miranda do Corvo e familiares, familiares do Padre Horácio e conterrâneos, e alguns Rapazes de Paço de Sousa. O Banora, mais pequeno, entregou ao senhor D. Virgílo uma linda oliveira florida! Depois, fomos ao cemitério, junto da campa do Padre Horácio, onde rezámos com o senhor Bispo, e foram deixadas rosas brancas. Foram tiradas fotografias junto ao busto do Padre Horácio, no largo da Capela; e fomos almoçar no Centro de Dia. Ainda passámos no nosso Lar de Férias e fomos ver o mar, dando umas corridas no areal dessa linda Praia, com bandeira azul. No caminho para Miranda do Corvo, parámos para comer gelados, e chegámos bem à nossa Casa.
REUNIÃO DOS PADRES DA RUA — A 13 de Maio, terça-feira, reuniu na nossa
Casa do Gaiato a equipa dos Padres da Obra da Rua. Estiveram presentes os
seguintes Padres: Júlio, Manuel,
Telmo, Rafael, Fernando e Alfredo. O Padre Joaquim falou de Benguela. O
encontro começou com o momento mais importante: a Missa, na nossa Capela.
Depois, houve um bom almoço, no nosso refeitório. Seguiu-se a Hora Intermédia e
a reunião com os assuntos da agenda. Também estiveram presentes o Padre Pedro
Miranda e D. Roberto, Bispo Auxiliar do Porto. No final, jantaram com a nossa
Comunidade; e o Padre Telmo e o Padre Júlio disseram umas palavras. A nossa
Casa foi a primeira fundada pelo nosso Pai Américo, tendo um lugar especial!
AGROPECUÁRIA — Nos campos de aveia, com as chuvas, esta cultura tem crescido e terá de ser cortada. Tendo sido semeado o milho-grão em dois terrenos junto à rotunda Pai Américo,vai sofrendo com os corvos e as infestantes; e foi sachado e aplicado herbicida. Nas latadas de videiras, foram aplicados produtos fitofarmacêuticos. Na horta, foram plantadas várias leiras de batatas; e depois foram tratadas. Também foram plantadas aí alfaces (dentro da estufa e fora) e cebolas. A seguir: couves (serrana, coração e lombarda), pepinos, curgetes, tomateiros, melancias, melões e meloas. Foram cortadas as ervas do campo de futebol, a relva dos jardins dessa encosta e as ervas à volta da nossa Capela.
O antigo gaiato Campo Largo (rezando pela sua saúde) e a sua esposa deram-nos laranjas, que agradecemos. Foram colhidas nêsperas. Recentemente, ficaram a embelezar o jardim em frente ao refeitório mais plantas: alecrim, hidrângea, pascoinha, ginkgo biloba, metrosideros e mirtilo. No jardim do átrio da nossa Casa, junto ao busto de Pai Américo, em vaso, foi colocada uma oliveira pequena. Compraram-se mais 10 galinhas poedeiras. Os ovinos foram desparasitados e retirado sangue, pelas técnicas de saúde animal. Há gatinhos novos, na palha.
ARRANJOS — Considerando que os nossos Lar do Gaiato de Coimbra e Lar de Férias da Praia de Mira foram construídos há algumas dezenas de anos, tem sido necessário deslocar colaboradores para efectuar obras de manutenção, arranjos e limpezas interiores e exteriores. No Lar universitário em Coimbra, no quintal de cima foram podadas as oliveiras e retirados os ramos. Neste edifício, na Travessa Padre Américo, têm-se colocado vários móveis usados e que foram arranjados, e fizeram-se algumas reparações no estendal exterior, nos quartos de banho e na cozinha, pelo sr. Emídio. Todas as semanas vai sendo deixada mercearia para os Rapazes confeccionarem refeições. No Lar da Praia de Mira, que necessita muito da substituição dos gradeamentos exteriores e outros arranjos, foram limpas as zonas envolventes ao prédio, retirando as lenhas.
PARTILHAS E CONTACTOS — É nosso dever agradecer muito as partilhas, de donativos e bens alimentares, que os nossos amigos e amigas nos fizeram chegar na última quinzena. Bem-hajam! Pedimos que nos informem de qualquer transferência, quando o nome não coincidir com o de assinante do jornal O GAIATO. Morada e contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo — Casa do Gaiato, Largo de S. Brás — N.º15, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone: 239 532 125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda