
MALANJE
Como acontece todos os anos, a celebração do Dia do Padre Américo coincide com a eleição dos Chefes que terão a responsabilidade de governar e orientar a Casa durante o próximo ano. Atendendo ao excelente trabalho realizado pelo Freddy como Chefe Maioral, a Direcção decidiu renovar-lhe a confiança por mais um ano. Assim, nesta ocasião, foram eleitos apenas os seis restantes chefes que completarão a nova equipa de chefia.
A pedido dos gaiatos maiores de 18 anos, recebemos a visita da Directora Provincial do INAC, Dra. Sara Milagre, com o objectivo de esclarecer o que a legislação prevê relativamente à permanência de jovens maiores de idade nas Casas do Gaiato e qual o compromisso que devem assumir. Em síntese, a Dra. Sara recordou que, nas instituições de acolhimento de menores, a permanência é permitida, em regra, até aos 18 anos, podendo, em situações excepcionais, prolongar-se até aos 21 anos. No caso da Casa do Gaiato, está a ser procurada uma solução que permita que, a partir dos 18 anos, os jovens iniciem um percurso orientado para a autonomia, colaborando nas áreas produtivas da Casa e assumindo também um compromisso de participação na educação e acompanhamento dos mais novos.
Por outro lado, a Associação dos Antigos Gaiatos de Malanje celebrou a Festa do Padre Américo no sábado seguinte ao dia 16 de Junho, num ambiente de grande convívio e espírito familiar. Durante o encontro, a Associação comprometeu-se a nomear dois antigos gaiatos para acompanharem mais de perto a vida da Casa, colaborando sempre que necessário. Manifestou igualmente a vontade de procurar apoiar os antigos gaiatos que atravessem situações de maior dificuldade, oferecendo-lhes, dentro das suas possibilidades, a ajuda de que necessitem.
O Jovani é um gaiato que chegou à Casa no ano passado, encaminhado pelo INAC. Ao que tudo indica, foi vítima de maus-tratos desde a primeira infância, tendo o caso sido entregue às autoridades policiais para investigação. Ao longo deste tempo fomos descobrindo que apresenta dificuldades de visão, uma infecção persistente nos ouvidos que ainda não conseguiu ser resolvida e também algumas dificuldades na fala. Estamos a avaliar a possibilidade de o encaminhar para a mesma clínica onde o Daniel foi acompanhado. No entanto, este processo implica custos elevados que ultrapassam as possibilidades da Casa. Aproveitamos, por isso, esta oportunidade para pedir a ajuda de todos os que desejarem colaborar. Podem fazê-lo através da conta bancária da Casa em Portugal ou solicitar mais informações através do endereço electrónico casadogaiatodemalanje@gmail.com. Ainda não dispomos de um orçamento definitivo, mas está prevista para o próximo mês de Agosto a primeira consulta. O nosso Batatinha tem apenas cinco anos e merece todas as oportunidades para crescer com saúde e dignidade.
Chega agora um dos momentos mais importantes do ano, com o encerramento do ano lectivo. A Direcção nomeou a Comissão de Admissão dos novos residentes, composta por um representante da Direcção e quatro gaiatos residentes maiores de idade que, após uma breve formação, iniciarão este importante trabalho. Actualmente temos mais de sessenta pedidos de admissão para apenas oito vagas disponíveis. Neste processo é indispensável realizar visitas às famílias e às crianças, procurando conhecer de perto a realidade em que vivem antes de tomar qualquer decisão. As exigências legais e educativas no acolhimento e protecção das crianças são cada vez maiores. Neste mesmo fim de semana encerrou uma casa de acolhimento para meninas que funcionava há mais de dezoito anos. É mais um sinal das dificuldades e da enorme responsabilidade que implica ser missionário e caminhar ao lado dos mais pobres.
Padre Rafael