Os nossos batatinhas de Benguela

O GAIATO digital

Edição de 29 de Novembro de 2025 - Ano IX / LXXXII - N.º 2132 

DA NOSSA VIDA

O Próximo

«... Pai Américo não foi só um Pai para as crianças da rua, fez-se companheiro de vida de todos os Pobres em suas pobrezas (...) nunca se deu exclusivamente aos rapazes da rua...»

BENGUELA - VINDE VER!

Generosidade

«... O sim à generosidade é uma opção responsável, consciente, e cheia de gratuidade, é a escolha certa para o exercício da verdadeira liberdade...»

PÃO DE VIDA

A exceclência do Cristianismo

«... nesta matéria também poderemos encontrar Américo de Aguiar, sendo seminarista [em Março de 1927, no 1.º ano de Teologia], como precursor do diálogo inter-religioso do Cristianismo com o Islamismo...»

CALVÁRIO


«... Gerar movimento de humanização e crescimento pessoal. Os doentes da Casa não aguardam simplesmente o fim, acolhem o dia-a-dia com a esperança do salmista: «Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus...»

PELA CASA DO GAIATO DE SETÚBAL

«...São precisamente estes gestos que continuam a constituir a nobre missão, que o nosso Pai Américo nos deixou com a sua genial intuição de constituir o que designou "Património dos Pobres", que tem uma panóplia de concretizações...»

MALANJE

«... Estamos num momento da história em que o voluntariado não pode ser visto apenas como pessoas que "suprirão" trabalhadores ou realizam tarefas adicionais. São parte activa dos locais onde exercem a sua actividade...»

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

  • Padre Baptista
  • Ginástica
  • Campo

MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

  • 138.º Aniversário de Pai Américo / Catequese / Partilhas
  • Solenidade de Todos os Santos / Escolas / Contactos
  • Comemoração dos Fiéis defuntos / Agropecuária

CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Pessoas idosas

«... Há dias passou numa televisão uma reportagem sobre funerais a serem feitos em Lisboa a pessoas idosas que viviam sozinhas e que faleceram, também sozinhas, sem que ninguém tivesse dado por isso na altura...»

BEIRE - Flash's

Calvário - a Celebração da Incerteza...

«... tal como o amor, também o Calvário precisa de ser uma continuada Celebração da Incerteza. Incerteza, mas busca insana de que seja, sempre e em tudo, uma expressão da vontade de Deus para o nosso mundo...»