CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

 AS CONTAS DA NOSSA CONFERÊNCIA E AS CASAS DO PATRIMÓNIO DOS POBRES

Hoje voltamos a mais um assunto relacionado com as contas da nossa Conferência que aqui apresentamos em crónica anterior. Ao observarem o seu saldo positivo, alguns poderão pensar que somos ricos e que já não precisamos de ajuda. Vale, por isso, a pena voltar a este assunto, embora nessa prestação de contas tenhamos dito, de forma muito clara, que esse saldo, quando existe, vai para uma reserva que, desde há muito, tem sido aplicada na manutenção e melhoria das 14 casas do Património dos Pobres da nossa paróquia.

Como é que estaria a nossa paróquia se as suas casas do Património dos Pobres não tivessem tido, ao longo dos anos, esta atenção por parte da nossa Conferência?

Dizemos "suas casas" porque estas casas não são propriedade da Conferência, mas sim da paróquia, na pessoa de quem legitimamente a representa para estes efeitos, ou seja, o Conselho Económico Paroquial, ou "Comissão Fabriqueira".

Como muitas vezes, há quem faça confusões com estes assuntos, convém dizer não é a Conferência Vicentina que tem a responsabilidade de financiar os custos de manutenção e de melhoria das casas do Património dos Pobres. Quem tem essa responsabilidade, em primeiro lugar, são os paroquianos. A responsabilidade essencial da Conferência Vicentina é acompanhar e ajudar as pessoas que residem nessas casas.

Não estamos a dizer isto com a intenção de, a partir de agora, deixarmos de fazer o que fazemos desde há muito que é cuidar, também, das obras de manutenção e de melhoria dessas casas. Para isso, precisamos de dinheiro que terá que vir de poupanças que conseguirmos ir fazendo nos anos em que não tivermos esse tipo de obras. Daí a necessidade e a utilidade desses tais saldos positivos nas nossas contas, quando isso é possível. Não estamos aqui a fazer mais nada do que aquilo que uma família prudente deve fazer.

Para não nos alongarmos mais nesta crónica deixaremos para a próxima o relato da intervenção que vai ter que ser feita, em breve, em mais uma casa do Património dos Pobres que está muito carente de reparações em todo o telhado e nas suas portas e janelas. Ainda estamos a pedir orçamentos, mas é provável que nestas reparações se vá gastar uma boa parte do saldo do ano passado.

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal):

Conferência de Paço de Sousa

A/C Jornal O Gaiato

4560-373 Paço de Sousa

Telem. 965464058

E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

NIB: 004513424003543534043

Américo Mendes