BENGUELA
Os pobres que não têm o necessário
para viver com dignidade devem estar presentes no coração de
cada um de nós. É impressionante a vinda frequente dos pobres à nossa Casa do
Gaiato de Benguela. Tenho muito presente, agora, aquela mulher, abandonada e
sem saúde. Habita numa casa miserável, no bairro vizinho. Temos procurado
dar-lhe o apoio necessário para viver. É o problema da alimentação e da falta
de saúde. Os corações verdadeiramente humanos devem manifestar o seu amor,
nestas situações degradantes, indignas. A nossa Casa do Gaiato partilha tudo o
que é e tem com os filhos abandonados e os pobres. O vosso amor é o segredo
desta forma de vida. Sem a vossa ajuda financeira não seria possível. Por isso,
os filhos abandonados para quem a nossa Casa do Gaiato é a sua Casa de família
estão presentes nos vossos corações. Esta realidade é uma autêntica maravilha
do vosso amor. "Fazer de cada rapaz um Homem" é, sem dúvida, um projecto
grandioso, assumido pelos vossos corações generosos que partilham connosco as
possibilidades que têm. Temos testemunhos maravilhosos desta generosidade e
amor para com a nossa Casa do Gaiato de Benguela. Os frutos humanos são
presentes na nossa sociedade.
O nosso Luís António, com o curso universitário concluído, participou num concurso para professores e foi admitido. É uma das maravilhas da nossa e vossa Casa do Gaiato. Veio ainda criança, sem família com capacidade e fez-se homem para ser um tesouro da sociedade. O nosso César, outro rapaz criado, desde criança, fez o seu curso e realiza a sua missão como professor. Ao longo dalguns anos, foi amealhando possibilidades financeiras para a construção da sua habitação que será a sua casa de família, no futuro. Deixou, neste fim-de-semana, a Casa do Gaiato que foi, até ao momento, a sua Casa de Família de filho abandonado e foi viver para a sua residência nova. São focos de luz a iluminar o nosso caminho e a animar o amor dos vossos corações. Vamos continuar o nosso trabalho que é, sem dúvida, animado pelas vossas ajudas. Não seria possível o nosso caminho sem a vossa generosidade. Temos muitos outros testemunhos da fecundidade do vosso amor.
O grupo de 6 jovens do movimento cristão, de Portugal, "O GRÃO" que veio estar connosco, durante este período, para acompanhar os filhos desta nossa Casa do Gaiato de Benguela, no sector da formação humana e espiritual, está de regresso à sua terra natal. No momento da sua partida, deixa uma mensagem que brota do seu coração para todos nós. Ei-la:
«Após 51 dias maravilhosos, passados com esta família, há uma coisa que nunca mudou, o amor que se faz sentir por todos os cantos desta grande Casa do Gaiato de Benguela. Este amor surge duma fonte inesgotável que é Deus, o Pai do Céu. Deus está presente no Terço do rosário, na celebração e no almoço de Domingo, no sorriso de Casa do Gaiato. Está presente nos dons e cada membro imprescindível ao bom funcionamento desta Casa de Família. O carinho do Padre Manuel, o apoio do Padre Quim, os conselhos do senhor José Luís, o coração maternal da Teresa e a natureza paradisíaca que nos rodeia. Tornou-se, então, impossível não nos sentirmos em nossa casa de família. Estávamos em nossa casa.
Conjugando as brincadeiras e os jogos do campo de férias, com as formações e palestras para o desenvolvimento, surgiu um pleno equilíbrio entre "o estar" e "o servir". Hoje, com o coração apertado, a poucos dias da partida, olhamos para a imensidão de rapazes que conhecemos e chamamo-los irmãos. OBRIGADO! GRÃO 2018.»
Esta mensagem revela a grandeza e a beleza dos corações jovens que descobriram o verdadeiro sentido das suas vidas na doação aos que mais precisam de ajuda. Foram, sem dúvida, momentos vividos, cheios de beleza, ao longo deste tempo. Esperamos a sua vinda, no próximo ano. Desde os mais pequeninos aos mais velhos ficaram com o sentimento de irmãos muito queridos. Recebei um beijinho de despedida dos filhos mais pequeninos da nossa e vossa Casa do Gaiato de Benguela.
Padre Manuel António