O GAIATO digital

Edição de 3 de Julho de 2021 - N.º 2017 - Ano LXXVIII

SINAIS

«... Estamos preocupados com a queda das assinaturas do nosso «O Gaiato». Assinantes que faleceram ou mudaram de direcção ou - temos notado - algumas ruas já não existem. Urgente fazermos uma campanha....»

DA NOSSA VIDA

«... Não será utopia acreditar que é possível haver de novo confiança entre as pessoas, que a palavra pode voltar a ter crédito, que o amor do próximo pode ser isento de interesses pessoais mesquinhos... porque tudo isso já se viveu...»

BENGUELA - VINDE VER!

Jubileu na Diocese de Benguela

«... Benguela foi o centro das atenções devido ao encerramento das festas do ano jubilar. E estando em Benguela, a nossa Casa do Gaiato recebeu com cânticos e palmas a tão ilustre servo de Deus enviado de Roma...»

PÃO DE VIDA

Do Venerável Padre Américo

«O alcance dos interesses de Américo de Aguiar, com 39 anos, como seminarista em Coimbra, bem informado a nível eclesial, ficou demonstrado numa extensa missiva para o mesmo amigo no Funchal, de Novembro de 1926...»

OS NOSSOS LIVROS

Pai Américo apresenta assim o livro:

«Trata-se do relatório de uma vida inteiramente devotada ao Pequenino de palhas infelizes, herdeiro forçado da miséria social com suas muitas e variadas constelações. É a voz de um coração que vive e que sente a vida e a sorte das chusmas infantis, a vender jornais nas ruas, a tirar lixo das latas, a guiar cegos nas feiras, a ir pela sopa aos quartéis; e, sobretudo, os dados à moinice, viciados, pervertidos pela família e pela sociedade, a chupar pontas de cigarros - o prólogo dos grandes crimes. Eles, património da Nação, os predilectos de Jesus, que se morressem naquela idade, iriam vestidos de branco com sinos a repicar.»

Podem pedi-lo pelo telefone 255 752 285, e-mail: geral@obradarua.pt ou directamente no site: www. obradarua.pt

PELA CASA DO GAIATO DE SETÚBAL

«... Para que esta realidade funcione, é imprescindível que os "chefes" assumam com clareza a sua função ao serviço dos irmãos mais novos. Como dizia Padre Américo, "chefe, na nossa doutrina, quer dizer servo da comunidade...»

MALANJE

«... Neste momento, estamos a colocar o sistema de rega gota-a-gota na Casa do Gaiato, para que os rapazes aprendam este sistema de cultivo que, além de rentabilizar o espaço, também poupa a água; o maior problema são os custos do material...»

BEIRE - Flash's

O "Sinais" já dá sinal...

«... Depois, para rematar a tal 'dedicatória', aponho: "O livro SINAIS (escrito aos 95 anos!) está aqui. Como um empurrão a que cries os teus 'sinais', a partir deste desafio - Vamos SINAIS+ar - também...»

NOVOS ASSINANTES

O convite de um Amigo para que se fizesse assinante d'O GAIATO, obteve resposta positiva e, ainda, trouxe consigo uma outra nova assinante.

«Para além de confirmar a minha assinatura, queria que começassem a enviar o Jornal para a minha neta de 6 anos, que vive com os pais e três irmãos na casa em cuja loja (...) o Padre Américo trabalhou quando tinha 15 anos. Feliz coincidência...»

O GAIATO vai entrar quinzenalmente na casa destas famílias, e poderá também entrar noutras, se tu quiseres.

Os Rapazes da Administração

EXPOSIÇÃO

No dia 15 Julho, às 18h, ocorrerá a abertura de Exposição e venda das obras - poemas e pinturas - publicadas no livro É tempo de falar do Padre Américo, editado pela Modo de Ler, no Átrio de entrada do Paço Episcopal do Porto, com a presença do Sr. Bispo do Porto D. Manuel Linda. Encerrará no dia 17 de Julho.

(O produto da venda reverte para a Obra da Rua)

Pelas CASAS DO GAIATO

FALANDO DE MIM

Olá, sou o Amadu. Faço anos no dia 17 de Março. Gosto de jogar futebol e futsal com os meus amigos. O meu clube é o Sporting. O meu jogador preferido é o Messi. Gosto de ficar no Gaiato. Tenho muitos amigos na Escola. Vou passar para o 5.° ano.

Amadu

«TÓNIO PRETO»

«... Fui eu que o substituí na venda d'O GAIATO na cidade de Aveiro, em 1967.

O António deu entrada na nossa Casa do Gaiato de Paço de Sousa em Abril de 1963, com 8 anos. Concluiu a quarta-classe, a Telescola e foi para o Lar do Porto, onde foi chefe e estudava Economia. O António era calmo e tinha capacidades acima da média. Actualmente tinha uma vida estável...»

PAÇO DE SOUSA

  • Férias;
  • Boletim AMA;
  • Batata;
  • Desporto

MIRANDA DO CORVO

  • Agropecuária;
  • Escolas;
  • Saúde;
  • Arranjos;
  • Campanha de assinantes d'O Gaiato;

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS  E FAMILIARES DO NORTE

«... Visto que a primeira edição do "Esses caminhos que andamos..." havia esgotado há muito tempo, efectuamos uma segunda edição, para assim satisfazer muitos pedidos que entretanto nos foram chegando...»