CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

 AGARRADOS ÀS COISAS DESTE MUNDO

Quando, na véspera de Natal, fomos visitar uma das pessoas que acompanhamos, ficamos na dúvida sobre se lhe deveríamos levar, ou não, algo de material do tipo bolo rei, ou outras coisas próprias da época, sendo que a pessoa em causa tem mais do que o suficiente para adquirir essas coisas. Desta vez não levamos nada a não ser a nossa visita. Deus nos perdoe se fizemos mal, mas quisemos que desta vez fosse mesmo só a visita, sem nenhum adereço. Não somos juízes em causa própria para dizermos se a pessoa em causa apreciou, ou não essa visita. Por isso, aqui fica, também sem mais palavras, o registo da ocorrência.

Isto vem a propósito de uma faceta da época que atravessamos e que precisamos de contrariar. Estamos a falar do facto da singeleza e da celebração da Vida que caracterizam o Presépio estarem a ser quase completamente submersos pela onda dos presentes de Natal vistos no que neles é material e que, por isso, acabará por morrer, e por votos de Ano Novo onde, também, o que predomina são desejos deste género.

No calendário litúrgico o dia em que escrevemos esta crónica é a data em que se celebra S. João, o apóstolo e o evangelista. Foi ele que, melhor do que os outros apóstolos, se deu conta da Divindade de Jesus, do que n'Ele estava bem para além do corpo que quis ter para estar com os humanos. Os outros três evangelistas ocuparam-se mais do que Cristo cumpriu na carne em que andou pelo mundo nessa altura. O Evangelho do dia de hoje (João 20, 2-8) fala do episódio em que Maria Madalena foi dizer a Simão Pedro que o corpo de Jesus não estava no sepulcro. Fala, também, de como esse e o outro discípulo que tinha ido com Simão Pedro acreditaram no que Jesus era para além desse corpo que tinha desaparecido.

Que todos nós, no novo ano que aí vem e nos mais que possam vir a seguir, sejamos capazes de cuidar adequadamente da condição material que temos neste mundo, mas sem que isto nos tolde a visão e a acção, impedindo-nos de vermos o que está para lá da caducidade dessa condição e de agirmos em ordem à Vida Eterna!

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da Administração do Jornal):

Conferência de Paço de Sousa

A/C Jornal O Gaiato

4560-373 Paço de Sousa

Telem. 965464058 • E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

O nosso NIB: 004513424003543534043

Américo Mendes